Mavericks histórico

Mega swell na Califórnia

Mega swell entra na Califórnia e gera ondas com mais de 15 metros em Mavericks, tradicional pico ao norte do estado.

0

A última quinta-feira de 2023, 28 de dezembro, entrou para a história do surfe na Califórnia, EUA. Naquele dia, uma imensa ondulação vindo do oeste gerou ondas enormes em picos como Mavericks, com ondas realmente grandes, com mais de 15 metros para experientes big riders, entre eles o americano Peter Mel, Miguel Blanco, de Portugal, e o havaiano Tyler Balsillie, que sofreu uma vaca bizarra ao ser submetido, literalmente, ao peso do lip da direita de Mavs, norte da Califórnia. O mar não estava nada convidativo longe de ser perfeito ou bonito, mas foi histórico.

“Este foi um dos grandes dias históricos no surfe de ondas grandes”, explicou o documentarista de ondas grandes Tim Bonython, que se juntou ao pioneiro de Mavericks, Jeff Clark, para filmar a ação.

Muitos sabiam que as ondas seriam grandes, mas até mesmo os moradores locais de Half Moon Bay, ficaram surpresos com o quanto massivas eram as ondulações em Mavericks em naquele 28/12.

“O swell hoje estava bastante forte. Condições de diamante negro”, descreveu Peter Mel, lenda de Mavericks, que pegou uma das ondas mais desafiadoras do dia.

 

A mensagem das autoridades durante toda a semana foi para ficar longe devido às condições perigosas causadas pelas grandes ondas. No entanto, pessoas se dirigiram ao litoral para apreciar o espetáculo da natureza.

“As ondas pareciam absolutamente massivas e era tudo o que esperávamos”, disse o big rider português Miguel Blanco. “Era realmente grande, eu diria ondas de 40-60 pés.”

Blanco voou para a cidade diretamente de Portugal, onde reside, para surfar as ondas históricas de Mavericks.

 

Era difícil ver da terra, mas imagens incríveis filmadas na água mostram como as ondas estavam realmente grandes.

“Se for a sua vez, você simplesmente tem que ir”, disse Blanco. “Quando você vê uma onda grande, você fica meio assustado, mas ao mesmo tempo sente que deve ir e simplesmente aproveitar”, completou o português.


Fontes ABC 7 News Bay, Mavericks Surf Awards