Abaixo-assinado

Masters pedem inclusão em lei

Atletas de distintas modalidades assinam abaixo-assinado para que haja atenção especial ao esporte master brasileiro.

0
Bodyboarder Mariana Nogueira é uma das signatárias do abaixo-assinado enviado ao Senado.

Diversos esportistas de distintas modalidades do Brasil assinaram um abaixo-assinado que foi enviado ao Senado Federal, com o objetivo de que haja atenção especial ao esporte master brasileiro. Surfistas, velejadores, jogadores de basquete, futebolistas, nadadores e outros atletas de várias modalidades assinaram o manifesto.

A iniciativa do abaixo-assinado pede aos parlamentares que ocorra a inclusão do esporte master na nova Lei Geral do Esporte.

No surfe, os atletas que assinaram foram Ricardo Tatuí, Rico de Souza, Ricardo Bocão; os bodyboarders Isabella Nogueira, Marcello Pedro, Mariana Nogueira; e as federações CBSurf (Confederação Brasileira de Surf) e CBRASB (Confederação Brasileira de Bodyboarding).

Confira o texto na íntegra: 

Vimos, por meio deste, solicitar de Vossas Senhorias atenção especial ao esporte master
brasileiro, que não dispõe de recursos federais, diferente das demais modalidades esportivas já contempladas nas leis Agnelo Piva e das loterias, como recebem o esporte olímpico, paralímpico, escolar, universitário e de clubes.

Considerando que o esporte master se enquadra na nova lei Geral do Esporte sancionada pelo presidente Lula em 14/6/23, incluído no artigo 14, parágrafo 2.º dentro do Sistema Esportivo Nacional (SINEESP) desta forma: § 2º O esporte master e suas organizações esportivas são reconhecidos como integrantes do SINEESP e desenvolvem-se nos níveis da excelência esportiva e do esporte para toda a vida.

Conseguimos uma grande vitória este ano com a inclusão do esporte master na nova Lei Geral do Esporte acima, mas nossa entidade representativa, o Comitê Brasileiro do Esporte Master, CBEM, foi excluída da repartição dos recursos das loterias na votação ocorrida nesta casa para aprovação da referida lei.

Esclarecemos que o CBEM é a única entidade brasileira reconhecida pela International Master Games Association – IMGA (relacionada ao Comitê Olímpico Internacional). A IMGA organiza JOGOS MASTER pelo mundo, como os Jogos Europeus Master, Jogos Asiáticos Master, Jogos Americanos Master, Jogos Mundiais de Inverno e, claro, os Jogos Mundiais Máster, maior competição multi esportiva do planeta, que acontece a cada quatro anos, e pode ter até 28.000 inscritos, como foi o caso da última edição realizada na Nova Zelândia em 2017.

Como em breve estará em votação no Senado o PL 3626/23 dos Jogos de Apostas, solicitamos de Vossas Senhorias a inclusão do CBEM entre as entidades beneficiárias desta nova fonte de recursos, no artigo 30- III, com um % de 0,09, igual ao que recebeu o esporte universitário, o que traria um mínimo de justiça para o esporte master na legislação federal.

Nosso pleito se justifica no aumento da longevidade no país, conforme dados do IBGE
apontando que temos mais de 30 milhões de idosos, e há notáveis casos de atletas masters brasileiros que seguem competindo no mais alto rendimento, como o bicampeão olímpico Robert Scheidt da vela (50 anos), o campeão olímpico Rodrigo Pessoa no Hipismo (50 anos) e o hexacampeão mundial Nicholas Santos da natação (41 anos).

Citamos também atletas internacionais campeões mundiais em idade master como o tenista Roger Federer, que só se aposentou aos 41 anos, e o maior exemplo de todos, o 11 vezes campeão mundial de surfe Kelly Slater que ainda corre o circuito mundial da WSL com 51 anos.