Praia do Icaraí

Swell épico no Ceará

Sidnei Machado registra locais do Icaraí em ação durante swell épico na costa cearense.

3

Durante os dias 2 e 3 de março de 2018, o estado do Ceará recebeu uma das maiores ondulações dos últimos dez anos, com alerta da marinha informando que a maré atingiria 3.2m com lua cheia. Com isso, algumas praias chegaram a bombar ondas de 6 a 8 pés.

A Praia do Icaraí, mesmo com todo o problema do avanço do mar, suportou séries que passavam dos 3 metros. Em toda a extensão da orla, as ondas quebraram de sonho. Picos como o dos Coqueiros receberam ondas de 3 a 7 pés; no antigo Praia e Sol, hoje conhecido como Entulhos Reef (por conta do fundo de pedras que se misturou aos entulhos deixados da antiga barraca) tivemos ondas pesadas na rasa bancada de pedras; o Kamoa quebrou no terceiro reef.

Já no Pico da Isabela (nome dado em homenagem à tetracampeã mundial de bodyboarding Isabela Sousa) quebraram esquerdas e direitas pra todos os gostos. Por sua vez, na rasa bancada de areia da Waikiki, em frente à lagoa da Tabuba, os tubos rodavam tanto do outside até a areia que mais parecia uma tubolândia.

As condições foram perdendo pressão ao longo do sábado com a chegada de um vento de leste que estragou a formação das ondas, mas prometendo manter durante a semana um surfe de linha com pouco vento.

Confira também algumas imagens da session que rolou no Pico das Almas, em Cumbuco, registrada por Edivan de Sousa: