Kanoa Igarashi

Aprovado pela ISA

International Surfing Association aprova pedido de Kanoa Igarashi para representar o Japão nos eventos qualificatórios para as Olimpíadas de Tóquio.

0
Kanoa Igarashi está apto a representar o Japão nos eventos qualificatórios para as Olimpíadas de Tóquio.

A International Surfing Association (ISA) aprovou formalmente o pedido de Kanoa Igarashi para representar o Japão no Mundial da ISA e, potencialmente, nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Anteriormente, Igarashi representou os Estados Unidos no Mundial da ISA e no Championship Tour da WSL, mas, devido a sua posse de dupla cidadania com EUA e Japão, ele é elegível para mudar de país.

De acordo com as regras da ISA e a Carta Olímpica que regem a elegibilidade de atletas a níveis mundial e olímpico no surfe, a ISA é obrigada a validar e aprovar a nacionalidade de um atleta por meio de um processo de revisão formal.

Com vigência imediata, Igarashi será elegível para representar o Japão e poderá surfar no time japonês através do processo de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Igarashi representou pela última vez os EUA no Mundial da ISA em 2014, o que atende ao requisito mínimo de elegibilidade de 18 meses* entre as nações para a solicitação de uma mudança.

“A ISA tem a honra de aprovar o pedido de Kanoa Igarashi para surfar em sua terra natal, Japão. Kanoa cresceu como um surfista júnior, competindo em três edições do ISA World Junior Surfing Championship em seu caminho para se tornar o talento de classe mundial que ele é hoje”, diz Fernando Aguerre, presidente da ISA.

“Kanoa será um reforço muito forte ao time do Japão, e certamente um forte favorito para representar o país anfitrião quando o surfe fizer sua estreia olímpica nos Jogos de Tóquio 2020. Acho que é seguro dizer que há mais medalhas no horizonte para o time japonês com a incorporação da habilidade, direção e liderança de Kanoa”.