Puerto Escondido

Big rider lesiona cabeça

Big rider sul-africano Matt Bromley leva vaca sinistra em Puerto Escondido, México, e leva dezenas de pontos na testa.

0
Matt Bromley em ação.

Na última sexta-feira (1), o surfista sul-africano de ondas grandes Matt Bomley levou uma vaca em Puerto Escondido, México, e sofreu ferimentos sérios na cabeça após ser atingido por sua prancham, uma 9’6. A onda tinha de 10 a 15 pés (cerca de 4,5 metros)

Matt não teve, milagrosamente, nenhuma fratura ou rachadura óssea, “apenas” um inchaço na face ao redor do ferimento. O impacto foi tão forte que o bico da prancha esfarelou. O rosto do Matt conseguiu quebrar um equipamento extremamente forte.

“Não há nada de errado com o osso, nenhuma fratura, nenhuma rachadura. Foram apenas todos os músculos, tecidos e pele que foram afetados”, diz Alan Van Gysen a revista Stab. Alan testemunhou o acidente da areia.

Bico destruído após impacto.Alan van Gysen
Bico destruído após impacto.

“Tivemos algum tempo para deixar a poeira baixar e telefonamos para alguns especialistas na África do Sul para obter uma segunda opinião”, explica Alan. “Os médicos e o tratamento aqui (no México) foram muito bons. Acho que o mais importante é simplesmente incrível que Matt sinta pouca dor, o que é o melhor cenário. O bico do seu 9’6 não bateu no olho por milímetros e o ferimento era muito, muito excepcionalmente largo e bastante longo – indo da sobrancelha até o topo da cabeça. A inflamação e o inchaço são normais para esse tipo de lesão. Já superamos as preocupações com a concussão, ele está completamente sozinho e descansando bem. Estamos apenas observando para garantir que não haja infecção nos próximos dias”.

Matt postou o vídeo da vaca em seu Instagram. O surfista foi completamente engolido pela onda de Puerto. O sul-africano conta como foi o acidente.

“A onda que me apanhou, capturada da câmara Surfline. A minha foi a segunda onda do cenário. Houve algumas ondas incríveis na manhã. Bombas de 15 a 18 pés (cerca de 5 metros). A última vez que estive aqui em Puerto foi há sete anos e estava tão animado por estar lá outra vez. Esperei cerca de 2 horas e depois esta onda em particular parecia muito boa. Remei, estava suave como manteiga e, depois, quando dropei e cavei, percebi que estava a caminho de uma grande fechadeira. Fiz o meu salto normal no tubo mas desta vez, infelizmente, a prancha devia estar no lugar para disparar na minha direção. Acidentes podem acontecer a qualquer momento e estou super grata por estar bem”, explana.

Ao chegar na Cidade do Cabo, África do Sul, Matt fará mais testes e exames. “O pai de Matt tem bons contatos de médicos, então eles farão alguns exames e tudo mais e ele definitivamente vai precisar de um cirurgião plástico para ter certeza de que a cicatriz está bem costurada. O médico fez apenas um trabalho externo muito simples para que não houvesse infecção”, explica Alan.

Matt e Alan agradecem a Edwin Morales, Juan Juan Fischer e aos médicos do Hospital Ángel del Mar pela assistência. “Acho que é bom para nós que estamos no mundo da mídia lembrar às pessoas que Matt é um dos melhores surfistas de ondas grandes do mundo e que se machucou. Puerto é super pesado e tem muita gente que vem aqui sem saber o quão forte é a onda. É como aquelas ondas gigantes de 15 a 20 pés (6 metros) batendo na areia seca. Apenas certifique-se de estar preparado e disposto a correr os riscos”, alerta.

Fonte Stab