Circuito Baiano

Tudo pronto no Barravento

Praia do Barravento, Salvador (BA), recebe etapa válida pelo Circuito Baiano até domingo (12). Evento homenageia Jorge Reis.

0
Barravento recebe etapa do Circuito Baiano.Bombae
Barravento recebe etapa do Circuito Baiano.

A praia do Barravento, Salvador (BA), recebe mais uma etapa do Circuito Baiano de Surf até o domingo (12). O evento, batizado de Circuito Metropolitano, conta com a estreia do Handsurf no campeonato estadual baiano e homenageia Jorge Reis, um dos maiores nomes dos eventos de surfe local.

Serão mais de 100 atletas de diversas cidades do estado em busca dos pontos no ranking estadual. São 10 categorias ao todo: Surf Local, Surf Master +35, +45, +55; Longboard Open, Feminino e Master +35; além do Bodyboarding Open e Feminino. O Circuito Metropolitano conta ainda com a estreia do Handsurf no Campeonato Estadual da Federação Baiana de Surf.

O Handsurf é uma variação do Bodysurf, praticado com uma pequena prancha de mão, modalidade que tem crescido em número de praticantes. Esta categoria permite que o atleta crie um maior ponto de apoio através da prancha de mão, ganhando mais velocidade nas ondas e possibilitando inúmeras manobras sobre as ondas.

Premiação – As categorias Master e Longboard recebem prêmios em dinheiro e blocos de pranchas; Bodyboard e Handsurf ganham pranchas e acessórios e todos os atletas levam kits e troféus. O circuito vale para o ranking geral da FBSurf, que dá direito aos atletas a pleitear auxílios como o Bolsa Atleta.

Evento homenageia Jorge Reis.

Homenagem a Jorge Reis – Jorge Reis, um dos precursores dos eventos esportivos na Bahia, será o grande homenageado. Jorginho, como era conhecido o surfista e empresário de Salvador, foi um dos fundadores da Associação de Surf da Boca do Rio e trabalhou na Federação Baiana de Surf (FBSurf) e na Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), tendo como seu grande parceiro o empresário Rilson Campos.

Visionário, admirado e muito querido por surfistas e desportistas, Jorginho, como era conhecido, realizou os mais memoráveis eventos da modalidade, incluindo etapas internacionais, deixando legado para a história do surfe baiano e brasileiro.

Jorge faleceu em dezembro de 2018, após mais de dez anos lutando contra um câncer no cérebro, e agora recebe homenagem da FBSurf, que nomeou o Circuito Metropolitano em Salvador com a aprovação e aval de familiares e amigos de Jorge Reis.

Este evento, juntamente com a realização da etapa do campeonato brasileiro profissional com o apoio da FBSurf, Prefeitura de Salvador e Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer de Salvador (Sempre), marca o retorno dos grandes eventos da modalidade na cidade. A FBSurf já iniciou as conversas com a Sempre para a realização do Circuito São Salvador na temporada 2024, que contará com etapas no Barravento, Jaguaribe e Boca do Rio.

A realização do evento é da FBSurf (Federação Baiana de Surf) em parceria com a Associação dos Surfistas da Barra, Prefeitura de Ilhéus e a Sempre – Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer de Salvador, além de apoio de empresários locais.