Tubarão

Como sobreviver um ataque?

Especialistas ensinam como sobreviver ou evitar um ataque de tubarão.

0
Brasil registrou três ataques e um óbito em 2021.

Em 2021, foram registrados mundialmente 73 ataques de tubarão contra humanos. O país com mais casos foram os Estados Unidos, com 47 ataques do animal, com uma morte registrada. O Brasil registrou três episódios, também com um óbito. Esses números foram catalogados pelo Registro Internacional de Ataques de Tubarão.

Ou seja: em um planeta com 8 bilhões de pessoas, ter um registro de menos de cem ataques deste animal contra humanos torna esse um evento estatisticamente bem raro. Apesar disso, o ditado é claro: melhor prevenir do que remediar. Por isso, especialistas ensinaram como evitar ser atacado por um tubarão, ou sobreviver se um deles te transformar em alvo.

Evite praias que tenham embarcações pesqueiras: o descarte das iscas, vísceras de peixes e animais mortos que ficam no mar chamam a atenção dos tubarões, afirma Richard Peirce, presidente da Shark Trust and Shark Conservation Society, com sede no Reino Unido, em entrevista à rede CNN dos Estados Unidos.

Não use adereços brilhantes na água: pense, tubarões se alimentar majoritariamente de peixes, que têm escamas prateadas. Ao usar joias ou anéis, o tubarão pode te confundir com uma presa.

Converse com o salva-vidas: antes de entrar no mar, fale com o salva-vidas, e pergunte-o se há registro de tubarões naquela praia, é o que aconselha Chris Lowe, professor de biologia marinha e diretor do Shark Lab da California State University.

Ouça seus instintos: se você não se sente confortável em entrar no mar por conta do medo de ser atacado por um tubarão, simplesmente não entre, confidencia Neil Hammerschlag, diretor do Programa de Pesquisa e Conservação de Tubarões da University of Miami Rosenstiel School.

Caso você aviste um tubarão próximo a você no mar, as recomendações ficam um pouco diferentes. Primeiramente, não entre em pânico. Movimentos bruscos só farão com que o predador marítimo fique mais encorajado a ir até sua direção. Mas se você perceber que o animal já está perto, a ideia é que você abra seus braços e pernas para parecer maior, e mantenha contato visual com o tubarão, para intimidá-lo.

Em último caso, se você for atacado: não se finja de morto, ataque de volta o tubarão do jeito que for possível, com socos na região do nariz (cuidado, os dentes são próximos dali). Se você carrega algo, como um snorkel, uma câmera ou um pé-de-pato, use como arma em sua defesa.

Por fim, ao fugir em direção a areia, retorne devagar, mantendo o tubarão em seu campo de visão, sem excitá-lo.

Fonte R7