Brasileiro de Bodyboard

Pontal do Paraná recebe etapa

Etapa paranaense do Circuito Brasileiro de Bodyboarding acontece entre 13 e 16 de julho no Pontal do Paraná.

0
Pela primeira vez o circuito Brasileiro de Bodyboard visita o Paraná.

Os dias 13 a 16 de julho de 2023 irão marcar o esporte paranaense. Pela primeira vez na história, o estado do Paraná receberá uma etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding, trazendo para Pontal do Paraná os melhores atletas do Brasil disputando os pontos válidos pelo circuito nacional.

Serão aproximadamente 180 atletas na disputa em diferentes categorias. Além dos profissionais, que buscam ranquear e brigar pela premiação, homens e mulheres amadores, master e PCDs terão a oportunidade de participar deste momento histórico e entrar na água pela briga de uma premiação que totaliza R$ 35 mil em dinheiro e R$ 12 mil em kits.

“É uma grande notícia o Paraná receber o Circuito Brasileiro de Bodyboarding pela primeira vez na história. Essa conquista representa o reconhecimento do potencial de nosso estado, de nossos gestores do esporte, nosso potencial de formação de atletas. Além disso, mostra o crescimento da modalidade em nossa região”, comemora Andrio Costa, presidente da Federação Paranaense de Bodyboarding (FPB).

De acordo com o diretor da Federação, a etapa proporciona aos atletas locais a oportunidade de competir em casa, diante do seu público e em condições conhecidas. Isso ajuda a preparar os talentos paranaenses, além de fortalecer a cena esportiva no estado.

“Estamos entregando aos atletas uma experiência única, competir no quintal de casa, com amigos e familiares em um pico conhecido por eles. E estamos entregando também uma nova opção ao bodyboarding brasileiro, que poderá contar com o abrigo e o potencial do Paraná”, avalia Andrio.

Não são apenas os atletas que estão comemorando, os gestores municipais e do governo estadual veem de maneira muito positiva o evento que trará benefícios para a região. A expectativa são cerca de 300 pessoas ligadas diretamente ao torneio movimentando a economia local, além de proporcionar um atrativo para turistas e moradores.

Na ocasião do lançamento do Jogos de Aventura e Natureza, o qual a etapa faz parte, Tiago Campos, diretor de Inovação e Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esporte do Estado, afirmou que com as ações o governo está “promovendo o esporte como indutor do turismo, gerador de emprego, renda e desenvolvimento econômico, e a gente espera que o público compareça, participe e se divirta”.

Será um estimulo à economia, impulsionando os setores de hotelaria, restaurantes, lanchonetes, bares e o comércio à medida em que os participantes, seus acompanhantes, equipes e demais espectadores se hospedem, se alimentem e façam compras durante o período do evento.

“O evento do porte como o brasileiro traz visibilidade ao Paraná como um destino turístico para quem pratica o bodyboarding, o surfe e outros esportes de contato direto com a natureza. Temos certeza de que este evento vai impulsionar o turismo esportivo local, trazer visitantes de outras regiões durante e após a etapa”, projeta Stefano Triska, atual vice-presidente da Confederação Brasileira de Bodyboarding.

A federação está trabalhando para, mais que uma realização para os profissionais, entregar a todos os participantes e público em geral atividades e interações mudando o cenário do município. Assim, espera-se que a etapa do brasileiro aqueça o litoral nos quatro dias que irão marcar o esporte paranaense.

Preparo e infraestrutura

Referência na organização de eventos estaduais e de etapas do circuito sul-brasileiro, os gestores do bodyboarding do Paraná vem se preparando há um longo tempo para a realização desta etapa nacional.

A experiência acumulada garante um evento em condições de atender as expectativas profissionais dos atletas e do turismo esportivo local. A realização do Circuito Brasileiro no Paraná requer uma infraestrutura adequada, tanto para a competição quanto para a recepção dos atletas e do público.

Foi necessário estabelecer parcerias com a secretaria de Esporte do Estado, na figura do secretário Helio Renato Wirbiski, com a de Turismo, na figura do secretário Marcio Nunes, e com a prefeitura de Pontal do Paraná, representada pelo prefeito Rudão Gimenes.

Com esta frente de apoio foi possível a FPB construir a estrutura necessária com segurança, organização e suporte logístico para o sucesso do evento.

“Esperamos que essa primeira edição do brasileiro no Paraná seja um marco histórico, abrindo caminho para futuras edições. Dessa forma, consolidamos nosso estado como um polo da modalidade e anualmente poderemos entregar um evento importante como este ao nosso litoral”, finalizou Andrio Costa, da FPB.