Bahia

Segunda etapa no Descobrimento

Costa do Descobrimento recebe segunda etapa do Circuito Extremo Surf. Evento acontece entre 18 e 20 de agosto na Praia do Apaga Fogo, Arraial d'Ajuda (BA).

0
Praia do Apaga Fogo recebe segunda etapa do circuito.

Após a primeira etapa na Praia de Mogiquiçaba, Belmonte (BA), outra cidade da Costa do Descobrimento recebe evento do Circuito Extremo Surf. Desta vez, o cenário é a Praia do Apaga Fogo, em Arraial d’Ajuda, onde acontece o Surf Classic Festival Porto Seguro, entre os dias 18 e 20 de agosto.

Segundo a organização, os corais favorecem a formação das ondas atrás dos recifes e o mês de agosto é propício para as ondulações.

A etapa conta com as categorias de Surf Local Intermediário e Surf Local Open; Longboard Masculino, Longboard Feminino e Longboard Master (35+) e OC-4 Surf, em canoas havaianas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas ao clicar aqui.

Campeonato Baiano de Longboard – Categoria estreante na temporada, o Longboard promete reunir atletas de todo o litoral do estado baiano e também do Espírito Santo, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, atraídos tanto pela beleza da região quanto pela premiação em dinheiro, blocos de prancha e kits.

Os campeões de cada categoria serão conhecidos no dia 20 de agosto e os prêmios serão destinados ao pódio, do 1º ao 4º lugar, de três categorias: Longboard Masculino, Longboard Feminino e Master (35+).

A competição de Longboard será válida como a primeira etapa do Campeonato Estadual Baiano, somando pontos no ranking 2023.

Surfe de canoa havaiana – Nesta modalidade, os atletas usam a canoa havaiana de quatro lugares para explorar manobras sobre as ondas e fazer acrobacias, como ficar em pé, sentar de costas, plantar bananeira e surfar na ama (o braço lateral que dá estabilidade à canoa).

As equipes locais de Porto Seguro e Arraial d’Ajuda, CPPEXTREME, irão disponibilizar cinco canoas para a participação de equipes de outras cidades e também para atletas que se inscreverem de forma avulsa, na montagem de equipes mistas durante a competição. Esta é a primeira competição estadual da modalidade, abraçada pela Federação Baiana de Surf.

Campeões do Circuito – O Circuito Extremo Surf vai premiar os atletas que somaram mais pontos, revelando os campeões das categorias Surf Local Intermediário, Surf Local Open e a equipe campeã da OC-4 Surf.

O circuito atinge uma região mais distante dos grandes polos de surfe baiano, no extremo sul do estado, e, de acordo com a organização, movimenta o turismo e a economia local e cria holofotes para a região como um novo destino de surftrips.

Este é o resultado de uma soma de esforços, com a produção e realização da Federação Baiana de Surf, Associação de Surf e Ecologia de Belmonte e Associação de Surf de Porto Seguro, o patrocínio da Heineken 0.0, Katz, Gehäus e Mais Top Estética Porto Seguro, além do apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), de empresários locais e das prefeituras de Belmonte e Porto Seguro.