Golden Gate

Onda para poucos

Fort Point, pico localizado embaixo da ponte Golden Gate, em São Francisco, Califórnia, chama atenção por particularidades desafiadoras.

0

Se há um local de surfe onde as fotos têm maior probabilidade de impressionar surfistas e não surfistas, é Fort Point de São Francisco (CA), que é desafiador e ao mesmo tempo emocionalmente.

A esquerda do point break se estende do outro lado da icônica fortificação de alvenaria localizada no lado sul da Ponte Golden Gate em direção ao local de piquenique.

A imponente ponte suspensa de 2,74 quilômetros de comprimento, inaugurada em 1937, serve como pano de fundo para uma onda de novidades complicada, mas muito procurada.

Fort Point só ganha vida de vez em quando. É uma joia rara e sensível com muitos segredos e perigos ocultos.

O local é alimentado por ondas únicas do Golfo de Farrallones, no Oceano Pacífico, que devem se alinhar com as marés para proporcionar um surfe perfeito.

Em dias épicos, The Fort proporciona uma série de linhas de ondas bem desenhadas às quais nenhum surfista consegue resistir.

Existem vários problemas que não são imediatamente divulgados quando você está no calçadão do Crissy Field.

O lendário surf break de São Francisco tem correntes fortes que podem sugar você até o portão.

Além disso, as rochas escorregadias e os perigos do transporte fazem dela uma arena desafiadora mesmo para surfistas avançados e experientes.

Em 13 de dezembro de 2020, o experiente bodyboarder e querido criador de tortas de São Francisco, Haruwn Wesley, morreu em Fort Point após bater em uma grande rocha, ficar inconsciente e submergir na água. O homem de 64 anos surfava ali havia décadas.

Apesar de sua imprevisibilidade e natureza rara, o badalado Fort Point permanece limpo durante grandes ondas de inverno, ventos de sul e maré baixa e crescente.

Um surf break altamente defendido

O localismo também é algo que deve ser mencionado e levado em consideração antes de surfar ali.

Se você não respeitar as regras informais de etiqueta do surfe e respeitar os locais, provavelmente terá problemas.

Em abril de 2003, um surfista de 31 anos e um surfista de 23 anos foram condenados por agredir um bodyboarder de 32 anos em 2001.

A vítima levou um soco no nariz e ficou com a cabeça submersa.

O surfista mais velho foi proibido de surfar em parques federais ou perto de São Francisco por três anos e condenado a cumprir 150 dias de prisão domiciliar. E o mais jovem foi condenado a três anos de liberdade condicional e serviço comunitário.

Os agressores também foram obrigados a distribuir panfletos alertando os colegas surfistas de que a violência é contra a lei.

Mais recentemente, alguém tentou surfar em Fort Point em um foil.

Como se levar uma embarcação perigosa para um local de surfe lotado não fosse uma ideia muito ruim, o foil estava usando um barco para entrar na onda antes de todos.

A consequência foi um foilboard destruído pelos moradores locais usando as rochas próximas.

Bancada de Fort Point, San Francisco, Califórnia (EUA).Pedro Bala
Bancada de Fort Point, San Francisco, Califórnia (EUA).

Surfe desafiador

A sessão em Fort Point é, no entanto, inesquecível, com uma mistura de rampas íngremes, oportunidades de subida e descida e seções tranquilas

Se você dropar em uma onda bonita, ela contornará a costa e chegará até a Baía de São Francisco.

Lembre-se de começar suavemente porque o fundo é de pedra.

Subir e descer nas rochas pode ser um desafio por ser extremamente escorregadio.

Se tiver uma leitura ruim, pode acabar caindo nas pedras e as ondas baterem em você.

Além disso, em certas situações, um tropeço durante o drope pode resultar no lançamento direto contra o paredão coberto de pedras.

Fort Point é um dos poucos pontos de surfe da Califórnia, senão o único, voltado para o nordeste.

As condições ideais são uma ondulação direta de oeste ou uma grande ondulação de noroeste com maré enchente.

As ondas de 20 pés que frequentemente atingem a costa do norte da Califórnia e ameaçam os navios porta-contêineres no mar serão as que iluminarão o pico.

Portanto, se o swell fora da baía estiver no ângulo certo, você pode sonhar com paredes perfeitas de mais de 2,5 metros de água descascando sem parar no ponto de surfe do cartão postal de São Francisco.

Mas cuidado: durante o inverno, a maré vai de 7 a -2,2 pés em seis horas, o que significa que a corrente que sai da foz da baía em Fort Point pode ser muito rápida.

Como resultado, num grande dia, os surfistas que remam muito longe do exterior e a maré vazante são arrastados para o mar, indo parar a mais de um quilômetro e meio da costa.

Aguarde a sua vez

Se você é novo, comece pegando as sobras antes de se familiarizar e passar para o pico principal.

Este é um ambiente muito competitivo onde todos tentam obter o melhor posicionamento num local pequeno.

Alguns surfistas aproximam-se cada vez mais das pedras para manter a prioridade.

Consequentemente, você pode ter que dropar tão no outside que há chance de passar por uma seção para evitar as pedras do fundo.

Se alguém te rabear, é provável que você acabe nas rochas.

Portanto, se você decidir ficar sentado esperando no inside, poderá ter a sorte de pegar uma onda não surfada ou uma onda que um surfista destruiu.

Fonte Surfer Today

Leia mais

Existe vida embaixo da ponte