Saquarema Pro

Medina garante presença

Gabriel Medina e João 'Chumbinho' Chianca estão inscritos no Saquarema Pro, válido pelo CS, que começa dia 14 de outubro.

0
Gabriel Medina em ação no último Saquarema Pro.

O Saquarema Pro vai fechar o Challenger Series 2023 na Praia de Itaúna, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Entre os dias 14 e 21 de outubro serão definidas as últimas vagas na lista dos 10 homens e 5 mulheres que completarão a elite do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) em 2024. No Brasil serão conhecidos os novos talentos do esporte, que irão desafiar os melhores surfistas do mundo, nas melhores ondas do mundo no próximo ano.

Para definir os classificados, o ranking do Challenger Series computará os quatro melhores resultados nas seis etapas da temporada. A batalha pelas vagas começou com duas provas seguidas na Austrália, na Gold Coast e em Sidney. Depois, passou por Ballito na África do Sul e por Huntington Beach, na Califórnia (EUA). Nesta semana acontece a penúltima etapa em Ericeira, Portugal, última parada antes do Saquarema Pro.

A cidade de Saquarema é a única no mundo a sediar as três principais competições da WSL. No mês de abril, foi realizado o Saquarema Surf Festival válido pelo Qualifying Series com status máximo QS 5000, que foi vencido por Ian Gouveia e Tainá Hinckel. Em junho, aconteceu a etapa brasileira do CT, o Rio Pro, com o brasileiro Yago Dora e a norte-americana Caitlin Simmers festejando os títulos. Agora é a vez da etapa final do CS 2023.

Esta competição promove o grande confronto internacional entre os surfistas classificados nas etapas do QS, realizadas pelos sete escritórios regionais da WSL no mundo. Estarão competindo nas ondas de Itaúna, os mais bem colocados nos rankings da WSL South America no ano passado e da WSL North America, da WSL Hawaii/Tahiti, WSL Europe, WSL Africa, WSL Australasia e WSL Asia.

A etapa brasileira do CS em Saquarema estreou no ano passado com vitórias do tricampeão mundial Gabriel Medina e da norte-americana Alyssa Spencer. As decisões dos títulos em Itaúna foram contra o marroquino Ramzi Boukhiam e a francesa Tessa Thyssen. Na semifinal, Medina enfrentou o local de Saquarema, hoje número 4 do mundo, João Chianca. Ambos estão na lista dos inscritos no Saquarema Pro.

A lista dos 10 indicados para o CT pelo Challenger Series, ainda pode mudar no EDP Vissla Ericeira Pro em Portugal nesta semana. Os líderes do ranking já estão confirmados na elite de 2024, o norte-americano Cole Houshmand e o australiano Jacob Willcox. Os outros que estão se classificando no momento, são os norte-americanos Crosby Colapinto e Kade Matson, os havaianos Eli Hanneman e Imaikalani deVault, o português Frederico Morais, o australiano Jackson Baker, com os brasileiros Samuel Pupo e Michael Rodrigues fechando o G-10, após os resultados da quinta-feira (5) em Portugal.

Já a relação atual das top-5 do ranking feminino é totalmente dominada pela Austrália. A líder disparada é a experiente Sally Fitzgibbons, que praticamente já confirmou seu nome para o CT 2024. Além dela, tem Isabella Nichols, India Robinson e Bronte Macaulay.

A exceção é a norte-americana Sawyer Lindblad e a esperança de classificação do Brasil é Luana Silva, que subiu para o sexto lugar com a passagem para as quartas de final na quinta-feira em Portugal. Luana dividia o sétimo lugar com a sul-africana Sarah Baum e a americana Alyssa Spencer.