Espêice Fia

Barca Las Flores

Fabio Gouveia e amigos partem para Las Flores, El Salvador, onde pegam boas ondas, com água quente e longas direitas.

0

El Salvador é sem dúvida um ótimo roteiro para brasileiros fazerem uma surf trip. Valores acessíveis comparados a outros destinos, água quente e longas direitas, que muitas vezes proporcionam mais que quatro, cinco manobras.

Para mim, todos os anos é um destino certeiro e ano passado fui com dois grupos em duas oportunidades. Em ambas, pegamos altas ondas em Las Flores e Punta Mango, na região de El Cuco.

Curto muito Punta Roca, K59, El Zonte e tantas outras nas cercanias de La Libertad, mas tenho escolhido Las Flores por ser mais acessível para todos os níveis de surfe, 90% fundo de areia, com pedras apenas nas proximidades da falésia lateral.

Apenas em alguns pontos de drop fica mais arriscado e, nestas ocasiões, é o nível do surfista que escolhe, estender os limites ou respeitá-los. Se Las Flores é mais amigável, Punta Mango já se mostra mais desafiadora, com fundo de pedra em 60, 70 % dependendo do tamanho da ondulação, pois quanto maior, alguma séries também vem mais para o meio do canal de retorno.

A vantagem de Las Flores é também o fato de pegarmos o barco para Punta Mango, tendo assim uma facilidade de adentrar o line up em dia maiores, pois pulando do barco evita-se a longa remada a partir do inside.

Com o El Niño atuando, esta temporada começou um pouco tardia se comparada ao ano passado, quando bombava desde fevereiro, segundo os surfistas locais e pelo que acompanhávamos também pelas redes sociais deles e dos fotógrafos e video-makers.

Em meados de abril, estivemos este ano em Las Flores com a Barca do Fia e, talvez pelo fato do fenômeno relatado, não pegamos o que era esperado. Dos oito dia que lá ficamos, apenas dois dias fizeram jus à qualidade e constância local, quando pegamos ondas de 3 a 5 pés em Punta Mango.

Mas nem por isso a barca deixou de ser ótima, pois mesmo marola na maior parte do tempo, nada que pranchas apropriadas não garantisse a diversão. Falo das fishes ou maroleiras com bom volume.

Para mim, a fish é o modelo a ser levado pra qualquer barca, pois salva dias menores e se quiser algo mais desafiador com elas, já que tem característica de boa litragem, é só partir pro surfe com tamanho também.

Pelo fato relatado no início do texto, o custo benefício, decidimos lançar a segunda Barca do Fia El Salvador 2023. Mais uma vez com a hospitalidade do @bungalowslasflores entre os dias 13 a 23 de outubro.

Interessados podem entrar em contato via DM com a @dreamsurfexperience, nossa agência parceira nas Barcas do Fia.

“Adelante!”.

Integrantes da Barca do Fia Las Flores 2022

Alexandre Perederko , André Ferreti, Danilo Ferreti, Alexandre Olímpio, Alexandre Damasceno, Eric Meyer, Cristiano Moraes, Vitor Bidone e Sergio Melo.

Integrantes da Barca do Fia Las Flores de abril de 2023

Alexander Fortin, Alexandre Olímpio, Bruno Lauer, Bruno Moura, Diogo Gavarrete, Felipe Lemes, Lorenzo, Rogério Espirito Santo e Rogério Mascarenhas.