Pro Sunset Beach

Três brasileiros nas quartas

Autor dos dois maiores somatório do Pro Sunset Beach, João Chianca está classificado para as quartas de final. Filipe Toledo e Caio Ibelli também estão na fase e duelam por uma vaga na semi.

0
João Chianca passa duas fases com espetáculo de surfe.

A quinta-feira (16) teve muita onda no Havaí, muitas baterias e show de João Chianca. O palco do Pro Sunset Beach bombou séries de 2,5 metros, foram realizadas 24 baterias e o brasileiro venceu duas disputas marcando os dois maiores somatórios da etapa até o momento. João estão nas quartas, assim como Filipe Toledo e Caio Ibelli, que se enfrentam na luta por um lugar nas semis.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

João começou a dar show no Pro Sunset Beach na 14ª bateria da terceira fase. Ele encarou Yago Dora e venceu com duas notas no critério excelente. O somatório de 16,67 pontos passou a ser o maior da etapa até aquele momento.

Yago estava melhor até a segunda metade do confronto, quando João começou a dar espetáculo. Aos 23 minutos, João fez três rasgadas para anotar 7,00 pontos. Ele foi para o primeiro lugar, porém logo depois Yago executou uma rasgada e uma pancada, marcou 5,90 e reassumiu a liderança.

Mas rapidamente João voltou para a primeira posição e abriu larga vantagem no placar. Quando restavam 13 minutos, ele rasgou, botou pra dentro e executou outra curva na saída. A nota foi 8,17 pontos. Na sequência ele surfou outro canudo na direita, colocou mais 8,50 no somatório, e deixou o adversário na necessidade de 16,67 para avançar. Yago ainda fez uma tentativa, mas não trocou de nota e se despediu da competição.

João x Italo – João competiu contra outro brasileiro nas oitavas de final. A bateria entre ele e Italo Ferreira foi a penúltima da fase. João largou com a nota 4,87 pontos, aos quatro minutos, depois de executar duas rasgadas. Italo marcou 3,83, e aos 17 minutos, em sua terceira atuação no duelo, fez três manobras para anotar 6,83. O campeão mundial de 2019 colocou mais 5,33 no somatório e deixou João na necessidade de 7,49 para vencer.

Logo após a metade do confronto de 40 minutos, João fez duas curvas fortes, além de uma pancada, e assumiu a liderança com 8,43 pontos. Italo passou a precisar de 6,28 para avançar na competição.

Italo passou por dentro de Sunset quando restavam 12 minutos para o fim, porém a nota 5,00 pontos não alterou o placar. João voltou a atuar cinco minutos depois, e voltou a cravar a borda da prancha em curvas rápidas e com pressão. Ele recebeu 8,40 e Italo passou a necessitar de uma nota máxima para vencer.

João Chianca supera dois brasileiros para chegar nas quartas de final.

Nenhum dos dois conseguiu alterar o placar nos minutos finais, mas João ainda marcou e descartou 7,87 e 6,03 pontos, notas que seriam suficientes pra vencer 14 das 24 baterias já realizadas no dia. A vitória sobre Italo foi com 16,83 de somatório, o maior da etapa. O próximo adversário dele é o sul-africano Matthew McGillivray.

“Toda noite, eu vou dormir pensando no que pode acontecer no próximo dia, na próxima bateria, com tanta coisa que pode acontecer e hoje fui abençoado por duas baterias excelentes”, disse um emocionado João Chianca. “Hoje foi praticamente o melhor dia competitivo da minha vida. Correu tudo muito bem, as ondas estavam bombando e eu consegui surfar bem as duas baterias, contra caras que me inspiram e sempre assisti eles competindo. Tanto o Yago (Dora), que é um grande amigo meu, como o Italo (Ferreira), que é uma grande inspiração para mim. Eu estava muito emocionado lá dentro e estou apenas tentando conter esse sentimento, sabendo que o trabalho ainda não acabou”.

Filipe Toledo – Outro brazuca classificado para as quartas de final do Pro Sunset Beach é Filipe Toledo. O atual campeão mundial passou pelo havaiano Eli Hanneman na terceira fase, e pelo havaiano Seth Moniz nas oitavas.

Filipinho teve melhor escolha de ondas na oitava bateria do Round 3, fez as curvas alongadas e com força, e avançou. Apenas três ondas foram surfadas nos 20 minutos iniciais da disputa. Isso porque a outra bateria que estava na água tinha a prioridade, e os surfistas estavam ativos, pegando as melhores direitas que apareciam. Das três surfadas, a melhor foi a do brasileiro. Filipinho fez duas curvas alongadas e com pressão, além de uma batida na parte final da onda, e anotou 6,17 pontos. O Eli Hanneman botou pra dentro duas vezes, mas as ondas balançaram e ele não saiu dos tubos.

A disputa seguiu morna, mesmo nos 20 minutos finais, quando a bateria entre Filipe e Eli tinha a prioridade. Quando restavam oito minutos para o fim, o brasileiro entrou numa direita intermediária. Ele fez duas rasgadas e um cutback. A performance valeu 4,33 pontos e Filipe aumentou a diferença para o adversário de 7,01 para 8,77. O brazuca voltou a atuar sem a prioridade, marcou 5,00 e confirmou a vitória. Eli ainda surfou uma direita, mas novamente não fez boa escolha e se despediu do evento na 17ª posição.

Filipe x Seth – Nas oitavas a disputa foi contra Seth Moniz. Eles fizeram uma bateria parelha. Os surfistas abriram o duelo com atuações de uma manobra. O brasileiro marcou 5,03 e o havaiano anotou 4,00 pontos. Filipe subiu o nível da disputa aos 11 minutos. Ele fez duas rasgadas na borda, em partes críticas das direita, invertendo totalmente a direção da prancha. A performance valeu 6,83. Seth tentou se recuperar com 5,17, mas ainda precisava de 6,70.

Filipe segurou a prioridade durante uns minutos, mas fez o uso dela numa onda ruim, quando restavam seis. Depois surfou outra direita que não rendeu boas oportunidades. O havaiano entrou em ação quase no minuto final, mas errou a primeira manobra e foi eliminado da etapa.

Caio Ibelli – O adversário de Filipe nas quartas é Caio Ibelli. A história de Caio nesta quinta-feira começou na 12ª bateria do Round 3, quando ele encarou Ryan Callinan. Os atletas não encontraram ondas com potencial de notas altas, e o australiano chegou na metade do duelo na frente, com as notas 4,00 e 3,07 pontos. Quando restavam 14 minutos, Ryan fez boas curvas e marcou 6,17. O brasileiro tinha duas notas na casa dos três pontos, e precisava de 6,30 pra vencer.

Quando faltavam 11 minutos, Caio executou uma rasgada muito forte, invertendo a direção da prancha com pressão e velocidade, e linkou com uma batida. A nota 8,17 pontos colocou o brazuca na liderança. Ryan passou a correr atrás de 5,88.

O australiano não conseguiu melhorar sua pontuação, mas Caio sim. Restavam quatro minutos quando o brasileiro bateu de forma vertical, e partiu para a junção espumada para anotar 6,17 pontos. O aussie ficou com pouco tempo pra reagir, e acabou eliminado na necessidade da nota 8,17.

Caio x Miguel – Caio avançou para as oitavas de final e enfrentou Miguel Pupo no sexto confronto da fase. O duelo estava parelho, com Miguel na frente tendo duas notas na casa dos quatro pontos (4,40 e 4,00). Caio deu o troco aos 26 minutos. Ele surfou um tubo, e na saída fez uma rasgada longa numa parte mais cheia da onda. A nota chegou no critério excelente, 8,00 pontos, e deixou Miguel na necessidade de 7,21 para reverter o resultado.

Caio depois fez algumas curvas e ampliou a diferença com mais 4,27 pontos. Na sequência, quando restavam dez minutos, Miguel atacou a direita duas vezes e marcou 6,00 pontos, diminuindo a diferença, porém Caio surfou outro canudo. A performance valeu outra nota no critério excelente, 8,33. Miguel passou a necessitar de duas ondas para reverter o resultado, não conseguiu e se despediu da etapa em nono lugar.

Outras baixas brazucas – O Brasil começou o dia com o time completo. Todos os nove homens que defendem nosso país estavam classificados para o Round 3. Mas, além de Miguel, Italo e Yago, outros três se despediram do Pro Sunset Beach.

O primeiro foi Samuel Pupo. O brasileiro cometeu interferência na segunda bateria do Round 3 masculino, e virou presa fácil para o italiano Leonardo Fioravanti.

Leo ficou ativo no início da bateria, porém não conseguiu notas consistentes. Já Samuel só atuou aos 14 minutos, e cometeu um erro grave. A prioridade naquele momento era dos integrantes da outra disputa, e o brasileiro foi na direita junto do australiano Jack Robinson. Com isso ele foi penalizado e passou a contar com apenas uma nota no somatório.

Leonardo Fioravanti elimina Samuel Pupo.

O brasileiro seguiu com a estratégia de esperar por ondas boas, mas não conseguiu nada de destaque ao longo de todo o duelo. A bateria chegou perto do final com Leo tendo duas notas na casa dos três pontos (3,60 e 3,33). Samuel precisava de 6,93 pontos para vencer.

Uma série apareceu no minuto final. Samuel, que tinha a prioridade, deixou a primeira passar, e Leo surfou, aumentando a diferença com a nota 4,43 pontos. O brasileiro pegou a direita seguinte, porém ela fechou e ele se despediu do Pro Sunset Beach com a 17ª posição.

Michael Rodrigues perdeu na sequência. Ele competiu contra Italo Ferreira na terceira fase. Italo abriu com 6,00 pontos. O surfista remou numa direita, a prancha ficou um pouco presa no lip, mas ele botou pra baixo. O campeão mundial de 2019 fez um drop aéreo, com a prancha quase saindo debaixo dos seus pés. Depois ele botou no trilho de Sunset e passou por dentro do tubo sem as mãos na borda.

Italo colocou mais 5,33 pontos no somatório aos dez minutos. A atuação teve batida e rasgada. Michael tentou reagir um minuto depois. A primeira onda dele no duelo teve duas rasgadas e valeu 3,50. Naquele momento ele necessitava de 7,83 para vencer. Logo depois Michael rasgou, bateu e fez outra curva para diminuir a diferença com a nota 5,90. Mas Italo voltou a trocar de nota, com rasgada e pancada que valeram 6,17.

Michael entrou nos últimos dez minutos na necessidade de 6,27 pontos para chegar nas oitavas de final. Ele ainda fez uma tentativa, porém não chegou perto na nota que precisava.

Italo Ferreira termina etapa em nono lugar.

Medina em nono – Gabriel Medina passou pela terceira fase, mas caiu nas oitavas. Ele e Rio Waida se enfrentaram na sétima bateria. Os dois ficaram ativos na primeira metade do duelo, e o brasileiro marcou uma nota no critério excelente nos minutos iniciais do confronto.

Após um início ruim dos dois, o tricampeão mundial achou uma boa direita aos seis minutos. O surfista botou pra dentro de um tubo largo, andou lá dentro e saiu seco para anotar 8,17 pontos.

Os dois seguiram ativos. Rio começou a encontrar paredes abertas e a fazer grandes curvas. Foi assim que ele marcou as notas 5,33 e 4,00 pontos. O indonésio chegou na metade do confronto de 40 minutos na necessidade de 5,52. Medina tentava trocar a nota 2,67 para aumentar a diferença no placar.

Os dois continuaram surfando, mas não trocavam as notas. Medina só conseguiu melhorar seu somatório quando restavam 12 minutos. Ele, que não tinha a prioridade, pegou uma direita intermediária, fez duas rasgadas expressivas, além de uma batida. O brasileiro colocou mais 7,77 no placar e complicou de vez o caminho do indonésio, que passou a necessitar de 15,94 para vencer.

Rio ficou com dez minutos para bater o brasileiro, que naquela altura era o dono do maior somatório de todo o evento. O indonésio sentou no pico, mas não achou nenhuma direita que pudesse melhorar sua situação no confronto. Rio terminou em 17º lugar no Pro Sunset Beach. Medina avançou para as oitavas de final.

Medina cai para Griffin – O tricampeão mundial caiu para o norte-americano Griffin Colapinto, autor de uma nota no critério excelente, marcada com três manobras contundentes.

Medina ficou muito ativo na quarta bateria das oitavas, mas a primeira nota mais valiosa foi marcada só após os 20 minutos iniciais. O brasileiro bateu forte e linkou com outra pancada, porém caiu. Ele recebeu 5,53 pontos. Pouco antes Griffin tinha surfado sua segunda onda. Ele fez duas rasgadas e anotou 4,50.

A diferença entre os dois no placar era pequena, e Griffin tentou os 2,27 pontos que precisava para assumir a liderança. Ele marcou 5,10 e foi para o primeiro lugar. Mas Gabriel, quando restavam 12 minutos, executou duas batidas retas e fortes, marcou 5,77 e voltou para a primeira posição. O norte-americano passou a necessitar de 6,00 pontos para vencer.

Griffin subiu o nível quando faltavam nove minutos. Ele fez uma rasgada e depois agrediu o lip duas vezes impondo muita força numa onda da série. Medina tentou dar uma resposta logo depois, mas caiu na segunda manobra. O norte-americano marcou 8,83 pontos e deixou o brasileiro na necessidade de 8,17 para chegar nas quartas de final.

Medina ainda fez alguns tentativas, mas não alterou seu somatório e se despediu da etapa em nono lugar.

Griffin Colapinto vence Gabriel Medina.

Líder segue vivo – Jack Robinson segue vivo no Pro Sunset Beach. O australiano, líder do ranking, competiu na primeira bateria da quinta-feira e passou fácil pelo costa-riquenho Carlos Muñoz.

O aussie marcou 5,33 pontos logo no início, após soltar as manobras. Mas ele aumentou o nível ao longo da disputa. Aos 17 minutos, Jack rasgou com força, bateu reto e voltou da manobra voando em direção à base. Na sequência o australiano acertou outra pancada. A atuação valeu 7,67 pontos. Carlos Muñoz não estava conectado com o pico havaiano, e já precisava de mais de dez pontos para vencer.

Jack voltou a trocar de nota (6,50), e perto do final marcou 7,83 pontos após surfar dois tubos na mesma direita. Muñoz ainda teve tempo de marcar 6,93 pontos, mas perdeu precisando de uma nota excelente.

Reedição da final do Pro Pipeline – A fase dos 16 melhores do Pro Sunset Beach começou com a reedição da final do Pro Pipeline. Jack Robinson e o italiano Leonardo Fioravanti voltaram a se enfrentar no CT 2023, e mais uma vez a vitória foi para a Austrália.

Jack marcou 8,00 pontos com uma direita da série. Ele rasgou, passou por dentro do canudo e fez mais uma curva com pressão. Na onda seguinte ele colocou mais 6,33 no placar. O italiano, que começou com 6,83 após soltar as manobras, marcou mais 7,00, porém ficou na necessidade de 7,34 pra vencer. No final da bateria ele segurou a prioridade, porém não teve oportunidade da virada e terminou a etapa em nono lugar.

Jack Robinson é o líder do ranking.

John John eliminado – John John Florence está fora do Pro Sunset Beach. O havaiano bicampeão mundial passou por Ian Gentil na terceira fase, porém cometeu muitos erros nas oitavas de final, e perdeu para o norte-americano Nat Young.

Nat mais uma vez fez boa apresentação surfando de backside. Na melhor performance da bateria, o norte-americano marcou 7,60 pontos e deixou o havaiano na necessidade de 6,35. John John seguiu fora de sintonia com Sunset, quebrou a prancha em outra queda, e viu Nat aumentar a diferença no placar com 4,50. O surfista do North Shore de Oahu não conseguiu se recuperar no duelo e perdeu por 12,10 a 8,83 pontos.

Nat Young supera John John Florence.

Próxima chamada – A próxima chamada para o Pro Sunset Beach acontece nesta sexta-feira (17), às 14h45 (de Brasília). A previsão indica que o swell de Noroeste perdereá força, e que as ondas no pico havaiano devem quebrar com pouco mais de 1 metro. O vento esperado é o terral, que deve soprar com intensidade entre moderada e forte.

Pro Sunset Beach 2023

Round 3 Masculino

1 Jack Robinson (AUS) 15,50 x 10,43 Carlos Muñoz (CRI)

2 Leonardo Fioravanti (ITA) 8,03 x 0,77 Samuel Pupo (BRA)

3 John John Florence (HAV) 12,00 x 11,47 Ian Gentil (HAV)

4 Nat Young (EUA) 11,00 x 8,33 Callum Robson (AUS)

5 Ethan Ewing (AUS) 10,44 x 8,83 Keanu Asing (HAV)

6 Kelly Slater (EUA) 9,57 x 8,07 Jake Marshall (EUA)

7 Gabriel Medina (BRA) 15,94 x 9,33 Rio Waida (IDN)

8 Griffin Colapinto (EUA) 12,66 x 12,50 Liam O’Brien (AUS)

9 Filipe Toledo (BRA) 11,17 x 2,90 Eli Hanneman (HAV)

10 Seth Moniz (HAV) 12,06 x 9,13 Barron Mamiya (HAV)

11 Miguel Pupo (BRA) 11,23 x 9,27 Kolohe Andino (EUA)

12 Caio Ibelli (BRA) 14,34 x 10,34 Ryan Callinan (AUS)

13 Italo Ferreira (BRA) 12,17 x 9,40 Michael Rodrigues (BRA)

14 João Chianca (BRA) 16,67 x 11,23 Yago Dora (BRA)

15 Matthew McGillivray (AFR) 11,83 x 10,24 Jordy Smith (AFR)

16 Kanoa Iragashi (JAP) 15,07 x 15,00 Jackson Baker (AUS)

Oitavas de final

1 Jack Robinson (AUS) 14,33 x 13,83 Leonardo Fioravanti (ITA)

2 Nat Young (EUA) 12,10 x 8,83 John John Florence (HAV)

3 Ethan Ewing (AUS) 13,83 x 9,67 Kelly Slater (EUA)

4 Griffin Colapinto (EUA) 13,93 x 11,10 Gabriel Medina (BRA)

5 Filipe Toledo (BRA) 11,86 x 9,17 Seth Moniz (HAV)

6 Caio Ibelli (BRA) 16,33 x 10,77 Miguel Pupo (BRA)

7 João Chianca (BRA) 16,83 x 12,16 Italo Ferreira (BRA)

8 Matthew McGillivray (AFR) 15,17 x 14,84 Kanoa Igarashi (JAP)

Quartas de final

1 Jack Robinson (AUS) x Nat Young (EUA)

2 Ethan Ewing (AUS) x Griffin Colapinto (EUA)

3 Filipe Toledo (BRA) x Caio Ibelli (BRA)

João Chianca (BRA) x Matthew McGillivray (AFR)

Oitavas de final Femininas

1 Brisa Hennessy (CRI) x Sally Fitzgibbons (AUS)

2 Molly Picklum (AUS) x Isabella Nichols (AUS)

3 Stephanie Gilmore (AUS) x Zoe McDougall (HAV)

4 Tyler Wright (AUS) x Macy Callaghan (AUS)

5 Carissa Moore (HAV) x Luana Silva (BRA)

6 Lakey Peterson (EUA) x Gabriela Bryan (HAV)

7 Tatiana Weston-Webb (BRA) x Caitlin Simmers (EUA)

8 Bettylou Sakura Johnson (HAV) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)