Jogos Pan-Americanos

Tati e Adisaka nas finais

Tatiana Weston-Webb e Aline Adisaka garantem vaga nas finais dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, que acontecem em Punta Lobos, Chile.

0
Tatiana Weston-Webb garante seu lugar na final pan-americana.

Os 18 medalhistas dos seis pódios em disputa no surfe dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, em Punta Lobos, Pichelemu, Chile, foram definidos nesta sexta-feira (27). Seis surfistas garantiram presença na grande final, assegurando, no mínimo, a prata, enquanto outros 12 ratificaram seus lugares na série de bronze, na qual, ao perderem, conquistam a medalha de bronze e, se vencerem, avançam para disputar o ouro.

A participação brasileira na sexta começou com Tatiana Weston-Webb, que venceu a peruana Daniella Rosas na segunda bateria do terceiro round do evento principal da categoria Shortboard Feminino. Tati venceu a disputa por 12.04 contra 10.50 da peruana. A brasileira voltou para a água no final de tarde para disputar a primeira bateria da quarta fase do evento principal. Weston-Webb venceu a surfista da Costa Rica, Leilani Mcgonagle, pelo ótimo placar de 14.50 a 8.33.

Com o resultado, a surfista do Brasil está na final e já garantiu, no mínimo, a medalha de prata. Lembrando que a brasileira já está classificada para Paris 2024 e, portanto, a vencedora da bateria entre Leilani McGonagle e Sanoa Olin definirá uma vaga para os Jogos Olímpicos.

Felipe Diniz perde na repescagem mas mantém viva a chance de medalha de ouro.

Na sequência, Luiz Diniz disputou a primeira bateria do terceiro round da Sup Wave. O brazuca seguiu mostrando superioridade e domínio das ondas ao vencer o mexicano Felipe Rodriguez pelo ótimo placar de 9.76 a 3.14. Ele também voltou para a água no final de tarde de sexta, dessa vez surfando contra o americano Zane Schweitzer, que o venceu por 13.13 a 11.30.

Apesar de ter perdido, Diniz já garantiu a medalha de bronze e agora disputará a repescagem contra o canadense Finn Spencer. Quem vencer avança para a disputa do ouro contra Schweitzer.

Aline Adisaka passou direto para a finalíssima.

No Sup Wave Feminino, Aline Adisaka competiu na primeira bateria do terceiro round e também avançou. Adisaka passou pela argentina Lucia Cosoleto pelo apertado placar de 8.43 a 8.17. Ainda na sexta-feira, a brasileira surfou na última bateria do dia em Punta Lobos, válida como primeira do round 4 do evento principal. Adisaka superou a colombiana Isabella Gomez por 6.30 a 2.73, resultado que confirma sua vaga na finalíssima pan-americana e portanto garante a medalha de prata.

Krystyan Kymerson passa por uma situação inusitada em Pichelemu.

Na Shortboard Masculino, Krystian Kymerson passou por uma situação no mínimo inédita em sua bateria, quando chegou a comemorar sua vitória contudo – após a transmissão anunciar sua vitória durante a quarta rodada da repescagem, contra o peruano Lucca Mesinas – Kymerson foi surpreendido por uma reviravolta desfavorável que o eliminou da disputa. O desfecho dramático aconteceu nos últimos dois segundos da bateria. Kymerson fez uma pontuação de 10.43 com duas ondas, soma que o alçava à condição de líder, já que Mesinas havia feito apenas uma onda, somando 5.33 pontos. Entretanto, Mesinas surfou uma onda intermediária, não exibida na transmissão, que lhe valeu 5.47. Com a onda não filmada ele somou 10.80 contra 10.43 de Kymerson, eliminado da competição.

Altas esquerdas em Punta Lobos.

Na Longboard Masculino, Carlos Bahia, mesmo surfando muito bem, perdeu para o peruano Benoit Clemente pelo placar de 14.50 a 11.40. Apesar de ter perdido, Bahia já garantiu o bronze, e ainda mantém vivas as chances de conquistar o almejado ouro pan-americano uma vez que, caso avance contra Clemente, irá para a final contra Benoit, seu algoz na bateria anterior. Chance de revanche e no mínimo a prata.

Chloé Calmon com muito estilo em Punta Lobos.

Na Longboard Feminino, Chloé Calmon, que havia avançado com certa facilidade nas fases anteriores, não conseguiu passar pela peruana Maria Fernanda Reyes, que marcou a ótima média de 14.33 contra 13.37 da brasileira. A exemplo de Bahia, Chloé segue com chances de conquistar o ouro pan-americano. Ela enfrentará Lia Dias Reyes com o bronze garantido e possibilidades de sair de Punta Lobos como campeã – caso passe por Lia e vença Maria Fernanda na final.

Final de semana sem evento – As previsões não são boas para o final de semana em Punta Lobos. Por conta disso, a organização vai manter o evento em espera com possível retorno para segunda-feira (30). Vamos seguir acompanhando a trajetória dos brasileiros.

O cronograma das finais. do Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.

Disputas Medalha de Bronze:
Disputa Bronze Sup Wave masculino: Luiz Diniz (BRA) x Finn Spencer (CAN).
Disputa Bronze Sup Wave feminino: Isabella Brady (COL) x Vania Torres (PER).
Disputa Bronze Longboard masculino: Carlos Bahia (BRA) x Rafael Cortez (CHI).
Disputa Bronze Longboard feminino: Chloé Calmon (BRA) x Lia Dias (CRC).
Disputa Bronze Shortboard masculino: Lucca Mesinas (PER) x Miguel Tudela (PER).
Disputa Bronze Shortboard masculino: Sanoa Dempfle-Olin (CAN) x Leilani Mcgonagle (CRC).

Finalistas definidos:
Disputa Ouro Sup Wave masculino: Zane Schweitzer (EUA) x (aguarda adversário).
Disputa Ouro Sup Wave feminino: Aline Adisaka (BRA) x (aguarda adversário).
Disputa Ouro Longboard feminino: Maria Fernanda Reyes (PER) x (aguarda adversário).
Disputa Ouro Shortboard masculino: Francisco Bellorin (VEN) x (aguarda adversário).
Disputa Ouro Shortboard feminino: Tatiana Weston-Webb (BRA) x (aguarda adversário).

Fonte Site Oficial Jogos Pan-Americanos Santiago 2023