Olimpíadas 2024

João Chianca garante vaga

Após etapa do CT em Teahupoo, João Chianca, Jack Robinson, Matthew McGillivray, Molly Picklum, Alan Cleland Jr. e Reo Inaba garantem vagas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

0
João Chianca em ação no Tahiti Pro.

Novas vagas para os Jogos Olímpicos Paris 2024 foram preenchidas após a etapa do CT em Teahupoo, Taiti. A International Surfing Association (ISA) confirma que mais seis atletas garantiram participação. O ranking da WSL classifica 10 homens e oito mulheres, com limite de dois atletas por gênero e nação.

Falta apenas uma vaga no ranking WSL para as mulheres, que será decidida entre Caroline Marks (EUA) e Caitlin Simmers (EUA) no WSL Finals 2023. Quem vencer herda a classificação e entra na equipe norte-americana, que já conta com Carissa Moore.

João Chianca (BRA), Jack Robinson (AUS), Matthew McGillivray (AFS), Molly Picklum (AUS), Alan Cleland Jr. (MEX) e Reo Inaba (JAP) terão a primeira experiência olímpica em Paris 2024.

Robinson e Picklum se unem a Ethan Ewing e Tyler Wright na equipe australiana dos Jogos. Com boas performances no local do surfe olímpico em Teahupoo, quartas de final para Picklum e a vitória do evento para Robinson garantiram as vagas com as melhores classificações no CT.

A derrota de Gabriel Medina (BRA) na final do Tahiti Pro para Robinson deu a João Chianca vaga olímpica e o jovem de 22 anos se junta a Filipe Toledo e Tatiana Weston-Webb para representar o Brasil em Paris 2024.

A derrota logo no início do evento deixou Matthew McGillivray apreensivo e ele teve que aguardar a última bateria do dia para saber se estaria acima de Rio Waida (INA). Uma derrota nas oitavas de final para Waida consolidou a vaga de McGillivray, que agora se reúne a Jordy Smith e Sarah Baum na equipe sul-africana.

Alan Cleland Jr e Reo Inaba conseguiram suas vagas graças às qualificações de Kanoa Igarashi e Jordy Smith via WSL CT.

Como Smith e Igarashi também se classificaram no Surf City El Salvador ISA World Surfing Games (WSG) de 2023, esta dupla qualificação abriu vagas para os surfistas mais qualificados fora do WSG de 2023.

Inaba foi representante mais bem classificado do continente da Ásia, o que significava que era o próximo na fila para a vaga de Igarashi. Enquanto isso, Smith foi o único representante do continente africano a se classificar no WSG 2023. O que deixou Cleland Jr. com a vaga, já que o atleta do México foi o grande campeão do WSG 2023 e, consequentemente, o melhor na classificação.

Cleland Jr. será o primeiro representante mexicano. O jovem de 21 anos tem um histórico em ondas importantes e sua abordagem como surfista traz um elemento único para os Jogos Olímpicos.

A qualificação de Igarashi e Inaba significa que um terceiro surfista masculino do Japão será escolhido para Paris 2024, os japoneses tem vaga extra pois venceram o Mundial da ISA de 2022. O processo de seleção desse surfista será decidido pelo Comitê Olímpico Nacional do Japão (CON) e pela Nippon Surfing Association.

Todas as vagas ganhas em Paris 2024 estão sujeitas à nomeação dos respectivos Comitês e ao cumprimento dos requisitos de elegibilidade olímpica da ISA.

“É muito emocionante ver esses surfistas se classificando para suas primeiras Olimpíadas, especialmente porque a oportunidade se abriu para Alan Cleland Jr. e Reo Inaba, que estão assistindo e esperando de longe por meses depois de suas grandes atuações nos ISA Games”, diz Fernando Aguerre, presidente da ISA.

“Agora há apenas uma vaga disponível no WSL CT, mas os ISA Games de 2024 em Porto Rico é uma oportunidade para um grande grupo de surfistas perseguir seus sonhos olímpicos. A oportunidade também estará disponível em Porto Rico para a equipe masculina mais bem classificada e a equipe feminina mais bem classificada pode ganhar uma vaga extra para sua nação”, afirma.

“Esta foi a minha primeira vez em Teahupoo (não no Taiti), e foi uma experiência incrível e inesquecível, começando pelo calor das pessoas, pelas ondas enormes e pelo cheiro sempre presente das flores. A decisão histórica de Teahupoo na Polinésia Francesa, como o local do surfe olímpico, será lembrada pelo resto de nossas vidas, com certeza. Maururu Tahiti”, finaliza Aguerre.

Atletas garantidos em Paris 2024

Masculino 

Via WSL CT

Ethan Ewing (EUA)

Felipe Toledo (BRA)

Griffin Colapinto (EUA)

Jack Robinson (AUS)

João Chianca (BRA)

John John Florence (EUA)

Jordy Smith (AFS)

Mateus McGillivray (AFS)

Kanoa Igarashi (JAP)

Leonardo Fioravanti (ITA)

Via Mundial da ISA 2023

Alan Cleland Jr (MEX)

Billy Stairmand (NZL)

Kauli Vaast (FRA)

Rio Inaba (JAP)

Mulheres

Via WSL CT

Brisa Hennessy (CRC)

Carissa Moore (EUA)

Johanne Defay (FRA)

Molly Picklum (AUS)

Tatiana Weston Webb (BRA)

Teresa Bonvalot (POR)

Tyler Wright (AUS)

Resta uma vaga*

Via Mundial da ISA 2023

Safi Vette (NZL)

Sara Baum (RSA)

Shino Matsuda (JAP)

Vahine Fierro (FRA)