Operação Réveillon

Baixada prepara restrições

Prefeitos da Baixada Santista (SP) discutem soluções para conter as aglomerações de final de ano na região.

0
Prefeitura de Bertioga vai intensificar a fiscalização e segurança na orla e avenida da praia durante as festas de fim de ano.

Com o aumento dos casos de Covid-19 no litoral paulista, os prefeitos de nove cidades da Baixada Santista (SP) reuniram-se na última semana em busca de soluções para conter as aglomerações de final de ano na região.

Uma das alternativas discutidas foi a proibição total do acesso às praias da região no dia 31 de dezembro, tanto nas orlas como nas faixas de areia, mas isso só seria possível com a cooperação do governo estadual, já que os municípios da região não possuem efetivo suficiente para fiscalizar o cumprimento da medida.

Outra ideia proposta foi a criação de barreiras sanitárias para inibir a chegada de turistas pontuais na Baixada Santista. Já está prevista a medição de temperatura dos visitantes na entrada da cidade, mas não a exigência de comprovante de imóvel na região ou teste de Covid-19 com resultado negativo.

Cidades como Guarujá e Santos costumam receber centenas de milhares de turistas nesta época. Já a prefeitura de Bertioga, que participou da reunião, instaurou a “Operação Réveillon” para intensificar a fiscalização e segurança na orla e avenida da praia, entre os dias 24 de dezembro e 31 de janeiro.

Ao final da reunião, os prefeitos da Baixada solicitaram em carta direcionada ao Governo do Estado que o efetivo da Polícia Militar, já previsto para a Operação Verão, seja ampliado para auxiliar nas ações de fiscalização. Quase todas as cidades do litoral paulista também suspenderam a queima de fogos do final de ano.

A previsão é que mais de 3,5 milhões de veículos circulem nas rodovias litorâneas do estado entre os dias 21 de dezembro e 4 de janeiro. Estima-se ainda que, durante toda a temporada, a movimentação de veículos fique em 700 mil por fim de semana.