ISA World Longboard

Festa das nações em El Salvador

Cerimônia das Areias do Mundo marca abertura do ISA World Longboard em El Salvador. Chloé Calmon e Carlos Bahia carregam bandeira brasileira.

0

O ISA World Longboard Championship 2023 começou oficialmente no último domingo (07/05), com a tradicional cerimônia de abertura das areias realizada em El Sunzal, El Salvador.

Os melhores longboarders do mundo estão presentes para a competição, e 118 deles representam 33 seleções nacionais. Tanto o número de atletas, quanto o número de nações são recordes para o ISA World Longboard Championship.

Como é tradição, um membro de cada país derramou areia de sua praia local em um único recipiente para a Cerimônia das Areias do Mundo, um símbolo da reunião pacífica das nações do mundo através do surfe.

As bandeiras de quatro seleções nacionais apareceram pela primeira vez. Samoa Americana, Guam, Irã e Marrocos estão trazendo novos participantes para o cenário internacional.

Chloé Calmon e Carlos Bahia carregam a bandeira brasileira na abertura do ISA World Longboard Championship 2023.

Comemorando seu 15º aniversário, a Companhia Nacional de Dança de El Salvador realizou uma apresentação para dar as boas-vindas os atletas.

O evento contou com a presença da ministra do Turismo de El Salvador, Morena Valdez, do presidente do Comitê Olímpico Nacional de El Salvador, Armando Bruni, do diretor-geral do Instituto Nacional de Esportes de El Salvador, René Martinez, e do diretor executivo da ISA, Robert Fasulo.

“Bem-vindo ao Surf City El Salvador, a casa do surfe certo! Graças ao apoio do presidente Bukele, mostramos que o surfe é hoje o esporte número um em El Salvador. Com o sucesso destes campeonatos e eventos anteriores da ISA, vimos o quanto isso foi importante para todas as comunidades envolvidas”, diz Morena Valdez. “Obrigado ao Bob, ao Fernando e ao ISA por confiar em El Salvador em 2019 para mostrar ao mundo que temos as melhores ondas”, completa.

Em seu discurso de agradecimento, o presidente da ISA, Fernando Aguerre, diz: “O longboard, uma das modalidades de surfe mais antigas, que remonta ao século XIX, ainda está vivo e muito bem e saudável. A qualidade e a quantidade de competidores incríveis esta semana provarão isso a todos. A ISA pediu ao Comitê Olímpico Internacional a inclusão da modalidade nos Jogos Olímpicos de 2028 em Los Angeles, após o sucesso de Tóquio e o fortíssimo desempenho que o surfe terá nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris. São tempos maravilhosos para ser surfista. Mas ser surfista significa ser embaixadores dos oceanos, cuidar do ambiente, ser bons mentores e cuidar de tudo o que nos rodeia. Presidente Nayib Bukele, Ministra Morena Valdez e todo o governo e funcionários de El Salvador e o povo de El Salvador, obrigado por abrirem seus corações a todos nós. Nós realmente apreciamos como vocês transformaram El Salvador, este maravilhoso destino de surf e este país que está servindo de exemplo para muitos outros lugares do mundo”.

Time Brasileiro chega em peso para competir em El Salvador.