73 anos

Gary Linden eterno

Com 73 anos, americano Gary Linden esbanja alegria e talento para surfar ondas grandes na República Dominicana.

0

Big rider, shaper e dirigente do esporte, o americano Gary Linden acaba de comemorar o aniversário de 73 anos pegando altas ondas na República Dominicana, justamente no maior swell do ano, com vídeo de Tony e Xia Roberts.

Gary Linden é uma figura bem conhecida no mundo do surfe e dispensa apresentações. Surfistas de todas as idades já viram o veterano de 73 anos surfar grandes e perigosas ondas do oceano.

Como o envelhecimento de Linden nunca o impediu de praticar seu esporte favorito, ele não tem nada a temer. No vídeo da Real Surf Tales, Linden pode ser visto surfando com facilidade. E todo o mundo do surfe refletiu sobre a demonstração épica de habilidade do veterano na velhice.

Conhecido não apenas por sua habilidade para surfar ondas enormes, mas também por sua habilidade em projetar pranchas de surfe, Linden realizou muito em sua vida. E seus feitos continuam a servir de inspiração.

Aos 12 anos, Linden pegou uma prancha emprestada e surfou sua primeira onda. Depois de ingressar no Windansea Surf Club, na Califórnia, Linden moldou sua primeira prancha de forma independente aos 17 anos. Devido em grande parte à inspiração que ganhou naquela sessão de shape, ele continuou a criar pranchas de surfe que se tornaram clássicas.

Vários de seus designs se tornaram equipamentos essenciais no surfe de ondas grandes e estão em alta demanda. A vasta experiência em águas pesadas e a contribuição junto a alguns dos maiores nomes do surfe de ondas grandes, deram-lhe um conhecimento privilegiado do assunto.

Ele não apenas criou o Big Wave Surf Tour, em 2009, como também atuou como presidente da Association of Surfing Professionals (ASP), atualmente a World Surf League (WSL). As ondas mais perigosas do mundo – Jaws, Killers, Nazare e Mavericks – estão entre suas favoritas para surfar.

Gary Linden é uma inspiração para muitos na comunidade do surfe moderno, e o recente lançamento do vídeo acima reacendeu a paixão pelo esporte em muitas pessoas da sua idade.

Um espectador falou sobre como Linden é uma lenda viva do surfe que ainda está no esporte, dizendo: “Gary ensinou gerações de surfistas no big surf. Feliz por ver que ele ainda está nisso. A água salgada cura todas as feridas e age como uma fonte de juventude.”

Um surfista antigo também comentou, dizendo: “Go pops! Tenho 53 anos e ainda surfo em um nível bastante alto… espero ainda estar na água nos meus 70 anos.”

Para quem não sabe, Linden morou no Brasil nos anos 70, quando se estabeleceu com sua oficina em Saquarema (RJ). Ele fala português perfeitamente, adora o país e dizem que até hoje ele mantém uma casa no Maracanã do Surfe.

Assista mais vídeos no canal Real Surf Stories.

Fonte Essentially Sports