ISA

Adotada medida drástica

ISA adota medida drástica para que atletas do CT não abandonem Jogos Mundiais. Caso não cumpram, surfistas podem ficar inelegíveis para Olimpíadas.

0
Filipe Toledo em ação pelo Mundial da ISA 2023.

A International Surfing Association (ISA), em comunicado, diz que adotou medidas drásticas para garantir que os atletas do CT não abandonem os Jogos Mundiais. A nota foi assinada pelo presidente da entidade Fernando Aguerre e enviado às federações nacionais.

A medida foi tomada por conta da quantidade de atletas do Tour que abandonam a competição após surfar algumas séries. Os surfistas que estiverem em processo de classificação devem participar do Mundial da ISA.

A partir de agora, os atletas deverão apresentar atestado médico para poder sair da competição. Caso não entreguem o comprovante, não serão mais elegíveis para os Jogos Olímpicos.

“Os valores do espírito desportivo e do fair play (jogar limpo) estão no cerne da ISA e como tal compreendi imediatamente que isso era um problema. Esses atletas efetivamente prejudicaram a imagem da ISA e dos Jogos, e impactaram o andamento e os resultados por meio de suas ações. Imediatamente tomei a iniciativa de discutir a situação com os líderes da WSL que estavam no local e acompanhando, e eles concordaram que merecia uma abordagem mais rigorosa”, diz Fernando Aguerre.

O líder da ISA fala ainda que “após consulta aos nosso corpo jurídico, tomamos as medidas necessárias para ajustar os requisitos, exigindo que os atletas do CT passem por avaliação médica caso deseje desistir antes do final da competição por qualquer motivo. Se não houver justificativa médica legítima, o surfista em questão perderá a elegibilidade olímpica. A renúncia legal do atleta, que é assinada por todos os atletas participantes dos nossos Mundiais, também foi modificada de acordo com os Requisitos”.

Aguerre finaliza que olharão o desempenho dos atletas no próximo mundial. “Além disso, quero chamar a atenção para a inclusão do termo ‘de boa fé’, em referência à participação dos surfistas no Mundial do próximo ano. Estaremos observando o desempenho dos atletas no Mundial e nos reservamos o direito de aplicar a Política Disciplinar da ISA relacionada à conduta antidesportiva de acordo com a Seção 3 dos Regulamentos da ISA, que se refere à perda intencional ou ao mau desempenho. Convidamos os membros e surfistas a se familiarizarem com estas regras”, afirma.

Um surfista pode se tornar inelegível para os Jogos Olímpicos se um painel formado pela ISA considerar que o atleta não apresentou justificativas.

Nos Mundiais da ISA de 2021 e 2023, ambos em El Salvador, vários surfistas do CT que competiriam na semana seguinte no El Salvador Pro abandonaram a competição. Filipe Toledo, Gabriel Medina, Carissa Moore e Caroline Marks foram alguns deles.

Fonte Duke