Irmandade atlântica

Jaguá e Nazaré unidas

Pedido de geminação entre Nazaré e Jaguaruna é assinado por autoridades portuguesas e representantes de Santa Catarina.

0
Thiago Jacaré, Catiane Seife, Manuel Serqueira e Estener Soratto na Câmara Municipal de Nazaré, Portugal.

Foi assinado um pedido de aproximação entre os municípios que possuem a maior onda do Brasil e a maior do mundo, Nazaré, em Portugal, tendo como signatário do pedido o estado de Santa Catarina por meio da secretaria o de turismo, representada pela secretaria adjunta Catiane Seife.

Thiago Jacaré, membro do Big Waves Brasil e o deputado estadual por Santa Catarina, Estener Soratto, participaram de uma reunião junto ao presidente da Câmara Municipal de Nazaré, Manuel Sequeira, o adjunto Milton Estrelinha e o administrador da empresa pública Nazaré Qualifica, Pedro Pisco, com o objetivo de conseguir a geminação das cidades de Nazaré e Jaguaruna, onde se encontra a maior onda do Brasil, Laje da Jagua.

O presidente Manuel Sequeira manifestou seu interesse e determinou ao seu adjunto Murilo que seguisse com os processos burocráticos para a geminação das cidades Nazaré e Jaguaruna.

Laje da Jagua (SC), maior onda do Brasil.

A comitiva catarinense participou de duas visitas técnicas, sendo a primeira no mar para conhecer de perto o canhão de Nazaré através da logística da Nazaré Water Fun, empresa de animação marítimo-turística que move a logística local, fundada por Lino Bogalho, um dos principais responsáveis por mostrar para o mundo, o fenômeno que causa ondas gigantes em Nazaré. E também receberam acompanhamento do canal Gigantes de Nazaré.

No segundo dia a visita técnica foi realizada com acompanhamento de Pedro Pisco que apresentou à comitiva o centro de treinamento Car Surf, local que recebe atletas com uma estrutura de qualidade, fornece hospedagem e fica ao pé da Praia do Norte, Farol São Miguel Arcanjo (museu), lugar histórico da cidade com vista de camarote para maior onda do mundo, Câmara Municipal de Nazaré, local onde se encontra o presidente da cidade e Porto de abrigo, base de encontro e saída dos jet-skis e atletas para surfar a onda.

Foi apresentada toda articulação para a execução do esporte e do turismo em Nazaré.

Nazaré, maior onda do mundo.

Como houve o acordo entre as partes, o próximo passo será uma reunião promovida pelo governo do estado de Santa Catarina e o município de Jaguaruna, com o prefeito Laerte para explicar como funcionará os processos legais.

O surfista português Sérgio Cósmico esteve presente na articulação das conversas, e na mesma ocasião citou que está muito feliz pelo movimento que está acontecendo.

“Sei da importância dessa união entre essas duas ondas que movimentam o big surf mundial, a Laje da Jagua é especial, não é à toa que ganhou o apelido de Nazaré brasileira”, finalizou o big rider de Nazaré.