SP Surf Masters

Akio mantém hegemonia

Akio Saito mantém protagonismo na categoria Master e Maurício Orelhinha vence a Highlander, na abertura do Circuito SPSurf Master, encerrado no último domingo em Itanhaém (SP).

0

Os atletas das décadas de 1960, 1970 e início dos anos 1980 se encontraram na Praia dos Sonhos, em Itanhaém, Litoral Sul de São Paulo, no último domingo (04/06), para a abertura do Circuito Estadual SPSurf Master 2023, realizado pela Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf), com apoio da Associação Surf de Itanhaém (ASI) e patrocínio do Luuma Gastrobar.

O mar exigiu muita técnica e conhecimento dos surfistas nas ondas pequenas que quebraram durante todo o dia de muito sol, e o local Akio Saito mostrou porque se mantém líder do ranking da Master nesta primeira etapa do circuito.

Saito soube escolher as melhores para largar na frente e agora está bem próximo do seu segundo título. “As ondas estão pequenas e difíceis, mas eu consegui pegar umas boas e agora é manter o foco para não perder o objetivo que é o bicampeonato”, disse. Em segundo lugar ficou outro local, Rodrigo Andrade, na terceira posição o vicentino Vinicius Bico e, na quarta posição, o ubatubense Cristiano Rebert.

O vicentino Maurício Orelhinha, atualmente radicado no Hawaii, já cravou o seu nome na história do surfe paulista ao ser o primeiro surfista a vencer na categoria estreante do evento que foi a Highlander. Para completar o feito, “Orelha” encarou as feras Almir Salazar, que finalizou a primeira etapa do Circuito na segunda colocação, com Augusto Sapo em terceiro e Ricardo Oliari, em quarto lugar.

“Essa categoria foi criada pela Federação para prestigiar os surfistas que brilharam na conhecida época dourada do surf, quando o esporte estava se desenvolvendo e ganhando popularidade em todo o mundo, que foi a partir dos anos 60 até 80”, explica Zé Paulo, presidente da Federação de Surf do Estado de São Paulo.

Na categoria Kahuna, Ricardo Grão, de Santos, sagrou-se o grande campeão ao chegar no lugar mais alto do pódio. Ele precisou vencer adversários experientes como Cristiano Rebert, de Ubatuba, segundo lugar no evento. O local Rodrigo Viudes finalizou na terceira colocação e o sebastianense Sergio Frog fechou com o quarto lugar.

O shaper Petrônio Lucas é o atual campeão paulista Legend e saiu vitorioso desta primeira etapa. Petrônio venceu o atual campeão brasileiro Legend, Edson Vieira, que ficou com a segunda colocação, situação semelhante ocorrida em 2022. A terceira posição foi para o vicentino Marco Lopes e na quarta colocação Willian Diegues, da Praia Grande.

O surfista de Santos, Jair de Oliveira, o Jairzinho, comemorou duas vezes nesta primeira etapa, ele foi o vencedor do prêmio Fruto D’água Best Performance, com a maior somatória, 15 pontos dos 20 possíveis, e faturou uma prancha de surfe, além de finalizar a competição como vitorioso na Grand Kahuna. O peruibense Sergio Bocão garantiu a segunda colocação no pódio. O terceiro lugar ficou para o vicentino Daniks Fischer e a quarta posição foi para o santista Edson Vieira.

Na Grand Master, o praiagrandense Anderson Robert terminou o domingo no topo do pódio. Para conquistar o feito, ele teve que vencer o atual campeão paulista da categoria, Akio Saito, de Itanhaém, que ficou com a segunda colocação, com o ubatubense Cristiano Rebert, em terceiro lugar, além do praiagrandense Rodrigo Pereira em quarto.

Estes são apenas alguns exemplos de surfistas “old school” famosos que competiram na primeira etapa do SPSurf Master 2023, e que contribuíram para o desenvolvimento do surfe como conhecemos hoje.

Fora do mar, o público pôde conferir o acervo do Museu de Surf de Itanhaém, que expôs muitas pranchas antigas e o Movimento Praia Limpa fez uma limpeza na Praia dos Sonhos, para conscientizar a população local sobre a preservação ambiental, e retirou das areias mais de 10 quilos de lixo, o que foi ao encontro da proposta do Movimento, com o programa Lixo Zero.

Após a entrega da premiação, que contou com kits e blocos de pranchas, além de vouchers para promoções oferecidas pelos parceiros, todos os surfistas e o staff técnico confraternizaram regados a muita carne e cerveja no Luuma Gastrobar, ao som dos músicos Lírico do Gueto e Anna & Mile.

A próxima e última etapa do Circuito Master 2023, será dia 21 ou 22 de outubro, na Praia de Peruíbe, litoral Sul de São Paulo.

A primeira etapa do SPSurf Master 2023 foi apresentada pelo Lumma Gastrobar e conta com os apoios da Prefeitura Municipal de Itanhaém, Suntech, Garytos, Keahana Blanks, Rubber Stick, C-Four Shapper Supply, Megapet Itanhaém, D’Barro Churrascaria e Materiais para Construção, Saito Supermercados, Hotel Namoa Pallastrini, BeerIta Chopp, Gorks Auto Peças, WSNET, Muniz Contabilidade, Museu do Surf Itanhaém, Oggi Sorvetes, Gráfica Belas Artes, Fruto D’água, Italiana Pizzaria, Associação Comercial Itanhaém, Litoral Atacadista Bebidas e Alimentos, Açaí Frooty, Hortifruty RB, MR2 Comunicação Visual, e Mega Pet Itanhaém. Uma realização da Federação de Surf do Estado de São Paulo com apoio da Associação de Surf de Itanhaém (ASI).

Clique aqui para acessar todas as notas.

Resultado da primeira etapa do SP Surf Masters 2023

Master 35+

1 – Akio Saito (ITA)
2 – Rodrigo Andrade (ITA)
3 – Vinicius Bico (SVI)
4 – Cristiano Rebert (UBA)

Gran Master 40+

1 – Anderson Robert (PGD)
2 – Akio Saito (ITA)
3 – Cristiano Rebert (UBA)
4 – Rodrigo Pereira (PGD)

Kahuna 45+

1 – Ricardo Grao (SAN)
2 – Cristiano Rebert (UBA)
3 – Rodrigo Viudes (ITA)
4 – Sergio Frog (SSB)

Gran Kahuna 50+

1 – Jair Oliveira (SAN)
2 – Sergio Bocao (PER)
3 – Daniks Fischer (SVI)
4 – Edson Vieira (SAN)

Legends 55+

1 – Petronio Lucas (MON)
2 – Edson Vieira (SAN)
3 – Marcos Lopes (SVI)
4 – Willian Diegues (PGD)

Highlander 60+

1 – Mauricio Orelhinha (SVI)
2 – Almir Salazar (SAN)
3 – Antonio Augusto Sapo (SVI)
4 – Ricardo Oliari