Mar Sem Fim

Em busca das maiores

Projeto Mar Sem Fim completa quatro temporadas em busca das maiores ondas de Portugal.

0
João de Macedo explora a ilha de São Miguel durante expedição organizada pelo projeto Mar Sem Fim.

Em 2014, uma expedição à Ilha de São Miguel marcou o início do projeto EDP Mar Sem Fim, que acaba de completar a sua quarta temporada. Ao longo dos últimos anos, o projeto tem procurado criar condições para que os surfistas portugueses possam se destacar nas ondas grandes.

Neste período, 18 surfistas estiveram envolvidos no projeto de alguma forma, através de prêmios, bolsas ou participação em expedições.

Uma dos lados mais visíveis do projeto é a premiação Mar Sem Fim. Anualmente, são consagrados os surfistas portugueses que mais se destacaram nas ondas grandes. De um prêmio anual atribuído na primeira edição, em 2014, o evento cresceu, passando a contar com seis categorias na última edição.

São elas: Maior onda remada, Maior onda de tow-in, Melhor wipeout e Melhor tubo, além dos prêmios Júnior e Feminino. Ao todo foram atribuídos 12 prêmios, e distribuído um total de 11,2 mil euros.

Projeto auxilia big riders portugueses na busca pelas ondas grandes.

Desde 2014 também foram atribuídas oito bolsas, num total de 17 mil euros. Alex Botelho utilizou a sua bolsa da terceira edição do projeto (inverno 15/16) para viajar até à ilha de Maui, no Havai, onde se tornou no primeiro português a surfar a mítica onda de Jaws.

João de Macedo, o único português a integrar a elite do Big Wave Tour (2011 e 2017), corre o circuito mundial de ondas grandes com o apoio de uma bolsa.

Desde final de 2016, o Hangar EDP Mar Sem Fim é o quartel geral dos surfistas portugueses que se dedicam às ondas grandes de Nazaré. É uma importante base logística. Com 100 metros quadrados, tem capacidade para receber 14 surfistas, jets e cerca de 50 pranchas. O Hangar anda conta com escritório e um espaço lounge no primeiro piso, utilizado para as reuniões de segurança que antecedem as sessões nos dias de ondas gigantes.

Hangar de Nazaré é uma importante base logística para os surfistas que se aventuram no pico.

Se a Nazaré tem sido o foco das atenções do surfe de ondas grandes em Portugal, o Mar Sem Fim tem se dedicado a explorar novas ondas. Os arquipélagos da Madeira e Açores possuem um total combinado de 917 km de costa (Portugal continental 850 km), por isso foco das expedições tem sido as ilhas.

Desde então foram realizadas oito expedições a várias ilhas dos Açores: Santa Maria, Terceira e Graciosa. Uma das expedições colocou onda dos Açores nos Prêmios Mundiais de Ondas Grandes com uma onda na costa norte de São Miguel, que despertou o interesse de todo o mundo.

Projeto já programa novas expedições pela Europa.

O objetivo para as próximas expedições será visitar o ponto mais ocidental da Europa: a ilha das Flores tem um potencial de surfe enorme e o EDP Mar Sem Fim já começou a recolher informações sobre os diferentes locais e condições meteorológicas necessárias para o surfe de ondas grandes. Paralelamente, a ilha da Madeira e outros pontos no oceano Atlântico estão também no radar do projeto.

Sobre o projeto O EDP Mar Sem Fim é um projeto de exploração de ondas grandes, perfeitas e desconhecidas. Contribui para a visibilidade e desenvolvimento dos surfistas portugueses de ondas grandes, e a promoção do surfe e do turismo em Portugal.

O projeto inclui expedições com os melhores surfistas de ondas grandes, a atribuição de bolsas de exploração, programas de treino específicos, apoio logístico e a edição anual de Prêmios de Ondas Grandes.

Para saber mais acesse o site Mar Sem Fim.