Circuito ASN

Associação lança calendário

Associação de Surfe de Niterói divulga calendário para a temporada de 2018.

0
Caio Knappi é um dos talentos revelados pelas competições de base em Niterói (RJ).

A ASN (Associação de Surfe de Niterói) divulgou seu calendário para a temporada de 2018. Uma das competições amadoras mais tradicionais do Brasil, o Circuito ASN 2018 entrará na sua 39ª edição e contará com três etapas, sempre realizadas em dois dias.

A emblemática praia de Itacoatiara continua sendo o palco principal, mas dependendo das condições do mar pode ser transferido para Itapuca, dentro da Baía de Guanabara, ou para Piratininga.

Pelo quinto ano consecutivo, o Circuito oferece ao campeão do ranking da categoria Open dez dias de hospedagem, com alimentação e barco, no paradisíaco arquipélago das Ilhas Mentawai, na Indonésia.

Além da Open, as categorias oferecidas neste ano serão Mirim (Sub-16), Júnior (Sub-18), Master (Acima de 35), Kahuna (Acima de 45), e Grand Kahuna (Acima de 50). A inclusão da categoria acima de 50 anos foi pelo sucesso das três baterias de homenagem aos Legends no ano passado.

A ASN também organizará o Circuito Nova Geração, que desde 2007 formou diversos campeões dentro e fora da cidade. O mais antigo circuito municipal que oferece a categoria Pré-Petit, para surfistas de até 8 anos, entra na sua 12ª edição. O sub-14 niteroiense terá três etapas e as categorias serão Iniciante (Sub-14), Infantil (Sub-12), Petit (Sub-10), Pré-Petit (Sub-8), e Escolinha Feminino.

Os dois melhores niteroienses em cada categoria do Circuito ASN Nova Geração 2018, que não tenham patrocínio, integrarão o Time ASN que disputará o Circuito Estadual. Valentino Belga, Caio Knappi e Pedro Henrique Canero já são competidores assíduos dos campeonatos estaduais, e a intenção é aumentar o contingente de representantes da cidade competindo fora.

Logo na primeira experiência da criação do Time ASN em 2017, Luiz Henrique Ferrari foi finalista na Pré-Petit e Arthur Cury avançou para a semifinal da Petit, na terceira etapa do Circuito Estadual que aconteceu na Prainha do Rio.

A Associação de Surfe de Niterói também consolida um trabalho inovador iniciado no ano passado, o Projeto Surf Campeão. Será formado por três etapas com duração de um dia cada. O Canal de Itaipu é o local ideal para a realização, pois possui todas as características essenciais para a iniciação no esporte.

O Projeto Surf Campeão é uma simulação de uma competição voltada para crianças, com características de uma grande gincana. A inscrição é gratuita e feita pelos responsáveis no dia do evento.

Quem não tem uma prancha própria pode usar uma das cedidas pela associação e muitos participantes aproveitaram essa oportunidade para ter o primeiro contato com o surf. Todos são chamados pela locução, vestem uma camisa de lycra e, com o acompanhamento de professores e monitores, participam de pelo menos uma bateria. Mas não há contagem de pontos e consequentemente não há vencedores ou perdedores. No final todos subirão no pódio e receberão uma medalha de campeão.

A ASN já iniciou a campanha por novas filiações e a busca por novos patrocinadores. Para mais informações, envie mensagem para [email protected] ou siga a ASN no Facebook e no Instagram.

Circuito ASN 2018

1ª etapa: 19 e 20 de maio
2ª etapa: 25 e 26 de agosto
3ª etapa: 29 e 30 de setembro

Circuito ASN Nova Geração 2018
1ª etapa: 11 ou 12 de agosto
2ª etapa: 22 ou 23 de setembro
3ª etapa: 27 ou 28 de outubro

Projeto Surf Campeão 2018
1ª etapa: 12 ou 13 de maio
2ª etapa: 4 ou 5 de agosto
3ª etapa: 20 ou 21 de outubro