Hang Loose Surf Attack

Expectativa em Maresias

Destaque em 2017, catarinense Wallace Vasco é um dos favoritos ao título da segunda etapa do Hang Loose Surf Attack, a partir desta sexta-feira (27), em Maresias.

0
Recuperado de lesão, Wallace Vasco volta a disputar etapa do Hang Loose Surf Attack.Munir El Hage
Recuperado de lesão, Wallace Vasco volta a disputar etapa do Hang Loose Surf Attack.

A segunda etapa do Hang Loose Surf Attack 2018 está lotada. A competição será disputada de sexta-feira a domingo (27 a 29), na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), contando com 236 inscritos, incluindo representantes de outros oito estados e até mesmo um surfista da Argentina, Jeronimo Larreta. Eles estarão divididos em seis categorias, da Sub 10 a Sub 18, e também a Feminina Sub 16, novidade no Circuito.

Assim como na etapa inicial, a ampliação do número de vagas este ano confirmou o sucesso do evento. “Tivemos quase 300 solicitações de inscrições. Isso mostra a força do surfe aqui no Estado de São Paulo e é resultado do trabalho que as associações locais fazem em suas cidades”, destaca o diretor de prova do Hang Loose Surf Attack, Marcos Bukão, que também comanda a área técnica dos campeonatos realizados pela ISA – International Surfing Association e Confederação Brasileira de Surf.

No total, o Hang Loose Surf Attack terá quatro etapas, valendo os três melhores resultados de cada atleta. Por isso, as disputas pelos títulos ainda estão totalmente abertas, garantindo competições acirradas. Entre os exemplos está o catarinense Wallace Vasco, um dos grandes destaques do Circuito em 2017, sendo dono do título Sub 18 e o segundo colocado na Sub 16.

Neste ano, ele sofreu lesão enquanto treinava minutos antes do início da abertura do Circuito, em Ubatuba, ficando fora do evento. Saiu carregado do mar, teve quatro fraturas no pé e no tornozelo, resultando em dois meses sem surfar. Retornou aos treinos há uma semana e está confirmado tanto na Sub 18 quanto na Sub 16. “Ainda não estou 100%, ainda sinto algumas dores, mas já dá para voltar nas competições, ainda mais que o Paulista é um dos melhores campeonatos do Brasil para mim”, afirma.

“Foi tudo muito rápido. Estava muito confiante para o evento, mandei um aéreo full rotation na empolgação e, na hora de voltar, caí numa parte difícil da onda. Minha prancha trincou e meu pé de trás torceu”, lembra Wallace, citando que o mais difícil foi lidar com o fator psicológico. “Dois dias depois do Hang Loose eu ia para a Indonésia, numa trip com o Adriano de Souza e o Yago Dora. Serviu como aprendizado, para voltar com mais sabedoria”, conta.

O surfista sabe que ainda está fora de ritmo, não quer se cobrar tanto por resultados, mas não descarta ir bem para estar na briga pelos títulos no final da temporada. “Pretendo ir sem pressão. Para mim, o ano está começando agora. Qualquer colocação vai ser glória. Mas certeza, vou estar focado, e espero fazer ótimo resultado para estar entre os melhores e disputar o título”, ressalta.

A segunda etapa do Hang Loose Surf Attack tem início na sexta-feira, às 8 horas, com a Sub 18. Na sequência, às 10 horas uma nova rodada da mesma categoria e depois, às 12 horas entram no mar os surfistas da Sub 16. O primeiro dia ainda terá mais duas fases dessas duas categorias. As finais serão realizadas no domingo, a partir das 13 horas.

Todas as disputas terão transmissão ao vivo pela internet, no Waves e no site da Federação Paulista de Surf.

O Hang Loose Surf Attack 2018 tem os patrocínios de Overboard Action Sports Store, Surf Trip, Super Tubes, Hot Water, Kyw e Sthill, com copatrocínios de Rhyno Foam e CT Wax. Apoios da Prefeitura de São Sebastião, Associação de Surf de São Sebastião, Governo do Estado de São Paulo/Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, com divulgação de Waves e FMA Notícias. Organização da Federação Paulista de Surf.