Gaúcho Amador

Roncalla faz barulho

Manoel Roncalla fatura categoria Open na abertura da Copa Rio-Grandense de Surf Amador.

0
Pódio da categoria Open, vencida por Manoel Roncalla em Balneário Pinhal.

O surfista Manoel Roncalla foi o grande campeão da categoria Open na Taça Planeta Surf LRS 2018, válido como etapa de abertura da Copa Rio-Grandense de Surf Amador 2018 e realizada no último fim de semana (17 e 18) em Balneário Pinhal (RS).

Logo atrás de Roncalla na categoria Open ficou o surfista Robson Pinheiro (campeão do Circuito em 2017), garantindo o segundo lugar da etapa. Em terceiro ficou José Luiz Mello, seguido por Ki Fornari, em quarto.

A novidade proposta pela LRS (Liga Rio-Grandense de Surf) para 2018 foi a inclusão da categoria Grand Master, formada por atletas com mais de 40 anos. O grande campeão da categoria foi Humberto Rocha, seguido por Ki Fornari, Gil Pereira e Guto Reis.

A ASPI (Associação dos Surfistas de Balneário Pinhal) promoveu a categoria Interna, somente com atletas de Pinhal, e o grande campeão foi Felipe Pedra Martins. Thiago Behlke foi o segundo, seguido por Bruno Rigotti, André Ganzo e Marcos Guimarães.

Felipe Pedra Martins e Ki Fornari foram dois dos grandes destaques da competição. Ambos, disputaram três e quatro finais, respectivamente. Os dois são surfistas experientes, com anos de competição, e mostraram muita determinação para superar uma maratona de baterias.

Galera presta homenagem ao falecido Laudyr Jose, personagem do surfe no Sul do País.

Na categoria Feminino, a grande campeã foi Manu Ronnau, seguida por Maria Gabriela, Clara Figuero e Luiza Matias. Na Grommets, Northon Porto sagrou-se campeão. Entre os Iniciantes, o melhor foi Isaac Machado.

Na Júnior, Lucas Gasperim levou a melhor. Já o campeão Longboard foi Carlos Diehl. Na Master, o vencedor foi Felipe Pedra Martins, enquanto Ki Fornari faturou a Sênior. A categoria Túnel Verde reuniu atletas de destaque no Rio Grande do Sul e que competem pelas praias de Cidreira, Quintão e Pinhal. O campeão desta categoria foi Felipe Pedra Martins.

Presidente da Liga Rio-Grandense de Surf, Fernando Paraguassú destacou o nível dos competidores. “Os campeões estão de parabéns, eles superaram grandes adversários em um mar que apresentou condições adversas. Agradeço a confiança de cada surfista que veio competir, além de cada uma das empresas e pessoas que estiveram ao nosso lado nesta etapa”, comenta Paraguassú.

O evento foi realizado em memória a Laudyr Jose, um dos precursores das transmissões de eventos de surf online. Todos os participantes do evento se uniram à família em oração pelo amigo Laudyr.

A Prefeitura de Balneário Pinhal apresentou Taça Planeta Surf LRS 2018. Patrocínio: Malimma Surfboards. Apoio: Maresia, MCD, Silverbay, New Era, QIX, Kakuni Brasil e Tools. Realização: Liga Rio-Grandense de Surf em parceria com Associação dos Surfistas de Balneário Pinhal (ASPI). Supervisão técnica: Associação Gaúcha de Árbitros (AGA).