Rip Curl Grom Search

Kiany Hyakutake é campeã

Catarinense Kiany Hyakutake perde na estreia, mas garante pontos no ranking Sub-18 em Xangri-lá (RS).

0

A catarinense Kiany Hyakutake é a primeira campeã do CBSurf Rip Curl Grom Search, apresentado por GoPro, o circuito brasileiro de base. Depois de duas vitórias seguidas nas etapas anteriores, a surfista de Florianópolis perdeu logo na estreia da categoria Sub-18 feminina na terceira e decisiva disputa, no litoral gaúcho, mas na sequência viu a única rival que poderia tirar seu título, a paranaense Luara Mandelli, também ser derrotada.

Com o nono lugar, ela assegurou pontos suficientes para comemorar a conquista nacional e ainda uma das vagas para o ISA World Junior Championship, o mundial da categoria.

“Fiquei bem triste de perder de cara, o mar estava bem difícil. Fiquei dependendo de um resultado de outra atleta, que também perdeu no primeiro round e com minhas duas vitórias garanti o título, o primeiro. Fui dois anos consecutivos vice brasileira na sub 16”, contou.

“Ser campeã brasileira era uma das minhas metas para este ano e estou muito feliz de poder representar o meu país no próximo Mundial ISA”, destacou Kiany, que tem 17 anos. “Estou ansiosa para ter essa experiência de novo”, complementou.

Ainda entre as meninas, Luara Mandelli, mesmo fora da disputa, continua com chances de integrar a seleção brasileira para o ISA 2023. O mesmo acontece com Alexia Monteiro, que representa o Rio Grande do Sul, a paranaense Gabriely Vasque e a paulista Sophia Gonçalves. Luara ainda compete na sub16, junto com as outras três rivais, e tem grandes chances na sub 14, categoria que é líder isolada.

A competição começou na quinta-feira e segue até domingo, reunindo 191 inscritos de 13 estados. Em disputa, oito categorias individuais – sub 12, sub 14, sub 16 e sub 18, ambas no masculino e feminina, e o título por equipes.

Na sexta-feira, o pernambucano Luan Ferreyra, líder da sub18 garantiu a maior somatória, com 13,67 pontos. A disputa segue firme com o paulista Ryan Kainalo, que também avançou.

O surfista de São Paulo também está na sub 16, em que é líder com 100% de aproveitamento. Na sub 14, o paranaense Anuar Chiah, classificou-se para a próxima fase e fica mais perto do título. Já na sub 12 feminina, a paulista Carol Bastides, que também venceu as duas primeiras etapas, passou a primeira fase com tranquilidade e ficou bem próxima de seu título.