Circuito Vicentino

Título em jogo

Professor de educação física, Ricardo de Mello luta pelo título Master na etapa decisiva do Circuito Municipal Vicentino.

0
Ricardo de Mello durante sessão de free surf na Porta do Sol, em São Vicente.

A terceira e decisiva do South to South de Surf Vicentino 2018 acontece neste final de semana (27 e 28), na Praia do Itararé, São Vicente (SP). A primeira chamada está prevista às 8 horas (de Brasília) no trecho de praia próximo ao Teleférico.

Professor de Educação Física, Ricardo de Mello, 35, pode terminar o circuito com o título da categoria Master. Ricardinho, como é conhecido entre amigos e alunos da Escola de Surf da Prefeitura de São Vicente, lidera o ranking com 1.729 pontos e chega motivado para a última etapa.

“Claro que eu ficaria feliz em ser o campeão, mas isso não é o que mais importa. O que eu mais queria era voltar a disputar esse evento e confraternizar com amigos que competi durante toda a minha adolescência. Além disso, é uma grande oportunidade para dar um bom exemplo aos meus alunos”, comenta o professor e coordenador da escola de surfe da Prefeitura de São Vicente.

O primeiro campeonato de Ricardinho foi o Municipal Vicentino de 1995, quando estreou chegando à final da categoria Iniciantes. Depois, foi campeão municipal de 2001, vice-campeão de etapas do Circuito Paulista Amador e também do Campeonato Paulista Universitário. Chegou a se profissionalizar e correu apenas duas etapas do Circuito Paulista.

Porém, aos 21 anos Ricardinho resolveu abandonar as competições para se dedicar ao que acabou se tornando sua grande paixão, ser professor de surfe.

“Quando tinha 17 anos ainda estava pilhado com as competições e precisava levantar dinheiro porque tinha apenas apoiadores e faltava um patrocínio que bancasse as despesas”, relembra. “Então eu fui convidado para ser monitor da escola de surfe da Associação Surfistas de Cristo, achei uma boa porque iria receber para ensinar outras pessoas a surfar. A partir daí eu descobri a minha paixão e sigo fazendo isso até os dias de hoje”, acrescenta.

Ao lado dos alunos da escola de surfe da Prefeitura de São Vicente.

Nesses 18 anos ministrando aulas de surfe, Ricardinho revelou talentos locais como Luan Rosa e Júlia Santos, além de ter treinado Marcos Correa, atual 97º colocado do ranking do Qualifying Series, a divisão de acesso ao CT.

Mas Júlia Santos é a surfista que mais traz orgulho ao treinador. “Treinei inúmeros atletas, mas a Júlia sempre vai ficar marcada na minha trajetória porque lembro até hoje a primeira aula dela comigo, diz.

“Sempre estava com a sua mãe na praia. Aí, começou a ganhar tudo que tinha que ganhar na categoria amadora e agora tem tido ótimos resultados na categoria Profissional. Recentemente ela também ganhou o título do Campeonato Brasileiro Virtual, que deu a ela destaque internacional e ainda uma viagem para surfar nas ilhas Maldivas”, comenta Ricardinho.

O professor também é engajado em ações sociais envolvendo o surfe na cidade de São Vicente. Ele é o idealizador do Projeto Adote um Surfista, que ajuda jovens da escola de surfe a seguir os caminhos dos estudos através do esporte. Outros trabalhos que ele têm orgulho são o Projeto Surf para Todos e o Projeto Surf na Escola.

Na última etapa do South to South de Surf Vicentino 2018, Ricardinho tem 1.729 pontos e disputará o título vicentino e do circuito na categoria Master com os atletas Telson Batista, que está em segundo no ranking, com 1.710 e também com o vicentino e também ex-atleta profissional Zé Paulo, que é o terceiro colocado do ranking com 1.312 pontos.

As inscrições para a terceira e decisiva etapa seguem abertas e podem ser feitas na Loja Lines Surf Shop, no centro de São Vicente. Vale lembrar que no ranking final serão declarados campeões apenas os surfistas do Município de São Vicente.

O Circuito South to South de Surf Vicentino 2018 é realizado pela Associação de Surf Vicentino (ASVS). Apresentação: Lines Surf Shop. Chancela: Federação Paulista de Surf (FPS). Patrocínio: South to South. Co-patrocínio: Cacau Center, Rubber Sticky, Keahana, e MetalNox. Apoio: Prefeitura Municipal de São Vicente, Nova Era’s, Ymage, Terraço, CS Noivas, Fu-Wax, Mega Sorte Loterias, Trifins, Surferia Bar, O Pastelão Delivery, BigFrio, Espaço Bella Mama, Drogaria Boa Vista, E.R.A Resgate, Eko Açai, Compact Surfboards, Wave Attack, Mag Surfboards, Shaper Marcelo Mota, Grellet Surfboards, Classic Longboards, RipTide surfboards, MS Surfboards e Rolling Surfboards.