10 metros

Itacoatiara se agiganta

Imagem de Itacoatiara gigante, feita pelo surfista e fotógrafo Aporé de Paula, viraliza nas redes sociais.

0
Daniel Rodrigues rema para não tomar série na cabeça em Itacoatiara. Foto viraliza nas redes sociais.

Itacoatiara, praia da Região Oceânica de Niterói, é procurada por surfistas que treinam para enfrentar as famosas ondas gigantes de Nazaré, em Portugal.

Mesmo assim, depois de entrar no mar, na manhã da última quarta-feira (29), o surfista Daniel Rodrigues se impressionou: a primeira ressaca do ano chegou em grande (muito grande) estilo e o obrigou a “escalar” o “paredão” de quase 10 metros de água que se ergueu diante dele.

“Tem que remar forte e torcer para conseguir passar, porque é muito arriscado. Medo com certeza a gente sente, tem que ter um controle emocional grande, senão paralisa”, contou.

Ondas de até 10 metros de altura impressionaram os banhistas e fizeram a alegria de surfistas que frequentaram a praia de Itacoatiara, em Niterói, no Rio de Janeiro. Nos últimos dias, vídeos e fotos da região praiana repercutiram nas redes sociais.

A foto de uma onda gigante feita pelo surfista Aporé de Paula na última quarta-feira, 29, foi uma das mais compartilhadas. “Mar subiu e a galera de Itacoa não perdeu tempo”, escreveu na legenda da imagem que mostra um surfista no topo da onda. Em conversa com o portal Jovem Pan, Apore disse que ficou impressionado com a repercussão que a foto teve após ele publicar em suas redes sociais. Neste domingo, 2, ele esteve novamente na praia de Itacoatiara e sentiu que o mar está mais agitado do que na última quarta.

“Como sou nascido e criado na região oceânica, eu frequento Itacoatiara desde pequeno e só gosto de ir para a praia fotografar quando o mar está grande. Eu geralmente dou uma monitorada nos sites e quando eu vejo que o mar está de ressaca, eu vou fotografar. Isso já me rendeu fotos históricas”, contou o surfista.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) de Niterói confirmou que as ondas na região atingiram de oito a 10 metros ao longo desta semana.

“Itacoatiara é um ponto forte de surfe no Rio de Janeiro, atraindo surfistas de todos os lugares por suas ondas tubulares. Mesmo sendo um desafio, a ressaca proporcionou um espetáculo natural e de oportunidade ímpar”, disse em nota divulgada nas redes sociais. A SMEL de Niterói também fez um alerta aos banhistas: “É importante frisar que ondas desse porte requerem habilidades avançadas para a segurança de quem está na água”.

Fonte Extra