Arpoador Clássico 2023

Janela aberta no Arpex

Confraternização abre oficialmente o período de espera do Arpoador Clássico 2023. Janela vai até o final de setembro.

0

O Arpoador Surf Club realizou uma confraternização na última quarta-feira (2), no Quiosque La Carioca, e abriu oficialmente o período de espera por ondas para o evento mais tradicional do berço do surfe carioca, o Arpoador Clássico.

Apresentado pelo Arpoador Surf Club e contando com copatrocínio da Hang Loose e da Corona Extra, a janela deste ano irá até o final do mês de setembro e terá disputas em cinco diferentes categorias: Pro/Am, Open (sem limite de idade), Grand-Master (a partir de 40 anos), Grand-Kahuna (a partir de 50 anos), e Feminino (para mulheres de quaisquer idades). Além destas categorias, haverá duas baterias de apresentação para homenagear alguns dos veteranos locais que ajudaram a construir a história do surfe no Brasil, os “Legends” (pranchinha e pranchão).

Duas sólidas ondulações de sul estão previstas para atingir a orla carioca no próximo fim de semana e na primeira metade da semana que vem. Porém, a direção de prova do evento, liderada por Guilherme Aguiar (forecaster do Surfline), já decretou evento OFF devido à direção do swell, que não é a ideal.

Com isso, os mais de 150 atletas filiados ao ASC continuam em espera por uma boa ondulação de direção sudeste (SE), para que a máquina de esquerdas seja ligada e a competição fique ON, entregando show de surfe, alto astral, confraternização de diferentes gerações, e conscientização ambiental, marcas registradas dos eventos do Arpoador Surf Club.

Os alertas e a chamada serão feitos por e-mail para os atletas filiados, e pelo perfil no Instagram @arpoadorsurfclub para o público em geral.

Novidades para 2023 – A Dropar Surf Club, nova apoiadora do evento, irá disponibilizar o seu quiver para os associados do Arpoador Surf Club durante o evento, e estes terão ainda 20% de desconto no aluguel de pranchas durante toda a temporada de 2023.

Além da Dropar, outros novos parceiros Corona Extra, TILOE, e Brownie do Luiz se juntam aos parceiros antigos Maxime, Super Food, La Carioca, e Boards Co para tornar o Arpoador Clássico ainda melhor.

Sobre o Arpoador Surf Club – Em meados dos anos 60, quando o surfe era visto como uma ameaça à ordem social, sendo duramente reprimido pela ditadura, os surfistas e frequentadores da praia se uniram para criar o Arpoador Surf Club.

No final de 1966, um grupo de 80 pessoas assinou a Lista de Fundação do primeiro clube de surf do Brasil. Jovens dos 12 aos 30 anos, homens e mulheres, famosos e anônimos, participaram desse sonho.

Os primeiros surfistas do Arpoador conquistaram feitos importantes para o crescimento e consolidação do esporte. Sem distinção de gênero, classe social e idade, muitos desses jovens desejavam a construção de uma sociedade livre.

Atualmente, o ASC é o clube de surfe carioca que possui o maior quadro social, com mais de 450 associados cadastrados, e mais de 150 ativos (quites). Fazem parte deste grupo desde a novíssima geração local até ícones do surfe carioca, além de integrantes do Arpoador Surf Club original (como Armando Serra, Fabio Kerr e Fernanda Guerra).

A idade média dos sócios-atletas quites é de 45 anos, sendo a maioria moradora da zona sul carioca (Copacabana, Ipanema e Leblon), mas, tendo a companhia de atletas de outros bairros do Rio e de outros municípios fluminenses, além de representantes de outros Estados e também de outros países.

O Arpoador Clássico 2023 é uma realização do Arpoador Surf Club – ASC com copatrocínio da Hang Loose e Corona Extra, e o apoio da Monster Energy, Tiloe, Dropar Surf Club, Brownie do Luiz, Boards Co, Maxime, La Carioca, e Super Food. Divulgação do Waves e apoio institucional da FESERJ.

Evento: Arpoador Clássico 2023

Categorias: Pro/Am | Open (aberto) | Grand-Master (40+) | Grand-Kahuna (50+) | Feminino (aberto local) | Legends Long (60+) | Super Legends (convidados c/ 60+)

Período de Espera: agosto a setembro (prorrogável)

Local: Praia do Arpoador (da Terceira Laje até o Arpoador Inn)

Patrocínio e Realização: Arpoador Surf Club

Copatrocínio: Hang Loose | Corona Extra

Apoio: Monster Energy | TILOE | Dropar Surf Club | Brownie do Luiz | Boards Co | Maxime | La Carioca | Super Food

Divulgação: Waves

Apoio institucional: FESERJ

Agradecimentos: Subprefeitura da Zona Sul, SMEL, Prefeitura do Rio, 3º GMAR, 14ª Delegacia De Polícia Civil, 23º Batalhão De Polícia Militar, e Favela Surf Clube.