Abner Scoppetta

Bodyboard em Arica

Abner Scoppetta visita as ondas pesadas de Arica, no Chile.

0

Essa foi a quinta vez que viajei para Arica atrás das perfeitas e perigosas ondas de El Gringo. A viagem deveria ter acontecido em 2020, porém por conta da pandemia, as fronteiras ficaram fechadas.

O Chile é um dos países mais rigorosos no controle ao Covid-19. Portanto os cuidados foram muitos com passe de mobilidade, teste de PCR, seguro viagem. Tudo para conseguir entrar no país.

Arica é a primeira cidade ao norte do Chile. Rica em tradições e culturalmente, é uma cidade pequena e calma, porém bem estruturada, com porto, aeroporto, centro comercial, shopping, clube de futebol, restaurantes, cassinos e toda infraestrutura que uma cidade precisa. Localizada no meio do deserto, tem com cavernas naturais e é banhada pela água gelada do Oceano Pacífico.

Suas ondas são conhecidas, por sediarem o circuito mundial de Bodyboarding, e até mesmo terem sediado o circuito mundial de surfe da WSL.

A constância dessa região é incrível, quebram ondas praticamente todos os dias. Elas são tubulares, fortes e quebram em cima de uma rasa bancada de pedra e variam de um metro até quatro metros.
O surfe geralmente acontece no período da manhã. Por volta das 13 horas, um vento forte do Pacífico sopra, estragando as condições. Então depois do surfe da manhã, o indicado é conhecer o morro ou as múmias mais antigas do mundo. Ou também  aproveitar a gastronomia e toda beleza e charme dessa cidade.
O vídeo foi publicado no canal We Bodyboard.