Águas de março

Dias clássicos no Sul

Depois de um verão que deixou a desejar, Willian Becker clica início de março abençoado no litoral gaúcho.

0

Com algumas das praias mais longas do mundo, o estado do Rio Grande do Sul tem em sua geografia um grande desafio para que se encontre boas condições de surfe. Com exceção da praia de Torres – divisa com Santa Catarina – são quilômetros de faixas de areia sem morro ou recorte, o que torna a ação dos ventos bastante ativa o ano inteiro e, na maior parte dos dias, prejudica a formação das ondas.

Mesmo o estado ficando no extremo sul do país, exposto a diversas ondulações, o início de 2019 deixou a galera na fissura, em uma das regiões com maior número de surfistas do país. Dias flats foram a realidade e, além disso, uma grande infestação de águas-vivas fez com que alguns classificassem com um dos piores verões de surfe dos últimos anos. Apesar do forte calor, o uso de long john foi necessário em vários dias para evitar o contato com águas-vivas para àqueles que se aventuraram em condições não muito favoráveis.

Passados os meses de janeiro e boa parte de fevereiro, algumas boas ondulações começaram a agir na costa gaúcha, anunciando o fim do verão e o início da melhor época do ano no estado, o outono. Com ótimas bancadas, dias de água cristalinas e claro, aquele vento terral tão aguardado em uma costa castigada por fortes ventos do quadrante nordeste e sul – ambos maral para a região.

Com as águas de março e o início do outono, alguns dias clássicos vem rolando no Rio Grande do Sul para acabar com a espera de alguns meses durante o último verão da “surfistada”. Como sempre, os picos em destaque são as plataformas de pesca de Tramandaí, Atlântida e Cidreira, além das praias de Torres.

A galera tem feito a cabeça e aproveitando cada onda que entra perfeita em alguns dos beach breaks mais temperamentais do Brasil. Acostumados com grandes ressacas de sul, água turva e fria durante o inverno, surfar dias assim são um verdadeiro sonho.

Ficamos aqui, na torcida para que estes bons dias sejam frequentes nos próximos meses e que deixe todos bem preparados para a próxima estação, que costuma ser bastante desafiadora para os apaixonados pelo esporte dos deuses no nosso Rio Grande.

Confira na galeria acima alguns registros dos últimos dias na praia de Atlântida. As fotos são do gaúcho Willian Becker (@rastaphotoworks), um dos fotógrafos aquáticos de maior destaque da atualidade no estado.