Ghost Tree

O mito da onda fantasma

Meteorologista Holt Hanley explica como algumas regras impactaram pico de Ghost Tree, Califórnia (EUA).

0

O pico de Ghost Tree, localizado a 27 quilômetros de carro em Pebble Beach, Califórnia (EUA), era um dos principais pontos de ondas grandes do mundo, isso antes da aprovação de alguns regulamentos que o tiraram dos holofotes.

Segundo o meteorologista Holt Hanley, há rumores de que Fred Van Dyke fez uma sessão de bodysurf em Ghost Tree nos anos 60. Porém, nas décadas seguintes, poucos surfistas ousaram cair na onda, devido à sus potência, velocidade e proximidade com as rochas.

As coisas mudaram no início dos anos 2000, quando os big riders perceberam que poderiam contornar as regulamentações destinadas a embarcações menores os rebocando nas ondas com jet skis de três lugares.

De 2005 a 2007, grandes ondas de oeste atingiram a Costa Central, emocionando os surfistas com ondas de até 15 metros (cerca de 49 pés).

Mas nem tudo foi positivo. À medida em que a onda ganhou popularidade, ficou superlotada com jet skis e o local continuou perigoso, acabando por ceifar a vida da lenda local Peter Davi em 2007.

Após um extenso debate, a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) expandiu os seus regulamentos para proibir todas as embarcações pessoais, com o objetivo de salvaguardar tanto o Santuário Marinho de Monterey como as vidas humanas.

Desde então, Ghost Tree desapareceu na obscuridade, exceto pelas poucas almas corajosas que se atrevem a atacar a onda quando as condições são adequadas.

Veja mais vídeo no canal de Holt Hanley.