Caminhos de Portugal

Cruzando o rio Tejo

Equipe Waves passa por Cascais, Sintra e Costa da Caparica, na costa lusitana.

0

A expedição “Caminhos de Portugal” segue a todo vapor e foi marcada por uma jornada pelos picos de surfe mais conhecidos da região central do País, na última quinta-feira (1/10).

Saímos de Lisboa e começamos o dia passando pela bela Pedra do Sal, em São Pedro do Estoril, Cascais.

Boas direitas com longas paredes quebravam pelo pico, mas bem cheias e com a presença do crowd.

Muitos surfistas também dividiam o lineup em Carcavelos, um dos lugares mais procurados da região e a primeira praia oceânica depois da foz do rio Tejo.

Em Carcavelos, uma praia urbana e familiar, pode-se encontrar bares, restaurantes, escolas de esportes náuticos, espaços para futebol e vôlei de praia, chuveiros, área de pesca esportiva, pista de skate, banheiros, estacionamento e ótimos acessos, também para pessoas com mobilidade reduzida.

Na sequência, visitamos a praia do Guincho, um dos melhores locais de Portugal para a prática de esportes náuticos como o surfe, windsurf e kitesurf. Depois de um belíssimo visual na chegada à praia, nos deparamos com ondas fortes que ultrapassavam 1 metro nas séries, mas quebrando solitárias devido ao forte vento na região.

De Cascais, partimos para a Praia Grande de Sintra. A estrada que liga as praias é bem estreita, mas tem um visual incrível. Na Praia Grande, conhecida por sediar o Mundial de Bodyboarding há muitos anos, o mar também apresentava condições difíceis e ninguém se aventurava na água.

Ainda no embalo, voltamos a Lisboa e seguimos para a Costa da Caparica, do outro lado da foz do rio Tejo. São aproximadamente 30 km de praias para escolher, algumas delas com boa acessibilidade, acesso a pé a partir da cidade, bares, restaurantes, banheiros.

Junto com um pôr do sol incrível, ondas com formação regular quebravam ao lado de alguns molhes de pedra. Aos poucos o swell se alinhava depois do forte vento que soprou nos últimos dias.

Finalizando a quinta-feira, a equipe Waves dirigiu até a região do Alentejo, mais precisamente para Cercal.

Chegamos à noite e fomos muito bem recebidos pela equipe da Herdade da Matinha, um confortável hotel fazenda situado na costa alentejana. Depois de um jantar delicioso, chegou a hora do descanso, mas a missão continua nesta sexta, explorando alguns picos da região.

Clique aqui para conhecer os surf points de Portugal