Espêice Fia

El Salvador entre amigos

"Barca do Fia e Bacana" reúne amigos de longa data em trip com ondas perfeitas e muita resenha em El Salvador.

0

Em 2021 conheci uma galera massa do Maranhão quando lá fui pela primeira vez surfar as ondas dos Lençóis Maranhenses. A convite do embaixador surfístico daquele estado, Alvaro Bacana, a amizade com seus amigos de infância fluiu como se fossem também meus amigos de longas datas.

O ano passou e em conversas com um e com outro surgiu a ideia de fazermos uma “Barca do Fia” com a turma do Maranhão e no mês de agosto foi formada a primeira “Barca do Fia & Bacana” nas ondas de Las Flores e Punta Mango, em El Salvador.

A princípio o grupo seria de dez surfistas, mas sempre aparecia mais um quando a trip se aproximava e acabamos em um total de treze cabeças. Alankardec Queiroga, Eduardo Lobato, Fernando Jassa e seu irmão Arlindo Filho, Eric Pedun, Paulo Encarnação, Pedro Freire Santê, Gleyson Melo, Luis Martins Maranhão com seus filhos Luis Carlos e Felipe e Fabio Albuquerque com sua esposa Mariana, que ali na trip ampliou o leque de suas primeiras ondinhas no inside com uma softboard.

A galera já estabelecida na vida e ávida pelo surfe ganhou de presente dez dias de muita, mais muita onda. Os picos não negaram fogo e pintaram ondas acima de um metro e meio sólido em alguns dias. Para eles que o surfe no estado do Maranhão gira em torno de cerca de seis meses de ondas na temporada, pegar aqueles mares clássicos em El Salvador foi um sonho.

O desempenho dos mais habilitados foi ótimo e a concorrência entre eles foi acirrada. Amigos, mas competidores em seu estado, tinham aquela rivalidade sadia cujo acabava elevando o nível de suas performances.

Destaque para Alvaro Bacana, Flavio Marão, Eduardo Lobato, Paulo Encarnação e Alan Kardec, cujo nos três últimos dias teve que intercalar sessions devido a uma lapada que levou no joelho. Os demais também tiveram suas sessions boas e muito bons momentos, cujo ao final da trip chegaram ao seu auge e impressionaram.

Essa barca foi exclusiva e diferenciada, pois já era um grupo de amigos de infância e adolescência, logo as resenhas eram monstras. Churrascos com jogos do campeonato brasileiro de futebol eram consumados com direito a aposta e rodada de geladas na faixa. Pense numa bagunça!

E só pra registro, nunca havia ido para uma surfe trip onde o forró e o piseiro eram em muitos momentos a trilha sonora. Pense! E como de praxe, a galera do Norte tem o dom da resenha, logo a trip foi mais que solta.

O atendimento do Bungalows Las Flores onde nos hospedamos foi nota dez! Funcionários show e culinária com tempero brasileiro, ou seja, estávamos em casa. Foi muito legal participar desta barca e em 2023 vamos com nossa agencia parceira @dreamsurftur para repetir a dose. Hásta La vista!