Jogos Pan-Americanos

Tati é ouro no Chile

Tatiana Weston-Webb conquista medalha de ouro no surfe feminino nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em ondas com mais de 3 metros.

0
Tatiana Weston-Webb  usa uma gunzeira para vencer em Punta Lobos.

Nesta segunda-feira (30), foram concluídas as disputas de surfe nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. As finais ocorreram em ondas bem grandes, com aproximadamente 3 metros em Punta Lobos, Pichilemu, Chile. O Brasil disputou medalhas em cinco categorias: Shortboard Feminino, Longboard Masculino, Longboard Feminino, Sup Wave e Sup Wave Feminino, ficando de fora apenas da Shortboard Masculino.

Clique aqui para ver as fotos

Todavia, apenas Tatiana Weston-Webb saiu de Pichilemu com a medalha de ouro. Surfando em uma prancha consideravelmente grande, provavelmente acima de 8 pés, a brasileira enfrentou a canadense Sanoa Dempfle-Olin e escolheu como tática pegar as maiores das séries.

Qual o tamanho dessa onda? Zane Schweitzer toma uma bomba na cabeça.

Por outro lado, a canadense optou por um modelo menor de prancha e pegou ondas intermediárias. Sem se fazer de rogada, Tati demonstrou sua experiência em ondas volumosas, o que fez toda a diferença na bateria. Exemplo de sua atitude foi quando ela realizou um drop bastante tardio, chegou à base um pouco atrasada, quase sendo engolida pela espuma gigantesca. Após segurar o drop na base, ela seguiu manobrando até o inside com bastante classe. Placar final12,33 a 7,60 para a brasileira.

Vale ressaltar que Tatiana já está classificada para as Olimpíadas de Paris 2024 na qual o surfe será disputado em Teahupoo, no Taiti. e por conta disso Sanoa garantiu sua classificação através do ranking da WSL, primeira opção para atletas do surfe garantirem a vaga olímpica. É a primeira vez na história que uma surfista canadense se classifica para os Jogos Olímpicos de surfe. Na edição anterior, Tóquio 2020, não houve representação do país na competição.

Luiz Diniz surfando uma bomba de responsa em Punta Lobos.

Nos outros confrontos, o primeiro a disputar a final pan-americana foi Luiz Diniz, atleta da Sup Wave, que teve uma ótima participação no evento conquistando a medalha de bronze Pan-americana. Diniz perdeu a final para o americano Zane Schweitzer, o mesmo que o derrotou na quarta rodada do evento principal. Durante a bateria, o brasileiro não conseguiu se encontrar no mar que se manteve bastante desafiador, com muita correnteza e esquerdas consideravelmente grandes. Luiz marcou 10,23, pontuação insuficiente para superar os 16,00 pontos do americano que emplacou o ouro.

O americano Zane Schweitzer faz a curva em uma morra. Ele chegou a perder o remo durante a bateria, mas se recuperou.

Na Sup Wave Feminino, Aline Adisaka, que chegou à final sem cair nas repescagens, perdeu a medalha de ouro para a colombiana Isabella Brady Gomez, mesma atleta que a havia vencido na quarta rodada do evento principal. A final foi bastante acirrada com as duas surfistas lutando para se manterem no pico devido à forte correnteza. O título foi decidido por décimos, com o placar apertado de 7,93 a 7,04.

Na categoria Longboard Masculino  Carlos Bahia, que demonstrou muita técnica e excelente escolha de ondas durante todo o evento, teve um apagão na final. Bahia surfou contra o local Rafael Cortez, que soube aproveitar muito bem seu conhecimento local para marcar a excelente pontuação de 14,26 contra 3,10 do brasileiro, que surfou apenas uma onda. Com o resultado, Bahia conquistou a medalha de bronze.

A peruana Maria Fernanda Reyes pegou apenas uma onda para derrotar Chloé na final.

Chloé Calmon começou muito bem a final contra a peruana Maria Fernanda Reyes. A brasileira mostrou disposição ao buscar as maiores ondas da série, sempre se posicionando o mais dentro do pico possível. No entanto, apesar das ondas maiores de Calmon, ela não conseguiu definir bem as manobras, marcando 3,47 e 3,17 em suas duas ondas. Já a peruana passou praticamente toda a bateria caçando boas ondas e a cerca de 5 minutos do final, pegou uma onda intermediária na qual executou várias manobras, alcançando a pontuação de 7,50, suficiente para ultrapassar Chloé, que somou 6,64 com suas duas ondas.
Confira a sessão de tow-in que rolou no domingo 29/10, um dia antes das finais dos Jogos Pan-Americanos

Resultados dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023

Shortboard Masculino
Medalha de Ouro: Lucca Mesinas (PER).
Medalha de Prata: Francisco Bellorin (VEN).
Medalha de Bronze: Miguel Tudela (PER).

Shortboard Feminino
Medalha de Ouro: Tatiana Weston-Webb (BRA).
Medalha de Prata: Sanoa Dempfle-Olin (CAN).
Medalha de Bronze: Leilani Mcgonagle (CRC).

(Sanoa recebendo seu ticket dourado oficializando sua vaga olímpica)

Longboard Masculino
Medalha de Ouro: Benoit Clemente (PER).
Medalha de Prata: Rafael Cortez (CAN).
Medalha de Bronze: Carlos Bahia (BRA)

Longboard Feminino
Medalha de Ouro: Maria Fernanda Reyes (PER).
Medalha de Prata: Chloé Calmon (BRA).
Medalha de Bronze: Lia Dia Reyes (CRC).

Sup Wave Masculino
Medalha de Ouro: Zane Schweitzer (EUA).
Medalha de Prata: Luiz Diniz (BRA).
Medalha de Bronze: Finn Spencer (CAN).

Sup Wave Feminino
Medalha de Ouro: Isabella Brady (COL).
Medalha de Prata: Aline Adisaka (BRA).
Medalha de Bronze: Finn Spencer (CAN).

Fonte ISA

Canal Duke Surf