Quiksilver Pro

Tops na fissura

0

Em sua terceira temporada na elite, Jeremy Flores segue em busca da evolução. Foto: ASP Robertson / Covered Images.

Todas as expectativas estão voltadas para o eneacampeão mundial Kelly Slater, 36 anos, que inicia no Quiksilver Pro da Austrália, sua caminhada rumo ao décimo título na primeira das dez etapas do ASP Men´s Tour 2009. Será ele contra 44 surfistas, como os australianos Mick Fanning, Joel Parkinson e Taj Burrow também já apontados como fortes candidatos.

 

Aos 30 anos de idade, Taj Burrow já foi vice-campeão mundial algumas vezes e no ano passado terminou em terceiro lugar no ranking, atrás de outro australiano, Bede Durbidge. No entanto, ele é sempre um dos favoritos nas direitas de Snapper Rocks, palco principal do Quiksilver Pro Gold Coast na Austrália.

 

?As duas primeiras semanas do ano fiquei só curtindo o verão, mas depois disso venho treinando direto para tentar começar bem a temporada?, conta Taj Burrow. ?Agora estou trabalhando com o Johnny Gannon e ele viajará comigo esse ano. Temos treinado bastante

Adriano de Souza é um dos talentos da nova geração ao lado de Jeremy. Foto: ASP / Covered Images.

em vários aspectos, como minha flexibilidade e confiança nas manobras. É o início de um novo trabalho e já sentimos que meu surf está bem melhor do que antes?, completa Taj.

 

Ele também comenta sobre ser apontado com um dos favoritos ao título na Gold Coast. ?Acho que meu surf se adapta bem em point breaks de direitas, então sempre participo com muito entusiasmo desta primeira etapa da temporada. Além disso, surfar em Snapper Rocks com apenas um ou dois caras dentro d´água é realmente especial. Só espero que tenhamos boas ondas?, diz Taj Burrow.

 

Ele ainda falou sobre a busca do seu primeiro título mundial: ?Eu não penso em mudar muito o planejamento para esta temporada. Eu senti que surfei bem no ano passado e cometi poucos erros. O Kelly é que viveu um ano brilhante e não deu chances para ninguém, mas vamos ver o que acontece esse ano?, declara o aussie.

 

O também australiano Joel Parkinson, 27 anos, é outro que corre atrás do título mundial há anos e mostra-se excitado para começar bem a temporada 2009. ?Não vejo a hora para que comece logo. Estou confiante para fazer um grande ano e já torcendo para que tenhamos boas ondas nos eventos. Para mim é gratificante começar a temporada em casa, onde estou familiarizado com tudo e por conhecer bem as praias daqui da Gold Coast?, diz Joel.

 

Desde que entrou na divisão de elite do esporte, Parkinson é sempre apontado como um dos candidatos ao título mundial, mas o máximo que conseguiu foi ser vice-campeão nas temporadas de 2002 e 2004. ?Eu tenho surfado muito e treinado bastante também, tudo com objetivo de começar bem a temporada. Para superar o Kelly, eu realmente terei que surfar mais forte, mais rápido e mais determinado?, acredita Joel, que vai enfrentar o norte-americano Dane Reynolds e o espanhol Aritz Aranburu, ambos com 23 anos de idade, em sua estréia no Quiksilver Pro Gold Coast.

 

Mais jovem do que eles, o francês Jeremy Flores, 20, inicia sua terceira temporada no ASP World Tour com o status de ter sido o décimo melhor surfista do mundo no ano passado. Ele é uma das grandes forças da nova geração, junto com o brasileiro Adriano de Souza, que foi o sétimo colocado no ranking final de 2008.

 

?Estou muito contente com minha participação nas duas primeiras temporadas na elite?, confessa Flores. ?Tenho só 20 anos e já consegui um lugar entre os top 10, então quero continuar evoluindo, ganhando experiência e treinando bastante sempre. Talvez, em alguns anos eu estarei brigando pelo título mundial, mas no momento estou só vivendo o privilégio de estar no Dream Tour?, fala Jeremy Flores.

 

O evento é móvel, com suas bases principais instaladas em Snapper Rocks. Mas, dependendo das condições do mar, a competição pode rolar em Duranbah Beach, Greenmount, Kirra, Burleigh Heads e até na locação mais distante, a Ilha de Stradbroke.