Gilmar Catelani

Onda campeã em Canárias

Surfista de Niterói (RJ), Gilmar Catelani fica com o prêmio de onda do ano nas Ilhas Canárias, Espanha.

0

Gilmar Catelani, local de Itacoatiara, Niterói (RJ), foi terceiro colocado no primeiro evento de ondas grandes do Brasil, em 1993, o Clark Foam Big Waves, quando tinha 20 anos. Agora, trinta anos depois, com 50 anos de idade, acaba de ser premiado com a melhor onda do inverno em Lanzarote, Ilhas Canárias, Espanha.

Entre os finalistas, Laura Corviella, Mariano Pargliardine, Albert Garcia e Matias Fernandez. O evento é uma iniciativa local em Canárias, criado por Charles Fraga
e Miguel Macías, responsáveis por Organic_shit, e colaboração com Redbull Espanha e Lantasurboaard.

Foram eleitas as imagens enviadas nos últimos meses inverno e o julgamento foi decidido pelos maiores expoentes do surfe canário, como Manuel Lescano, José María Cabrera, Antonio Marquês, Franito Sanz e Julián Cuelloato.

E a foto campeã acabou sendo uma direita pesada, com imagem de Mario Perezpozo.

“Passaram 10 segundos desde que Yeray me deixou com o jet e entra a série. Montito grita e começo a remada. Eu estava atrasado e pensei que não iria completá-lo, tudo aconteceu muito rápido, mas eu me lembro de concentrar bem o peso e consegui passar o tubo”, diz Catelani, que estava surfando com uma prancha que ganhou de presente do franco-brasileiro Eric Rebiere, uma Gary Linden 10″3.

Segundo Catelani, o inverno foi muito bom, com muitas ondulações de bom tamanho e condições de vento favoráveis. “Na verdade, o prêmio foi inesperado e para mim é uma forma muito simbólica. Meu maior prêmio é a relação que temos de igualdade, humildade, companhia e inspiração com todos os locais, o que faz eu me sentir em casa, grato e orgulhoso de poder compartilhar essas ondas e sensações aos 50 anos com todos esses Yanguns”, finaliza Catelani em mensagem ao Waves.