Costa africana

Um retrato do surfe na Libéria

País da costa oeste da África, Libéria surge como novo destino para surf trips, sem o luxo habitual.

0

A costa africana é enorme e nela há diamantes como a esquerda de Skeleton Bay, na Namíbia; as linhas perfeitas das direitas de Taghazout no Marrocos, além claro da clássica direita de Jeffreys-Bay, na África do Sul.

A Libéria, com sua costa praticamente intocada e registro de boas ondas está emergindo como um destino surpreendente para surf trips. Localizado na costa oeste da África, o país oferece algumas opções de surfe, sendo Robertsport a mais conhecida.

No documentário “African Surf Adventure | West Africa Surfing | Post War Surf Trip”, Shannon Ainslie, surf coach credenciado pela ISA (International Surfing Association) explora alguns picos de surfe do país, tendo a missão de disseminar parâmetros de surfe competição, aliados às técnicas de salvamento aquático.

Para quem busca o tradicional conforto dos pacotes das agências especializadas em surf trips, é melhor esquecer a Libéria. No documentário Shannon mostra as instalações da vila na qual ficou hospedado, bastante rústica e sem energia elétrica, sendo uma das únicas (senão a única), opção do local. Porém o visual, a hospitalidade e as ondas sem crowd parecem valer a pena.

Cheriff Fall é um dos expoentes do surfe africano.Nicole Sweetsports
Cheriff Fall é um dos expoentes do surfe africano.

A Libéria e a África como um todo são destinos promissores, nos quais o surfe tem funcionado como ferramenta de desenvolvimento social, e de onde não param de surgir novos talentos.

Uma das primeiras revelações africanas é o senegalês Cherif Fall, que já conta com patrocínio e alguns bons resultados em competições. Há outros nomes emergindo de uma realidade assolada por guerras civis, entre outros problemas sociais, mas o surfe ainda é bastante incipiente na região.

Na descrição o autor explica mais sobre a aventura de surfar em Robertsport:

Eu assisti a um documentário há muitos anos sobre surfistas que foram para a Libéria logo após a guerra civil. Eles surfaram algumas ondas incríveis e entrevistaram moradores locais sobre sua visão a respeito da guerra. Foi triste e inspirador ao mesmo tempo. Eu sempre quis ir para a Libéria e surfar em Robertsport. Finalmente tive a chance de fazê-lo quando fui representar a (ISA) International Surfing Association ministrando cursos de treinamento e julgamento de surfe. Nós colaboramos com a International Surfing Association, Provide the Slide, Universal Outreach e o Robertsport Surf Club. Conseguimos surfar entre todos os treinamentos, conhecer pessoas incríveis, aprender sobre a história do país e também ajudá-los a realizar um grande campeonato de surfe“.

CCampeonato Nacional de surfe da Libéria
C

Sobre a Libéria – A Libéria é um país na costa oeste da África, fundado em 1847. É conhecido como o primeiro estado independente africano, resultado da chegada de escravos libertos dos Estados Unidos. O país possui diversidade étnica, com mais de 16 grupos diferentes, e sua capital, Monróvia, é o centro político, econômico e cultural.

O país é famoso por sua beleza natural, incluindo florestas tropicais, praias intocadas e vida selvagem exótica, como elefantes e hipopótamos. Apesar de enfrentar desafios, como uma guerra civil devastadora de 1989 a 2003, a Libéria está empenhada em se reconstruir e alcançar estabilidade política e econômica.

A costa africana ainda apresenta muitos lugares a serem exploradosGoogle
A costa africana ainda apresenta muitos lugares a serem explorados

A agricultura, com produtos como borracha e café, e a riqueza mineral, como diamantes e ouro, desempenham um papel importante na economia liberiana. O país também trabalha para melhorar seu sistema de saúde e fortalecer suas instituições após o surto de Ebola em 2014-2015.