ISA World Surfing Games

Definição olímpica fica para domingo

Gabriel Medina e Yago Dora seguem no ISA World Surfing Games e Brasil depende apenas de si para conquistar vagas olímpicas. Tati e Tainá também avançam. Filipe Toledo é eliminado.

0
Gabriel Medina segue em busca da vaga olímpica.

Neste sábado (2) rolaram as baterias do oitavo dia de competições do ISA World Surfing Games, nas ondas de Rastrial, Porto Rico. Foram disputadas as fases principais do masculino e feminino e as repescagens masculinas e femininas. Todos os brasileiros entraram na água. Filipe Toledo foi único eliminado.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Pela chave principal, Gabriel Medina começou a bateria um do Round 6 como nos outros embates, com muita vontade. Medina enfrentou os franceses Marco Mignot e Joan Duru. Já na primeira onda, no início do confronto, Medina aplicou um reverse e levou 5.00 pontos. Na onda seguinte, uma esquerda com tamanho, Medina continuou na especialidade da casa e mandou mais um aéreo alto para ganhar 7.83.

Com as notas, Gabriel ficou tranquilo na bateria. Faltando 13 minutos para o fim, Medina completou um full rotation sem a mão na borda e levou 9.23. A nota liquidou o confronto e Medina avançou em primeiro. O tricampeão mundial venceu a bateria com o somatório de 17.06 pontos, o Joan Duru  ficou em segundo e Marco Mignot em terceiro.

Filipe Toledo eliminado – Primeiro brasileiro a entrar na água, Filipe Toledo enfrentou o indonésio Rio Waida, atleta do CT; o espanhol Andy Criere e o canadense Cody Young.

Filipe Toledo não compete bem e é eliminado.

Toledo pegou a primeira onda com sete minutos de embate, onde mandou duas batidas para esquerda, rendendo 4.43 dos juízes. Faltando seis minutos, Filipinho estava na terceira posição com notas baixas, 4.43 e 2.93, e viu Rio Waida e Cody Young liderarem a bateria.

Precisando de 5.54 para virar, Toledo achou uma esquerda, tentou um aéreo e não completou. Aos 20 segundos finais, Filipinho pegou uma esquerda, bateu forte, mas não o suficiente para avançar.

Resultado final, Rio Waida em primeiro, o espanhol Andy Criere em segundo, o canadense Cody Young em terceiro e Filipe Toledo, com somatório de apenas 7.36 pontos, em quarto.

Yago Dora avança em três baterias – Na sequência do torneio, Yago Dora entrou no mar para competir contra o havaiano John John Florence, que compete pelos EUA; o marroquino Ramzi Boukhiam e o neozelandês Kehu Butler.

Yago Dora também busca vaga à Paris 2024.

Em condições ruins do mar, Yago pegou a primeira onda aos cinco minuto de confronto, mas com nota baixa, 2.97. Dora seguiu tentando achar a rampa para voar, mas não encontrou. Aos 12 minutos finais, Yago estava na última colocação na bateria, com Ramzi em primeiro e Kehu Butler em segundo, e precisava de 2.67 para virar e conseguiu.

Dora dropou uma esquerda, soltou a batida no lip e finalizou com um reverse, rendendo 7.50. Na sequência o brasileiro top do CT trocou o 2.97 por 5.17 depois de mandar outro aéreo, completar com tranquilidade e ficar em segundo no embate.

Faltando quatro minutos para o término, Yago virou a bateria após aplicar uma rasgada e finalizar com mais um aéreo, onde rendeu 6.73 pontos. Nos últimos segundos, Dora consegue mais uma esquerda, voa alto de novo e obtém 7.23.

Yago fez somatório de 14.73, passando em primeiro; o marroquino Ramzi Boukhiam, ficou em segundo; o havaiano John John Florence, em terceiro, e o neozelandês Kehu Butler em quarto.

De volta à água na Repescagem 9, Yago Dora não decepcionou. Dora abriu plano de voo e lançou um aéreo já no começo da bateria, rendendo 7.00 pontos. O surfista brasileiro encarou o espanhol Andy Criere e o mexicano Sebastian Williams. Andy largou na primeira colocação, com ondas de 6.33 e 6.07, com Yago na segunda posição.

Mas Dora rapidamente virou a bateria, com mais um aéreo bem alto para esquerda e pegar dos juízes 8.17. Com a nota, Dora ficou tranquilo na frente. O brasileiro seguiu inspirado e trocou o 7.00 por 9.07 logo depois de pegar uma esquerda, passar a seção com um aéreo, seguir na onda e finalizar com uma batida.

Yago venceu tranquilo mais um duelo da repescagem, com o maior somatório do dia, 17.24 pontos. Andy Criere passou em segundo e Sebastian Williams ficou em terceiro, dando adeus à competição.

Yago Dora marca maior somatório de todo o evento.

Na terceira bateria do dia, Yago enfrentou o também top do CT, o marroquino Ramzi Boukhiam e o francês Marco Mignot. Yago começou com tudo e na onda de estreia do embate, o brasileiro pegou uma esquerda da série, mandou duas batidas e finalizou com layback, rendendo 5.50.

Na segunda onda, Dora usou a mesma tática, pegou outra esquerda da série, mandou aéreo passando a seção, na sequência fez um cutback e finalizou com uma batida, conseguindo 6.83.

Em mais um show, Yago usou novamente a esquerda, acertou dois aéreos, um deles um reverse, e disparou na liderança com 9.33. Com confiança no alto, ele fez um full rotation alto e recebeu 9.13, para fazer o maior somatório de todo o ISA Games, 18.46 pontos. Ramzi Boukhiam passou em segundo e o francês Marco Mignot ficou em terceiro.

Com o resultado, Yago Dora compete no último dia do evento neste domingo (3).

Meninas caem juntas para repescagem – As brasileiras entraram na água na bateria dois do Round 5. Tainá Hinckel e Tatiana Weston-Webb, ambas classificadas para as Olimpíadas, se enfrentaram e as duas caírampara repescagem.

Tati Weston-Webb cai para repescagem.

Elas duelaram contra a australiana Sally Fitzgibbons e a francesa Johanne Defay, as duas competem no CT. Tati começou bem, com uma forte batida de frontside numa esquerda da série e conseguiu 5.83 pontos. Já Tainá pegou a primeira onda, mas não foi tão bem, que rendeu a ela 2.67.

Na sequência, Tainá usou seu forte backside para fazer três manobras e tirar 4.00. Tati, então, faz sua segunda nota, 2.93. Weston-Webb rapidamente fez mais uma onda, proferiu quatro manobras, mas caiu na finalização, conseguindo 5.07. Johanne Defay teve bom rendimento, ficando em primeiro lugar.

A francesa Defay venceu a bateria, com australiana Sally Fitzgibbons avançando em segundo lugar; Tati ficou com somatório de 11.10 em terceiro e Tainá Hinckel na quarta colocação, com total de 6.73.

Tainá e Tati se recuperam – Tainá Hinckel competiu novamente pela Repescagem 8 contra norte-americana Caroline Marks, atual campeã mundial da WSL, a israelense Anat Lelior e a portuguesa Teresa Bonvalot. Na primeira onda a brasileira descolou 5.10 pontos depois de aplicar três boas manobras de backside. Logo em seguida fez uma nota baixa, apenas 1.87.

Tainá Hinckel se recupera e segue no torneio.

Faltando nove minutos, Hinckel conseguiu 5.17 após usar o backside para executar duas fortes batidas. A nota colocou Tainá na segunda colocação do embate. A campeã brasileira de 2023 avançou e se recuperou. Tainá passou em segundo com o somatório de 10.27 pontos.

A israelense Anat Lelior venceu a bateria, a norte-americana Caroline Marks ficou na terceira colocação e portuguesa Teresa Bonvalot em quarto.

Na bateria seguinte, foi a vez da Tati Weston-Webb retornar para água, também na Repescagem 8. Tati encarou a pentacampeã mundial, a havaiana Carissa Moore, que compete pelos EUA; a portuguesa Yolanda Sequeira e a alemã Camilla Kemp.

Em um confronto devagar, Tati conseguiu uma boa esquerda, onde largou duas batidas de backside e ganhou 5.67 pontos. Na segunda melhor onda, Weston-Webb conseguiu 3.67. A brasileira trocou a menor nota após achar uma esquerda intermediária, uma rasgada com estilo e finaliza com tranquilidade, tirando 7.00 dos juízes e assumindo a ponta.

Placar final, Carissa Moore passou em primeiro, com Tatiana Weston-Webb avançando em segundo, com somatório de 12.67; Yolanda Sequeira ficou em terceiro e a alemã Camilla Kemp na última posição.

Próxima chamada – A próxima chamada para o ISA World Surfing Games 2024 acontece nesta domingo (3), às 8h30 (horário de Brasília), para o última dia de competições. A transmissão na língua portuguesa pode ser vista no canal do Time Brasil no Youtube.

Paris 2024 – O surfe será disputado nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com 48 surfistas, sendo 24 em cada categoria. A competição será realizada em Teahupoo, Taiti, ilha da Polinésia Francesa.

Cada país pode ter quatro surfistas, sendo dois homens e duas mulheres, porém esse número pode aumentar em Porto Rico. O Brasil já garantiu Filipe Toledo, João Chumbinho Chianca e Tati Weston-Webb nas Olimpíadas via ranking do circuito da elite mundial e Tainá Hinckel, que se classificou após ficar entre as oito melhores do ISA Games.

Mas se a equipe brasileira vencer o ISA World Surfing Games por equipes no masculino e no feminino, o país ganha mais duas vagas.

O time brasileiro segue em busca das vagas extras, principalmente no masculino, onde foi ultrapassado pela França no ranking dos homens. Mas o Brasil depende apenas de si para conquistar a classificação olímpica.

Para isso, Gabriel Medina ou Yago Dora precisam vencer o evento e um dos dois terminar pelo menos em terceiro. Nesse cenário o melhor dos dois no torneio estará classificado para as Olimpíadas.

No ranking feminino, a equipe verde e amarela está na primeira colocação até o momento com 2200 pontos e segue com chances de ter mais uma vaga também entre as mulheres.

No total, o ISA World Surfing Games 2024 reúne 266 surfistas de 55 países e vai dar 16 vagas nos Jogos Olímpicos, sendo 9 para as mulheres e 7 para os homens. As Olimpíadas acontecem entre 27 de julho e 5 de agosto.

ISA World Surfing Games 2024

Resultados dos brasileiros neste sábado

Repescagem 8 Masculino

2 Rio Waida (INA) 10.57 x Andy Criere (ESP) 10.46 x Cody Young (CAN) 7.80 x Filipe Toledo (BRA) 7.36

3 Yago Dora (BRA) 14.73 x Ramzi Boukhiam (MAR) 13.50 x John John Florence (EUA) 9.10 x Kehu Butler (NZL) 5.63

Round 6 Masculino 

Gabriel Medina (BRA) 17.06 x Joan Duru (FRA) 13.46 x Marco Mignot (FRA) 13.10

Round 5 Feminino

Tatiana Weston-Webb (BRA) x Tainá Hinckel (BRA) x Sally Fitzgibbons (AUS) x Johanne Defay (FRA)

Repescagem 8 Feminino

1 Anat Lelior (ISR) 11.20 x Tainá Hinckel (BRA) 10.27 x Caroline Marks (EUA) 9.07 x Teresa Bonvalot (POR) 8.13

2 Carissa Moore (EUA) 12.97 x Tatiana Weston-Webb (BRA) 12.67 x Yolanda Sequeira (POR) 12.63 x Camilla Kemp (ALE) 7.43

Repescagem 9 Masculino

1 Yago Dora (BRA) 17.24 x Andy Criere (ESP) 12.40 x Sebastian Williams (MEX) 7.50

Repescagem 10 Masculino

1 Yago Dora (BRA) 18.46 x Ramzi Boukhiam (MAR) 10.30 x Marco Mignot (FRA) 10.13

Próximas baterias dos brasileiros

Round 7 Masculino

1 Gabriel Medina (BRA) x Kauli Vaast (FRA) x Alonso Correa (PER) x Joan Duru (FRA)

Repescagem 11 Masculino 

1 Yago Dora (BRA) x Ramzi Boukhiam (MAR) x Rio Waida (INA) x Andy Criere (ESP)

Repescagem 9 Feminino

1 Tainá Hinckel (BRA) x Anat Lelior (ISR) x Tatiana Weston-Webb (BRA) x Carissa Moore (EUA)

Top 10 do ranking masculino por equipes até o momento

1 França 2360 pontos
2 Brasil 2273
3 Espanha 1735
4 Peru 1660
5 Indonésia 1420
6 Marrocos 1216
7 Austrália 1175
8 Alemanha 1120
9 Canadá 990
10 EUA 975

Top 10 do ranking feminino por equipes até o momento

1 Brasil 2200 pontos
2 Portugal 2180
3 EUA 2020
4 Espanha 1825
5 Peru 1740
6 França 1730
7 Austrália 1720
8 Alemanha 1680
9 Israel 1368
10 Japão 1060

Top 10 do ranking geral por equipes até o momento

1 Brasil 4473 pontos
2 França 4320
3 Espanha 3560
4 Peru 3400
5 Austrália 3395
6 Portugal 3059
7 EUA 2995
8 Alemanha 2800
9 Israel 2007
10 Canadá 1960

Clique aqui para ver os rankings completos.