La Vaca Gigante

Janela aberta em Santander

Aberto período de espera do La Vaca Gigante, competição em Santander, Espanha. Janela vai até dia 20 de maio.

0

O período de espera da 10ª edição do La Vaca Gigante, torneio de ondas gigantes em Santander, em Cantabria, Espanha, está aberta e vai até o dia 20 de maio. Big riders locais e especialistas em previsão das ondas monitoram as condições para iniciar as disputas.

A competição rola caso as ondas atinjam entre 6 e 8 metros, com devida força, ventos e ponto de maré. Confirmando o swell, a organização emite uma série de alertas, que podem ser acompanhadas nas redes sociais, e assim começa a contagem regressiva para a prova.

O formato do campeonato continua por convites, onde nove locais enfrentam nove atletas do resto do mundo. O brasileiro Lucas Chumbo Chianca é um dos convidados do evento.

O torneio é sempre acompanhado por uma equipe de segurança, tanto aquática (10 jet skis e barco-hospital) quanto terrestre (salva-vidas e ambulâncias). Todos lutam para vencer o prêmio de € 10 mil (R$ 53 mil).

Durante a coletiva de imprensa de apresentação, o presidente do Banco Santander Obsession A2 Club, Pedro García, lembrou que “atualmente o La Vaca Gigante é a única competição de ondas gigantes na remada da Europa” e espera que o evento possa ser realizado em breve. “Último ano foi no final de março, vamos ver se a série de tempestades que vamos receber coincide com os ventos do sul e a maré que precisamos”, diz.

Entre as novidades desta edição, García destacou que haverá transmissão ao vivo via streaming e participação feminina. “Fomos pioneiros e nesta ocasião temos três
surfistas confirmadas, que são Shannon Marie Quirk, Katie McDonald e Laura Coviella”, fala.

Estão confirmados, o atual campeão, Nano Riego; Óscar Gómez Ibars e estrelas internacionais como Lucas ‘Chumbo’ Chianca, vencedor do Tow-in Surf World Cup em Nazaré.

“La Vaca Gigante é um turismo sustentável e familiar, por isso é muito importante, e é um compromisso firme com o futuro”, expressa Gustavo Cubero, diretor geral de turismo do Governo da Cantabria.

“Para a cidade é uma promoção externa espetacular. La Vaca Gigante continuará e eu espero que possamos continuar a apoiá-lo por muitos anos”, finaliza Beatriz Pellón, conselheira desportiva da Câmara Municipal de Santander.

O vídeo foi publicado no canal ObsessionA2