Canoa Havaiana

Barca de Santos a São Sebastião

Canoísta Caio Mariani envia crônica de uma barca de Santos até São Sebastião, a expedição Caminho das Águas.

O pôr do sol da Ponta da Praia em Santos é especial. Havia saído para contemplá-lo nas águas da baía de Santos com minha canoa havaiana. Na volta, encontrei um amigo dinamarquês. Soeren Knudsen é um cara brincalhão, sempre de alto astral, me cumprimentou e já veio falar sobre uma expedição, saindo de Santos até São Sebastião, que ele estava organizando e precisava de remadores.

Na hora me interessei, o litoral norte de São Paulo é composto por praias paradisíacas e protegido por uma muralha de montanhas pintada por árvores de cor verde, daqueles verdes, verdes mesmo. Ele disse que me enviaria de forma mais detalhada as informações por whatsapp, cheguei em casa e ainda estava naquele estado de relaxamento após ter consumido algumas doses de endorfina, acho que todo mundo sabe como é.

Abri meu whatsapp e ele havia me enviado um documento, comecei a lê-lo, com as palavras do Soeren: “replicando a viagem que o explorador britânico Captain Richard Burton fez de canoa-de-voga em 1866 para situar o livro Duas Viagens ao Brasil de Hans Staden.”

Hans Staden é uma lenda, era um mercenário alemão, foi prisioneiro do Tupinambás por nove meses e escapou de ser devorado, voltou para a Europa, e em 1577 publicou o primeiro relato do litoral norte e dos costumes indígenas sul-americanos.

Quando eu terminei de ler os três primeiros parágrafos do documento, mudei completamente meu estado, fiquei em êxtase, a expedição, na verdade era uma viagem ao tempo e o portal era o mar. Só um palavrão caberia aqui.

Sexta-feira, olhei da janela do quarto e vislumbrei um amanhecer ensolarado com algumas nuvens no céu e um mar de almirante, uma piscina de água salgada, a lua quase cheia indicava maré de sizígia (grande variação de maré), peguei minha sacola impermeável e fui para o encontro com a equipe no canal 6, não nos conhecíamos, ia ser praticamente o primeiro contato.

Cheguei na praia, um pouco atrasado, a canoa já estava na beira, e a equipe amarrava os iakos. Cumprimentei todos, desejando um bom dia. Finalizado os preparativos finais, Soeren juntou todos, de forma positiva discursou um pouco sobre a falta de ego que era necessário para completarmos a missão com tranquilidade, e fez uma oração de Iemanjá (em português Dona Janaina, o nome da canoa), no dia anterior havia sido o dia dessa divindade.

Entramos com a Janaina no mar e partimos, nunca havíamos remado juntos, mal nos conhecíamos, porém, a harmonia do encaixe dos remos na água foi perfeita, passamos pela Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, erguida em 1584, e seguimos pelo canal em direção ao porto.

Com o desejo de conhecer o mundo colorido exterior, discordávamos da opinião de que alguém, sem jamais se distanciar de seu ambiente urbano, pode formar opinião a respeito da superfície da Terra e dos Mares. Durante o caminho uma lancha passou próxima a canoa, formando ondas que vieram de través, com a maré seca a energia e altura das ondas veio maior do que o padrão, em pura sincronia todos levaram seus remos para o lado esquerdo da canoa, onde fica a ama.

As ondas bateram na lateral da canoa, entrando um pouco de água dentro, porém, ali, cerca de dez minutos após o inicio da remada, percebemos que a equipe estava em harmonia.

Pedro, no banco de vogah, ditava um ritmo elegante, perfeito para a longa distância que iríamos percorrer, e assim fomos adentrando no canal do porto, passando pelos navios que se encontravam atracados. Uma draga passou no canal, e em seguida atravessamos para a outra borda.

Nosso leme, Klaus, 59 anos, um waterman veterano, nadador desde infância, jogador de polo aquático e remador com vasta experiência. Todos estavam seguros com ele nessa função, e o respeito à experiência prevaleceu. Passamos bem próximos de um navio atracado na margem da Ilha de Santo Amaro, e fiz o registro fotográfico, a canoa tão pequena em comparação com o navio nos proporcionou uma sensação única.

Percorremos os dez quilômetros até o Forte de Itapema, nessa primeira parada, nosso banco quatro, Soeren, profundo estudioso e conhecedor da história local, nos deu uma aula sobre o forte, Itapema significa pedra da ave em Tupi.

Passando pela Base Aérea de Santos, adentramos o canal de Bertioga, o céu já estava mais nublado, mas o calor continuava forte, a maré a favor nos ajudava, nós seis éramos um organismo, erámos a Janaína. Pini, no banco três gritava hip, e nós trocávamos o lado do remo, a canoa fluía elegante sobre as águas do canal.

Um adendo, nos cento e vinte e cinco quilômetros que percorremos o Pini não errou um Hip. Uma chuva começou a cair, mas infelizmente passou rápido, o calor prevaleceu, fizemos uma parada numa pequena praia que existe próxima ao Largo do Candinho.

Nos hidratamos com água e Coca-Cola, além de ingerir umas bananinhas, o que nos proporcionou energia para o próximo trecho. Aguardávamos a mudança da maré, neste ponto do canal, há uma mudança no sentido da maré, até ali a maré enchendo nos favorecia, deste trecho até Bertioga, a maré vazante era o procurado, então sem pressa, conversamos e apreciamos a beleza local, até continuar viagem.

Durante todo o trajeto do canal, Soeren ensinava sobre a cultura e história local e trechos dos livros do Hans Staden e do Richard Burton, nos situando em cada local. Víamos uma paisagem manguezal tropical, sob um céu brumoso, pesado, uma floresta úmida, exuberante, monstruosa, selva primordial, coberta por uma vegetação farta e bem uniforme, a não ser pela arvores que nasciam na água, suas raízes estendiam-se através do ar mergulhando nas águas.

Chegamos em Bertioga sem contra tempo, e encostamos na margem da Ilha de Santo Amaro, na Armação da Baleia, onde há uma pequena vila de pescadores, e ao lado se encontra as ruínas da Ermida de Santo Antônio do Guaibê, construída em 1560, umas das primeiras capelas construída em território nacional.

Com o objetivo de catequizar os índios, foi frequentada pelo jesuíta padre José e Anchieta, onde ali teria escrito seu poema “Milagre dos Anjos”. As ruínas revestidas por uma vegetação rasa, ergue-se silenciosa e solitária, ao fundo, jaz um altar de pedra. Numa demonstração de respeito, Soeren teve a ideia de colocarmos nossos remos ali, enquanto isso contemplávamo-la, permitindo que nossos espíritos se entregassem aquele misticismo.

Imaginamos como deveria ser a cobertura e os revestimentos, alguém sugeriu, e acredito que sim, os revestimentos das paredes, na época, deveriam ostentar ouro. Alguns pernilongos nos arrancaram dos nossos devaneios e assim voltamos em direção à praia.

Com cuidado, pois havia algumas pedras no raso, colocamos a Janaína de volta na água e fomos em direção ao Forte de São Luiz, também chamado de Fortaleza São Felipe, que fica no encontro do canal com o mar.

Vislumbramos, em cima das águas, as muralhas que protegiam o forte, porém, a vegetação já dominou completamente o local, e não é possível pelo mar, enxergar além. Dessa forma, atravessamos o canal em direção a Bertioga, e finalizamos a remada do primeiro dia.

Por volta das 16 horas, aportamos na extremidade do canal. Carlão, que durante a viagem foi apelido de Deputado Federal, por conta de sua extrema simpatia e conversa fácil e agradável, ansiava por encontrar seus amigos.

A comunidade dos remadores sempre o acolheu bem, e ele tinha certeza de que tal aconteceria. Senhor Cesar, cerca de 70 anos de idade, de corpo atlético, remador experiente e local da cidade, nos recepcionou na praia, a alguns metros do Forte São João, e nos indicou um local no parque Tupiniquins, também logo ao lado do forte, onde colocamos a Janaína em repouso.

Em seguida, Cesar, provando sua jovialidade, chegou com um buggie amarelo, onde guardamos os remos e os mantimentos que carregávamos na canoa, e fomos em direção ao apartamento, situado logo ao lado da guardaria local, em frente ao passeio do canal, que o próprio nos cedeu para dormimos.

Todos tomaram um banho rápido e fomos nos alimentar. Chegamos ao restaurante local, na verdade o quintal de uma casa, logo na primeira quadra da praia. O restaurante era de um amigo do Carlinhos e fomos recepcionados com um grande sorriso por parte do dono. A comida não demorou a chegar, e era tão boa quanto abundante.

Nos deliciamos nas pescadas cobertas com molho de camarão, nos pedaços de cação que derretiam na boca, havia pirão, batata frita, salada, farofa caiçara. Por fim, um cafezinho para a digestão. Retornamos ao apartamento, sem antes, parar para tomar uma cerveja no bar logo abaixo.

Subimos para o apartamento e para nosso descanso. Depois de uma noite com chuva e ventos fortes, a cidade de Bertioga estava abafada como se fosse meio-dia. Pegamos todos os mantimentos e caminhamos em direção à canoa, perto do canal de Bertioga, onde havíamos conduzido a canoa no dia anterior. Ficamos durante algum tempo a contemplar o céu nublado, o vento penteava a água, produzindo leves saliências chamadas de carneirinhos.

Ao fundo, uma canoa vinha no mar, nela encontrava-se o Cesar, com a chave para abrir o portão, onde ainda dormindo, encontrava-se a Janaína. O desejo de navegar, nos acossava com a força de um acesso a imaginação, ainda não sossegada depois de uma noite de pouco sono, criava um afã de visualizar as praias e os mares da costa.

Nos despedimos da equipe de locais, e partimos numa reta em direção a ponta do Indaiá. Já longe da costa, a Janaína navegava aprofundada no silencio. As experiências de um indivíduo solitário e calado, são mais intensas do que de uma pessoa falante, as imagens na solidão são mais graves e originais, são livres de distrações, e assim que nós estávamos absorvidos pelo estado contemplativo, entregue aos prazeres dos sentidos.

Um vento oeste entrou forte, atingindo a canoa de lado, e obrigando nosso leme experiente, Klaus, a corrigir o rumo constantemente, diminuindo assim a velocidade da canoa. O silêncio continuou, até o barulho dos remos encostando na água foi ofuscado pelo som do vento. O céu cinzento escureceu o mar. O vento diminuía e voltava com rajadas as vezes mais fortes, percorremos cerca de dez quilômetros, dessa forma, conforme nos aproximamos do Canto do Indaiá, o vento diminuiu, ate que ali, protegido pelas montanhas costeiras, deu uma trégua.

Depois de uns bons minutos, deixamos a praia e retomamos à expedição, passando pelo canto do Indaiá. Protegido por montanhas verdes, a água misturava a cor do céu com a do morro, num azul esverdeado. Passamos bem próximos a um barco de pesca ancorado, e algumas aves de bicos longos, preguiçosas descansavam no topo dele.

Viramos a costa, e como que empurrada por alguma divindade a Janaína cortava as águas marítimas. Perto da Ilha Monte Pascoal, diversas aves se reuniam numa pedra, como se estivessem a conversar e admirar o dia. Remamos afastados da praia da Riviera, até chegar ao canto da Praia de Itaguaré, onde surfamos uma onda que vinha mais esbelta.

Assim como em todas as paradas durante toda a expedição, sempre que atracávamos a Janaína na praia, todos se cumprimentavam felizes e satisfeitos com o desempenho da equipe, e em todas as saídas desejávamos boa sorte e boa remada.

Como acontecia em quase todas as paradas, Carlinhos conversava com algumas pessoas na praia, que curiosas, vinham pergunta da onde nós vínhamos. Entramos no mar, afinal, as nuvens já haviam fugido, para dar espaço para um imponente sol, que exigia um banho de mar refrescante.

Não nos prolongamos por muito tempo e a Janaína voltou ao mar. Entrando pelo canal, passamos pelos surfistas que à esquerda, sentados em suas pranchas, pararam de imaginar as ondulações que vinham no oceano para a admirar a beleza da canoa que flutuava em velocidade pelo mar.

O sol cada vez mais forte nos desgastava, do canto esquerdo de Itaguaré íamos em direção ao canto direito de Boracéia, chamado de Bora-Bora, o trajeto de quase 20 quilômetros prolongava-se cada vez mais quando os raios de sol nos atingiam. Fizemos uma parada no meio do mar a fim de nos hidratar e repor as energias com doce de banana, e em seguida continuamos.

Pedro, sentado na proa, ditava um ritmo perfeito, expedicionário, e de vez em vez, nos animava gritando lá da frente: “alonga a remada”. Pipi, no banco 3, gritava hip, e trocávamos os remos. Klaus, veterano no leme, aprumava a canoa na direção desejada, sempre que as vagas que vinham da direção leste que nos tiravam do prumo.

Remando com constância chegamos a Bora-Bora, próximo do destino final do segundo dia. Era o início de uma tarde de sábado, por volta das 15 horas. A praia estava cheia, mas precisávamos descansar após essa longa pernada. O sol forte da praia nos castigava e após um tempo, realizamos o ritual de praxe, e saímos rumo a Barra do Una, destino final do segundo dia.

Passamos pela Prainha Branca, contornando a costa, por dentro da Ilha do Maracujá, até finalmente chegar a entrada do rio Una. Ali, a praia faz uma curva, com uma margem para o mar e outra para o rio.

Algumas lanchas adentravam o rio em velocidade baixa, e fomos atrás. Viramos a esquina, e Soeren indicou onde era a guardaria para a Janaína repousar. Paramos em frente a rampa, do outro lado da praia, onde turista se banhavam no rio de águas salobras.

Fomos muito bem recebidos pelo Ju, remador local do litoral norte de São Paulo, que nos congratulou pelo trecho percorrido e nos ajudou no desmonte da canoa. Almoçamos no restaurante logo ao lado guardaria, onde o rio faz uma curva, e assim conseguíamos ver os barcos entrando pelo rio em direção as marinas.

Enquanto almoçamos, Ju, o local, contava dos passeios que realiza na região. Novamente nos deliciamos com peixe, camarão, arroz e batata frita. Cansados, fomos para a Praia do Engenho, situada logo ao lado, para o conforto da casa que nosso capitão Soeren proporcionou.

Conversamos por um tempo no quintal do fundo, trocando experiência de remadas e usufruindo de uma cerveja gelada, que só nos relaxou para um boa noite de sono dormida. O domingo ensolarado com algumas nuvens no céu prometia chuva, com a maré bem seca. Empurramos a Janaína até o rio e partimos em direção às Ilhas, em frente a praia Preta de Juquehy.

Uma chuva começou a cair, mas o sol, exibido, continuava no céu. Procuramos, sem sucesso, por um arco-íris, a chuva passou e o sol, como uma divindade, tomou conta do dia.

Atracamos com a canoa na ilha, enquanto alguns barcos chegavam com turistas. Aproveitamos a água completamente cristalina e sem muitas delongas, retomamos a expedição. Remávamos em direção a Ilha dos Gatos e quando chegamos perto avistamos uma pequena praia com poucos metros de comprimento com uma casa de pescador construída com madeira.

Com muitas pedras no raso, estudamos o melhor ponto, e atracamos a canoa. Com vista para as praias continentais, apreciávamos a comida e as bebidas. O cachorro do pescador, morador da Ilha, veio nos saudar, e retribuímos dando-lhe um pouco de carinho.

Analisamos novamente como seria a saída antes de seguir viagem. Em frente a Praia Brava, entre Boiçucanga e Maresias, meu trapézio começou a gritar, parecia que alguém dava umas facadas de cima para baixo na região entre o ombro e o pescoço, pedi para parar um pouco.

Precisava dar uma esticada. Soeren, como sempre, nos animou com uma história e naquele momento relatou sobre a expedição Kon Tiki, quando o explorador norueguês Thor Heyerdahl partiu com uma balsa improvisada do Peru para a Polinésia, com o objetivo de demonstrar que a colonização polinésia foi realizada por indígenas da América do Sul.

O sol queimava nossas costas, cada remada era mais difícil que a anterior, já havíamos remado cerca de 100 quilômetros nos últimos dois dias, a dor no trapézio voltou. Uma ondulação mais forte de leste começou a atingir a Janaína.

O trecho era longo e cansativo, ansiávamos por uma parada, mas ao mesmo tempo não queríamos nos estender no tempo. Dessa forma, decidimos continuar sem parada até a Praia de Calhetas, que é linda. De um lado é praia, e do outro também, na frente, um pequeno morro, que acredito que numa maré bem alta, vira uma ilha.

Cheio de palmeiras levemente espaçadas, suspeito que a vegetação nativa foi substituída. Descansamos na praia, tomamos um banho de mar, e fomos de encontro ao último trecho. Virando o canal, a ondulação batia no penhasco de pedra e voltava. No mar turbulento a navegação era lenta.

Uma nuvem preta nos perseguia, o que alertava para um tempo feio. Fizemos uma parada rápida para hidratar já dentro do canal, quase em frente a outra praia também chamada de Praia Brava. As energias já estavam escassas, mas era o trecho final.

O trovão de um raio soou à distância, uma profunda nota longa, grave e arrepiante que ecoou no canal. Mesmo vista de longe, a luz era resplandecente. No céu, o que antes era uma nuvem, se transformou em uma massa de nuvens, totalmente preta.

Não havia tempo para pensar no assunto e alguém gritou, vamos! Faltavam algumas centenas de metros e não sei de onde, angariamos energia, alongamos a remada e aceleramos o ritmo. Hip! Ho! Chegamos!

Equipe: Contamos com uma super equipe de remadores experientes composta por Pedro Console de Moura Ribeiro (38), Carlos Augusto Oliveira Nunes (65), Adriano Brusasco Pini (38), Soren Knudsen (61), Caio Mariani (38) e Klaus Monteiro de Souza (58).