Salvador

A benção de Santo Antônio

Fotógrafo João Geraldo clica belas imagens do swell que despertou o Banco de Santo Antônio e proporcionou sessão histórica em Salvador (BA).

0
De acordo com Lapo Coutinho, as ondas ultrapassaram os 15 pés.

Um potente swell de Sudeste despertou uma das ondas mais lendárias de Salvador (BA), o Banco de Santo Antônio. Alguns dos maiores big riders do surfe nacional encararam ondas pesadas, que podem ter sido as maiores já registradas na Bahia.

Clique aqui para ver a reportagem completa

O fotógrafo João Geraldo (@jsurf.bahia) posicionou-se no melhor ângulo para imortalizar a sessão. O profissional já é conhecido por desbravar algumas das ondas mais raras e pesadas da Bahia, como a Pedra que Ronca e o Farol de Itapoã.

O surfe no Banco reuniu nomes como Lapo Coutinho, Armando Daltro, Heloy Júnior, Luciano Dubiba, Maurício Abubakir, Eloy Lorenzo, Gustavo Kombi, Jeférson Goes, Afrânio Júnior e Pedro Lomanto. O grupo teve suporte de Mateus Harfush, que colocou seu barco à disposição para chegar ao pico em alto-mar.

Segundo cálculos de Lapo Coutinho, as maiores ondas ultrapassaram a casa dos 15 pés (quatro metros e meio). Ele rebocou Luciano Dudiba em uma das maiores do dia, e contou como a dupla conseguiu encontrar a “maior onda já surfada na Bahia”.

“Falei: Dubiba, se prepara que está vindo a maior do dia. A gente começou a acelerar e fui indo muito para o outside, passando várias ondas grandes da série e relutando em virar o jet, porque eram ondas animais. Mas via que aquela montanha ainda estava lá atrás. De repente ela apareceu. Dei a virada, posicionei o Luciano, ele soltou a corda e dropou o que acredito ser a maior onda já surfada na Bahia”.

Veja as fotos da sessão pelas lentes de @jsurf.bahia.