Nazaré Big Wave Challenge

Sinal Verde em Portugal

WSL confirma realização do Nazaré Big Wave Challenge nesta segunda-feira (22) na Praia do Norte, Portugal.

0
Lucas Chumbo Chianca na edição 2022 do torneio.

O Tudor Nazaré Big Wave Challenge da WSL (WSL) acontece nesta segunda-feira (22), na Praia do Norte, Nazaré, Portugal. Foi emitido o Sinal Verde e a primeira chamada acontece às 8h45 no horário local (5h45 no horário de Brasília).

As equipes formadas por alguns dos melhores surfistas de ondas grandes foram notificadas. Após o alerta, nova configuração das equipes se formou e seis atletas brasileiros competem em Nazaré. Lucas Chumbo Chianca (BRA), Pedro Scooby (BRA), Ian Cosenza (BRA), Maya Gabeira (BRA), Michelle des Bouillons (BRA) e Vitor Faria (BRA). O paulista Rodrigo Koxa defende o time de Portugal, enquanto o carioca Eric Rebiere representa a França.

Serão 18 big riders enfrentando as grandes ondas de Nazaré para ultrapassar os limites em seis baterias de 40 minutos. Cada time participará de duas baterias, com os dois surfistas alternando entre surfar e pilotar o jet ski.

“Estamos muito entusiasmados com as condições para segunda-feira”, afirma Rob Gunning, gerente da WSL Europa. “Tem sido um inverno lento até agora e desta vez parece que tudo está caminhando na direção certa. Esperamos que as ondas apareçam com os ventos fracos esperados. Os melhores surfistas de ondas grandes do mundo estão prontos para dar show”.

Cada surfista mantém suas duas melhores pontuações e o número mais alto conta em dobro, o que significa que a pontuação total possível de um atleta é de 30 pontos. Ao final do dia serão distribuídos quatro prêmios:

Melhor Desempenho Masculino (atleta com as duas maiores pontuações)

Melhor Desempenho Feminino (atleta com as duas maiores pontuações)

Melhor Desempenho de Equipe (duas melhores pontuações de ambos os pilotos do time)

Prêmio Jogos Santa Casa de Mais Empenho (atribuído ao surfista mais atirado ao longo do dia)

Equipes confirmadas no Tudor Nazaré Big Wave Challenge

Lucas Chumbo Chianca (BRA) e Pedro Scooby (BRA)
Nic Von Rupp (POR) e Clement Roseyro (FRA)
Andrew Cotton (GBR) e Will Skudin (EUA)
Rodrigo Koxa (POR) e Vitor Faria (BRA)
João De Macedo (POR) e Antonio Silva (POR)
Sebastian Steudtner (ALE) e Eric Rebiere (FRA)
Maya Gabeira (BRA) e Antonio Laureano (POR)
Michelle Des Bouillons (BRA) e Ian Cosenza (BRA)
Pierre Rollet (FRA) e Rafael Tapia (CHI)

Time alternate confirmado

Benjamin Sanchis (FRA) e Jerome Sayhoun (MAR)

Previsão

A manhã de segunda-feira começará relativamente devagar, com previsão de ondulação durante a tarde e a noite. É esperada um tamanho de face de onda em Nazaré na faixa de 35-45 pés (de 10 a 13 metros) do meio ao final da tarde, podendo ter até 50 pés (15 metros) no final do dia. O melhor dia das ondas deve ser na terça-feira (23).

Embora não seja o maior swell em Nazaré – e esteja mais de oeste do que organização gostaria – tem condições de ter ondas de boas a excelentes. Ventos fracos de sul a sudeste são esperados durante a segunda-feira. O vento provavelmente terá uma tendência fraca à tarde, vindo de sudoeste, embora seja aguardada condições limpas. Mesma direção de vento é esperado para terça-feira.