Itacoatiara Big Wave 2023

Tubos pesados na segunda chamada

Atletas caçam pesados tubos no meio da praia na segunda chamada do Itacoatiara Big Wave 2023, Niterói (RJ).

0

Um swell potente com ondas de até 4 metros chegou e neste último sábado (5) rolou a segunda chamada do Itacoatiara Big Wave (IBW) 2023, em Niterói (RJ). Os surfistas Rodrigo Koxa, Willyam Santana e Guilherme Hillel foram os destaques. Pelo grau de dificuldade e potência de suas ondas, Itacoatiara está é reconhecida como a Nazaré brasileira, em comparação à praia portuguesa, referência mundial dos campeonatos de surfe de ondas gigantes.

No caminho para fazer parte do calendário do surfe internacional, a organização do IBW realiza neste ano a primeira competição exclusivamente na modalidade tow-in, típica das competições de ondas grandes. Apenas três lugares no mundo realizam competição nessa modalidade: Itacoatiara, Galícia (Espanha) e Nazaré (Portugal).

A chamada deste sábado foi a segunda do IBW 2023 e teve quatro baterias, cada uma com cinco equipes compostas por surfistas e pilotos. Cada atleta entra na água duas vezes e reveza nas posições. Entre atletas de vários estados brasileiros, assim como do Chile, Equador e Peru, segundo os organizadores do IBW 2023, o destaque no primeiro dia de prova ficou com Rodrigo Koxa, Willyam Santana e Guilherme Hillel. No mar também estavam Kalani Lattanzi, Paulo Diego Imbica, Michaela Fregonese, Gutemberg Goulart, Alemão de Maresias, Gabriel Sampaio, Pedro Calado e Ilan Blank, entre outros.

“Conforme previsto, o swell chegou com força e energia nas primeiras horas da manhã e a segunda sessão do Itacoatiara Big Wave deste ano foi realizada com ondas em torno de três a quatro metros, com muita energia e muito desafio para surfistas e pilotos por conta do pouco espaço de navegação que existia hoje”, diz Alexey Wanick, diretor executivo do IBW.

As ondas de Itacoatiara são tão potentes que surpreenderam até mesmo os atletas de elite, como o campeão de tow-in da edição de 2022 do IBW, Willyam Santana, que fez dupla com Ilan Blank e Gustavo Chumbão.

“Surfar em Itacoatiara hoje foi incrível. É diversão garantida entre os amigos. O mar estava bem difícil para pilotar, mas é sempre um desafio estar surfando aqui. Tiveram bons tubos. A gente teve que garimpar muito e procurar a melhor onda embaixo do pico, porque as maiores não rodavam o tubo, então a gente ficava garimpando a onda certa pra pegar o tubo. É um desafio muito grande não só para o piloto, como também para os surfistas. Mas deu tudo certo e consegui fazer um bom round. A minha primeira bateria foi bem incrível. Fiz duas ondas bem legais. Eu espero que eu tenha me dado bem”, conta Willyan Santana.

Ex-recordista mundial de ondas grandes, Rodrigo Koxa, que fez parceria com Vitor Faria, destacou o trabalho em equipe e a importância de surfar em Itacoatiara, cuja condição inigualável o prepara para outros campeonatos.

“É demais. Esse beach break é power demais. Acho que é a onda mais forte do Brasil em questão de beach break na areia. Rock and roll. Uma onda muito difícil de pilotar. Tem tudo a ver com tow-in, que mostra toda a necessidade de uma equipe. Um treinamento de quem faz mesmo com seriedade o esporte. Aqui estão os melhores, toda a galera que vai para Nazaré. A gente faz uma confraternização de maneira que a gente treina aqui para viajar e fazer nossa parte fora do Brasil”, fala Koxa.

A janela do IBW 2023 está aberta desde 14 de julho e permanecerá assim até 31 de agosto. Nos últimos anos, o campeonato se consolida como a principal competição de surfe de ondas grandes do Brasil.

As sessões do IBW acontecem quando as previsões indicam potentes ondulações e ventos favoráveis. A organização do evento acompanha as previsões e, quando são identificados swells com potencial, é emitido o sinal amarelo. A ondulação se confirmando, é emitido o sinal verde.

Durante as sessões, os atletas têm suas ondas registradas por cinegrafistas. Após o encerramento das janelas, as ondas são julgadas por uma comissão de arbitragem profissional com base nos critérios internacionais adotados para o surfe de ondas grandes. A competição distribuirá R$ 85 mil em prêmio a ser dividido entre surfistas, pilotos e cinegrafistas que registrarem as ondas vencedoras.

O prefeito da cidade portuguesa de Nazaré, Walter Chicharro, tem visita prevista à Prefeitura de Niterói na próxima semana para traçar realizações esportivas em parceria com a cidade fluminense.

O Itacoatiara Big Wave é realizado através da Prefeitura de Niterói por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com apoio da NOB, Jappa da Quitanda, Brodão Brasil e da Secretaria Municipal do Clima.

Memória Big Wave 2022

Gabriel Sampaio e Willyam Santana sagraram-se campeões do Itacoatiara Big Wave 2022, ao descer ondas consideradas entre as maiores já surfadas no Brasil. O atleta de Niterói garantiu, à época, o lugar mais alto do pódio na modalidade remada ao surfar ondas potentes, uma delas com seis metros, em condições extremas e adversas, na Praia de Itacoatiara. Já o sergipano Willyan Santana levou o título no tow-in se destacando nas duas sessões na Laje do Shock.

A competição, que foi realizada entre junho e agosto, os atletas surfaram grandes ondulações e as ondas foram registradas em vídeo e enviadas para serem julgadas por um comitê técnico especializado. A paranaense Michaela Fregonese recebeu uma menção honrosa pela atitude e estilo que a levaram à quarta colocação na categoria entre 10 competidores. Ela ainda encarou a maior onda já surfada por uma mulher em Itacoatiara e no Brasil em todos os tempos, de cinco metros de altura.