Circuito Medina

Yasmin cobiça vaga

Filha do experiente Zé Paulo, Yasmin Neves segue os passos no esporte e luta pelo título do Circuito Medina, em Maresias, São Sebastião (SP).

0
Aos 14 anos, Yasmin Neves é um dos destaques femininos na segunda etapa do Circuito Medina de Surf 

O ditado “Filho de Peixe, peixinho é”, se encaixa bem na família do experiente surfista Zé Paulo. Sua filha, Yasmin Neves, quer seguir os seus passos, tendo o surfe como meio de vida e ganha o apoio total da mãe, Adriana, também surfista.

A atleta de 14 anos é um dos destaques femininos na segunda etapa do Circuito Medina de Surf 2018, apresentado por Armarinhos Fernando, nos próximos dias 15 e 16 de setembro, na praia de Maresias, em São Sebastião (SP).

Na etapa de abertura, ela foi a quarta colocada na categoria Sub 15 e espera outro bom resultado para manter as chances de ser escolhida para reforçar a equipe do Instituto Gabriel Medina (IGM), em 2019. “Seria muito importante para a minha evolução e desenvolvimento como atleta e como pessoa. O IGM é uma grande iniciativa de apoio aos atletas”, afirma a surfista.

Animada com a competição, ela sabe que terá uma nova disputa acirrada. Na primeira etapa, a vitória ficou com Isabela Saldanha, seguida de Sophia Medina e Letícia Peixe. “É sempre uma ótima oportunidade de evolução, pois o nível técnico é bem elevado”, diz a competidora, que treina na vizinha Praia de Camburi duas vezes por semana com a equipe King, de Reis Souza, e sempre é orientada pelo pai.

“A cada sessão de surfe que fazemos juntos, aprendo alguma coisa com o meu pai. Tanto no surfe como ser uma pessoa melhor dentro e fora d’água. Ele é meu técnico, meu amigo, além de um pai que amo muito”, elogia Yasmin, ressaltando que planeja seguir carreira no surf. “Um dos meus maiores sonhos é dar segmento ao legado do meu pai”, conta a atleta, que tem apoios da Millenium Foam, Vida Boa Poke e Cia, Surf Trunk, Pizano Shapers, Rubber Stick e Água Marinha.

Yasmin Neves tem o total apoio do pai, o ex-competidor Zé Paulo.Arquivo pessoal
Yasmin Neves tem o total apoio do pai, o ex-competidor Zé Paulo.

O início do surfe aconteceu naturalmente, nas viagens com os pais em paraísos do esporte. “Foi bem cedo. Me divertia com eles. Nessa época, surfei e brinquei no Havaí, Indonésia, Tahiti, África do Sul, entre outros picos e agora quero voltar para todos esses lugares para surfar de verdade”, complementa a atleta, fã de Tatiana Weston Webb, Tyler Wright, Layne Beachley, Silvana Lima, Filipe Toledo, Mickey Wright e Gabriel Medina.

O pai, que tem grande vivência no surfe, inclusive com treinamento de base, não esconde o orgulho de ver a filha seguindo sua trajetória. “Um sentimento de felicidade e gratidão de poder compartilhar com ela tudo que o mar e o esporte proporcionaram durante toda minha vida”, fala. “Não teve como não ser diferente. Além do pai, a mãe surfa e então ela cresceu dentro do cenário da praia e pranchas de surfe”, reforça Zé Paulo, elogiando a iniciativa do Instituto Gabriel Medina.

“Fui o pioneiro na execução de um centro de treinamento e formação de atletas, patrocinado por uma grande marca do segmento, e o IGM tem a mesma ideia, com melhor estrutura e verba para investimento. Por isso, na minha opinião, é um dos melhores projetos, senão o melhor, de apoio e formação de atletas do mundo, idealizado por pessoas e não empresas. Creio que nenhum surfista proporciona o que o IGM faz para os futuros atletas. Com certeza sairão excelentes resultados do trabalho que vem sendo desenvolvido”, elogia.

O Circuito Medina é disputado nas ondas em frente à sede do IGM e serve como “porta de entrada” para os surfistas que querem participar do projeto criado pelo primeiro brasileiro campeão mundial de surfe. Além da Sub 15, as meninas competem na Sub 13 e os meninos na Sub 11, Sub 13 e Sub 15.

Para se inscrever, é preciso enviar e-mail para [email protected], aos cuidados de Milena, informando nome, categoria, cidade, data de nascimento. O atleta ou responsável terá retorno da entidade para o pagamento da taxa e posterior confirmação da vaga. A inscrição é de R$ 100 e o depósito bancário deve ser feito para Banco Bradesco, agência 2965-3, cc 16000-8, em nome de Instituto Gabriel Medina – CNPJ 23.686.783/0001-04.