Big Zeca

Zecão testa o tow-in

Zecão, mais de vinte temporadas de altas ondas no Hawaii. Foto: Dave Collyer.

Já vim mais de 20 vezes ao Hawaii, mas com certeza essa está sendo uma das melhores temporadas, pelo menos para mim. Desde que cheguei no último dia 5 de fevereiro, as ondas não param de bombar, com muito sol ,vento terrral e água quente.

Clique aqui para ver as fotos

O tow-in tem sido uma experiência incrível. Tive a sorte de praticar quase todos os dias que meu parceiro Tatu esteve por aqui. Surfamos ondas maravilhosas e praticamente sozinhos nos outside reefs, apesar de ter muitas duplas por aqui, ainda dá para todos sufarem à vontade e sem muitos problemas.

Já rolaram vários dias especiais, onde estou cada vez mais evoluindo para quem sabe um dia chegar preparado para surfar em Jaws.

A parada aqui no outside havaiano é bem intensa, onde as ondas grandes são surfadas no limite, e estou apredendo muito com os mais experientes.

Fui muito bem recebido por todos os amigos que já praticam esse surf aqui nas ilhas. A galera me deu várias dicas e muito incentivo. Caras como Burle, Pato, Sylvio Mancusi, João Jabour, Cezinha, Danilo, entre outros, ficavam amaradões quando me viam na disposição de dropar as morras.

Estou me divertindo muito e no último swell foi uma benção Divina eu estar aqui e participar de altas ondas junto com amigos. Ao chegar na marina de Haleiwa logo cedo, encontrei um amigo, Dave Collyer, que vem se dedicando muito na arte de fotografar e estava saindo para tirar umas fotos.

Passamos o dia nos revezando nos outside reefs, onde pude ver mais de perto e surfar ondas grandes, lisas e perfeitas. Aconteceu de tudo naquele dia! Muito surf, manobras com muita velocidade no olho das morras, resgastes no último segundo e muita adrenalina.

Em uma manobra equivocada, o Buzzy que estava me resgatando virou o jet na zona de arrebentação, criando um certo clima de terror. Mas no final tudo deu certo e sempre serve de experiência para poder evoluir cada vez mais e dar boas risadas mais tarde.

O Hawaii é demais e muito surf já rolou por aqui, como um dia grande que quebrou com no minimo uns 15 pés, Quando meu parceiro Tatu e eu chegamos ao outside, já havia várias duplas disputando um espaço no pico.

Mas a galera já estava desde cedo e um por um, saíram da água até que ficamos só nós dois e altas ondas. Parecia dádiva de Deus.

Lembro de uma direita bem grande, até agora a minha melhor da temporada, na qual o Tatu me deixou no lugar certo para poder rabiscar uma onda muito longa e perfeita do começo ao fim, com várias rasgadas com muita pressão e velocidade. Foi uma sensação única.

É um prazer enorme estar aqui, o verdadeiro ?Aloha? e ainda mais revendo velhos amigos e desfrutando tudo que o Hawaii oferece. Tenho só ótimas recordações do tempo que vivi aqui e sei muito bem como aproveitar toda esta magia, sem ter que ficar disputando ou brigando com a galera.

Tenho surfado também na remada em dias épicos em Sunset, Pipeline, Haleiwa, Rock Point e Velzyland. Apesar do crowd estar uma loucura, sempre sobra boas ondas e tenho visto a nova geração brasileira botando para baixo em condições extremas com muita disposição. É muito gratificante ver que o surf brasileiro está sendo muito bem representado aqui no North Shore.

Pretendo continuar treinando e aprendendo mais o tow-in. Já estou com 45 anos de idade e como muitos, sei que posso tirar proveito do jet-ski para evoluir ainda mais o meu surf em ondas grandes.

Agradeço a Deus e a todos aqueles que me permitem viver a vida em paz e alegria, fazendo com que o meu surf seja cada vez mais divertido.