La Vaca Gigante

Campeões definidos em Santander

Confira campeões da 10ª edição do La Vaca Gigante, torneio disputado em Santander, Espanha.

0

Vinte e quatro surfistas competiram na imponente onda de Cantabria, Espanha, na 10ª edição do La Vaca Gigante. Os atletas droparam paredes de mais de 7 metros de altura, coroando o basco Indar Unanue como campeão.

O dia amanheceu nublado em Cueto, quase sem vento e o silêncio só foi quebrado pelo
som de ondas aguardando ansiosamente a sua vez de brilhar. A maré estava subindo e por volta de meio-dia a competição começou com a rodada de testes, uma prévia em que sete surfistas entraram na água para alcançar a último vaga no evento principal. A ação não demorou para começar e com boas ondas e surfe muito potente, o francês Pierre Rollet superou os demais e conquistou a vaga, fazendo 24.11 pontos de somatório.

Com o número completo de big riders divididos em três baterias de seis, a luta pelos € 10 mil (cerca de R$ 54 mil) iniciou perante um bom público. O formato da competição consistia em baterias de 45 minutos em que os surfistas somavam suas duas melhores ondas, a melhor das duas contava em dobro.

A primeira rodada destacou o talento local, com Nico García e Nano Riego conquistando o primeiro e segundos lugares – 23.84 e 22.87 pontos, respectivamente – o que rendeu a eles o lugar na final. Os participantes da segunda rodada entraram na água logo em seguida, e a situação virou, desta vez foram os surfistas Indar Unanue e Nic Lamb que levaram melhores pontuações, somando nota 25.27 para o basco e 25.39 para o californiano.

Por fim, a terceira rodada contou com a participação do local Juan Merodio e do francês Pierre Rollet. Merodio alcançou nota 10 em sua melhor onda, com um somatório de 26.90 pontos, e Rollet alcançou a maior pontuação combinada das eliminatórias com 28.27.

Com a lista final dos big riders que brigariam pelo título, cerca de 10 mil pessoas presenciaram a grande final do La Vaca Gigante 2024. A final contou com seis finalistas e uma bateria de uma hora em um bom mar.

Nico García e Nano Riego, campeões da última edição, confirmaram o favoritismo, somaram uma pontuação combinada de mais de 20 pontos, colocando-os no pódio em terceiro e segundo lugar, respectivamente. O francês Pierre Rollet dropou uma bomba que os juízes pontuaram com 9.77. No entanto, ele não conseguiu uma segunda onda que o colocasse no pódio, o que deu o título a Indar Unanue.

Unanue marcou duas ondas acima de 9 pontos, 9.67 na segunda e 9.93 na terceira, o que rendeu a ele um somatório de 29.53 de 30 possíveis. Depois de alguns anos sem participar do competição, Indar conseguiu vencer depois de terminar em segundo lugar outras três vezes.

“A organização fez um ótimo trabalho e acertou na convocação do evento porque é uma onda complicada para acertar o timing. Vim querendo fazer uma final e fui em frente. Fiquei muito entusiasmado por ganhar o campeonato porque depois de vários pódios, eu estava realmente ansioso por isso. Obrigado a todos os pilotos, patrulha de segurança, público e equipe da organização por tornar isso possível”, diz Indar Unanue.

Resultados

1 Indar Unanue (ESP) 29.53 pontos
2 Nano Riego (ESP) 22.21
3 Nicolás García López (ESP) 20,61
4 Pierre Rollet (FRA) 19.54
5 Nic Lamb (EUA) 17.99
6 Juan Merodio Velasco (ESP) 2.46

Melhor surfista local: Nano Riego
Pior vaca: Juan Merodio

Veja mais vídeos no canal ObsessionA2.