Alas Pro El Salvador

Campeões coroados em Las Flores

Confira campeões da etapa de Las Flores do Surf City El Salvador ALAS Pro Tour, encerrada nesta domingo (12).

0
Surf City El Salvador ALAS Pro Tour tem altas ondas em Las Flores.

Chegou ao fim neste domingo (12) a sexta etapa do Surf City El Salvador ALAS Pro Tour nas ondas de Las Flores, no América Central. Com condições clássicas de no pico, com séries até 4 pés (1 a 1,5 metros), o que resultou em bons rendimentos dos atlas.

Oito surfistas venceram nas águas salvadorenhas: Bryan Pérez (El Salvador), Open Masculino; Melanie Giunta (Peru), Open Feminino; Lia Díaz (Costa Rica), Longboard Feminino; Tony Silvagni (EUA), Longboard Masculino; Catalina Zariquiey (Peru), Feminino Sub 14 e Sub 18; Noel de la Torre (Chile), Sub 18 Masculino; e Thiago Passari (Argentina), Sub 14 Masculino

Zariquiey foi a primeira vencedora do dia na categoria Sub 14 feminina. O segundo lugar foi para Sophia Ramos, de El Salvador, e o terceiro lugar ficou Mikela Castro, da Costa Rica, e o quarto lugar para Annabelle Castle, dos Estados Unidos.

Passeri seguiu vencendo a categoria Sub 14 masculina, com a maior pontuação do dia entre todas as categorias, anotando 18,33 pontos. Em segundo lugar ficou Kaua Carvalho do Brasil, terceiro Víctor Camarena do Panamá e quarto, Amets Garai da Costa Rica.

Na Sub 18 Feminino, a peruana Zariquiey derrotou Coral Bonilla, do México, que ficou em segundo lugar, Maya Zoe Mateja, também do México, ficou em terceiro, e Rachel Agüero, da Costa Rica, em quarto.

Noel de la Torre, do Chile, venceu no Sub 18 Masculino. O segundo lugar foi para Maximiliano Sáenz do Equador, o terceiro foi para Thiago Passeri e o quarto foi para Nesher Díaz do México.

O prêmio no Longboard Feminino foi para Lia Díaz da Costa Rica, o segundo lugar ficou com Brenda Flores do México, o terceiro lugar foi Coral Bonilla também do México e o quarto lugar foi de Sindy Portillo de El Salvador.

No Longboard Masculino, Tony Silvagni, dos Estados Unidos, se vingou de Julian Schweizer, do Uruguai, e saiu vitorioso. Em 2022, Schweizer derrotou Silvagni na final homem a homem. Este ano, numa final de quatro atletas, os dois voltaram a se enfrentar, com o norte-americano conseguindo superar o uruguaio, que nesta temporada ficou com o segundo lugar. Em terceiro lugar ficou Agustín Cedeño do Panamá e em quarto lugar ficou Henry Salinas de El Salvador.

A final da Open Feminina foi vencida pela peruana Melanie Giunta, que chegou a El Salvador com uma sequência de vitórias em duas datas consecutivas, Porto Rico e Guatemala. Giunta derrotou a compatriota Daniella Rosas; Indiana Ferri da Costa Rica ficou em terceiro e Marcela Machada do Uruguai ficou em quarto.

Bryan Pérez torna-se o primeiro atleta salvadorenho da história do ALAS Tour a ser campeão do circuito. Esta conquista histórica foi alcançada na praia de Las Flores, que foi palco do primeiro evento ALAS da história há 21 anos, em 2002.

Pérez derrotou Lucca Messinas, do Peru, na final de tirar o fôlego, que ficou em segundo lugar na prova. Para chegar à grande final, Pérez derrotou o peruano Gabriel Vargas e Messinas venceu José Joaquín López, da Venezuela (Campeão 2021-2022).

Os resultados movimentaram significativamente o Ranking 2022-2023 e solidificaram as posições de sete atletas, que agora são os novos campeões do ALAS Pro Tour.

O Longboard Feminino ainda precisa ser definida, que atualmente é liderado pela mexicana Kirra Silver, mas seguida de perto pela costarriquenha Lia Díaz. Os pontos distribuídos nas ondas do Peru definirão a campeã.

Campeões

Catalina Zariquiey, do Peru, é a bicampeã feminina Sub 14 e Sub 18.

Thiago Passeri, da Argentina, é campeão do Sub 14 Masculino

Maximiliano Sáenz, do Equador, é campeão Sub 18 masculino

Julian Schweizer, do Uruguai, é o campeão do Longboard Masculino

Melanie Giunta, do Peru, é a campeã do Open Feminino

Bryan Pérez é o campeão do Open Masculino

Catalina Zariquiey e Thiago Passeri são os primeiros campeões ALAS da história na categoria Sub 14.

A próxima etapa do ALAS Pro Tour 2022-2023 será a Copa Gordo Barreda, no High Performance Surfing Center de Punta Rocas, Peru, de 1 a 3 de dezembro. A seguir, o encerramento da temporada das categorias femininas será nos dias 15 e 16 de dezembro em Arica, Chile.