Parcel BC Invitation

Treino de luxo

0
1280x853

Vista da base instalada do 15º andar da praia Central, Parcel e Ilha das Cabras. Foto: Basilio Ruy.

 

No último mês de setembro, as condições do Parcel, em Balneário Camboriú (SC), quase corresponderam às expectativas da organização do Encontro de Gerações Parcel BC Invitational em Memória de Marciano Cavalheiro.

Na ocasião, as ondas quebraram na laje, mas não atingiram o tamanho necessário para que o sinal verde fosse acionado pela direção de prova, que mantém a competição em espera.

 

A chamada foi emitida 48 horas antes para o staff do evento e competidores estarem preparados e presentes em Balneário Camboriú para um eventual início de prova. O Parcel BC Invitational é uma competição inédita que acontecerá nesta laje de pedra situada a 1,5 quilômetro das areias da praia Central, e que quebra em condições singulares. 

1280x805

Bottom turn com estilo de Teco Padaratz, um dos convidados para a competição. Foto: Basilio Ruy.

 

Aquecimento – O fotógrafo Basilio Ruy registrou algumas sessões no Parcel, com séries quebrando em torno de 2 metros nas maiores, mas que foram diminuindo no decorrer da manhã.

Mesmo sem competição, o dia serviu como um verdadeiro treino de luxo para o Parcel. Estavam na água nomes que fizeram história na região, como Teco Padaratz, Mickey Bernardoni, Saulo Lyra, entre outros, e os surfistas puderam sentir o quão grandioso será competir nesse evento especial e com as condições esperadas. Apenas um aperitivo para que todos continuem a postos esperando a próxima chamada.

1280x848

Luciano Lutz no embalo do Parcel. Foto: Basilio Ruy.

 

1280x885

Parcel em frente a um dos pontos escolhidos pela organização. Foto: Basilio Ruy.

A competição – O evento reúne 81 surfistas convidados, sendo 72 homens e nove mulheres. Um dos fatores que tornam o evento ainda mais especial é a homenagem a Marciano Cavalheiro, homem do mar e grande personagem da cidade que morou por anos na Ilha das Cabras, situada ao lado do Parcel, em Balneário Camboriu. Seu Marciano é pai do árbitro da WSL e ex-surfista profissional Ícaro Cavalheiro.

A realização deste evento inclui uma logística diferenciada e complicada, diferente das tradicionais encontradas nas competições de surfe. “Tudo tem que estar em perfeita sincronia em todos os aspectos, para que nada dê errado e comprometa todo o aparato que está sendo mobilizado, tanto material, como humano”, revelou Klaus Kaiser, locutor da WSL e um dos idealizadores desta competição.

 

Três bases serão estabelecidas em pontos distintos da praia Central de Balneário Camboriú: duas na Avenida Atlântica, uma reservada para os juízes e outra localizado no 15º andar de um edifício em frente ao Parcel, destinada às câmeras e ao sistema de transmissão via internet. Um palanque será fixado na Prainha do Meio, onde ficarão a locução, os demais integrantes do staff e competidores, que partirão deste ponto remando ou com a ajuda dos jet-skis em direção ao outside. O ideal desejado pela direção de prova é que o swell seja de leste, em torno de 8 pés pra cima.

1280x855

Mickey Bernardoni cravando com pressão a borda no Parcel. Foto: Basilio Ruy.