Jogos Pan-americanos

Guilherme Batista se dá bem

Brasileiro Guilherme Batista conquista medalha de ouro no SUP Race dos Jogos Pan-americanos que acontecem na praia del Estero, Panamá.

0

Juliana González, da Argentina, e o brasileiro Guilherme Batista do Brasil, conquistam ouro da SUP Race dos Jogos Pan-americanos de Surf PASA 2023, que acontecem na praia del Estero, em Santa Catalina, Panamá.

Nesta prova da modalidade Stand Up Paddle, os atletas devem percorrer um circuito com boias, o que exige o mais elevado nível atlético e técnico para manobrar em pranchas de 4,2 metros de comprimento.

Um grande número de pessoas compareceu para testemunhar como os remadores deram um total de três voltas ao circuito em duplo V, com cinco voltas em boias, partindo e largando na praia.

A primeira prova da tarde foi a Masculina, que começou espetacularmente com atletas do Brasil, Costa Rica e Argentina liderando e marcando o ritmo. Nessa troca inicial de remadas, o brasileiro Guilherme Batista se afastou do grupo e lá ficou até o final, conquistando a medalha de ouro com o tempo de 44 minutos e 24 segundos.

O medalhista de prata, Itzel Delgado, do Peru, que já se classificou para Santiago 2023 (via ISA Games), largou na quinta posição. Delgado foi recuperando posições no decorrer da corrida, alcançando a segunda colocação atrás de Batista, mas seu esforço não foi suficiente para alcançá-lo e ele fechou a corrida com o tempo de 46 minutos e 08 segundos.

Em terceiro e quarto lugares ficaram os argentinos Franco Faccin (46,53 minutos) e Santino Basaldella (47,09 minutos).

A Regata Feminina começou com um grupo compacto e com muitas dificuldades para as atletas do trecho inicial com ondas. Em meio às difíceis condições de vento no mar, Juliana González, da Argentina, foi a atleta mais consistente, afastando-se do grupo e superando de longe seus perseguidores mais próximos.

A argentina levou o ouro com o tempo final de 49 minutos e 07 segundos, seguida pela canadense Lina Augatis, campeã mundial ISA 2014, com o tempo de 51 minutos e 25 segundos.

Com esta vitória, González melhora o segundo lugar na praia do Venao em 2022, conquistado após uma queda a poucos metros da linha de chegada, quando a brasileira Lena Ribeiro a ultrapassou e levou a medalha de ouro. Este ano, Ribeiro não conseguiu terminar a prova após uma forte pancada na cabeça com a sua prancha, após cair na seção das ondas.

O bronze foi para Natalia de la Lama, também argentina e campeã da ALAS, com o tempo de 52 minutos e 22 segundos e na quarta posição ficou Maricarmen Rivera, de Porto Rico, campeã centro-americana e caribenha, com 52 minutos e 50 segundos.

Confira os resultados completos no site da PASA.